Hepta consolida o Grêmio como legítimo ‘Patrão do Rio Grande’

O Campeonato Gaúcho/2024 é um marco. Não lembro de ter visto um Gauchão tão disputado. A partir de agora, gremistas e colorados não podem mais vir com a a velha lengalenga de que o Gauchão não vale nada, não leva a lugar algum. Pra quem não sabe, o nosso velho regional leva a um lugar, sim, o panteão dos vitoriosos.

No caso, o Grêmio do técnico Renato Portaluppi.

Quem mais vitorioso que Renato nesta era do profissionalismo extremado? Elogiado por ex-jogadores, colegas de casamata, jornalistas realmente isentos (e até os nem tanto), Renato continua sendo o melhor treinador brasileiro em atividade no país. Está aí uma frase provocativa, mas que merece reflexão. Quem é melhor que Renato?

O fato é que ele está entre os melhores, sem dúvida, e ainda assim tem torcedores do próprio Grêmio que fazem campanha contra Renato. São Poucos, mas ruidosos, em especial nas redes sociais e nos áudios de emissoras de rádio.

É uma trégua que dura pouco. Vai até o próximo jogo de uma competição qualquer. No caso, o confronto desta terça-feira contra o Huachipato, na Arena, pela Libertadores.

A secação é grande, reforçada por colorados mais uma vez humilhados. Um pessoal que acumula frustrações e decepções com seu time e que enxergam em qualquer jogo do ‘Patrão do Rio Grande’ uma possibilidade de amenizar sua dor lancinante, pungente.

“Como sofre essa torcida’, desabafou um veterano narrador esportivo tempos atrás.

Faz tempo isso, mas o sofrimento continua. E, pelo time que a direção vermelha está armando, o sofrimento vai continuar.

Curioso, cheguei a ouvir de alguns analistas e palpiteiros que o time do Inter é MUITO superior ao do GRêmio. Ouvi essa aberração antes das decisões contra o Caxias, e do clássico Juventude x Inter. Não ouvi mais essa comparação sem pé nem cabeça. É muito desespero.

Bem, a vida continua, os resultados de campo apontam quem é superior. O Grêmio mostrou ser o melhor do Estado ao bater na final o algoz colorado por 3 a 1. Jogo que começou assustador, mas que terminou com o Grêmio dando show numa Arena com 54 mil torcedores.

Festa para um HEPTA mais do que justo e merecido.

DIEGO COSTA

Desconfiei quando ele foi contratado. Hoje, está claro que ele fez a diferença. Foi nosso Suárez. Méritos da diretoria que fez essas duas contratações. Diego Costa termina como melhor jogador do Gauchão, mesmo com apenas seis jogos.

Nesse jogo final contra o bravo Juventude Diego Costa foi estupendo. Quem não viu que o faça. Muita entrega, muita garra e muito futebol. Mais que um fazedor de gols. DC parece que nasceu para defender a gloriosa camisa tricolor.