Time gremista se destaca na Copinha pelos gols e objetividade

Difícil conter uma boa dose de entusiasmo com esse time que disputa a Copinha, apelido da Copa SP de Futebol Jr. A gurizada gremista tem aproveitamento de 100%, aplicando goleadas como a desta sexta-feira, 4 a 1 no Mirassol, velha ‘touca’ do tricolor.

Uma vitória que cresce de importância porque na mesma rodada o Inter, que já conquistou o torneio cinco vezes, foi eliminado de forma vexatória pelo Fortaleza com uma goleada de 4 a 0.

O resultado deve abalar um pouco a soberba vermelha neste início de temporada em que anúncio e até especulação de reforços são comemorados e enaltecidos pela mídia e, em especial, nas redes sociais.

Sei que a Copinha engana muito. A cada temporada aparecem ‘futuros talentos’, que não vingam e acabam frustrando os torcedores. Eu sei que a maioria dos integrantes deste blog já se impressionou com garotos com jeito de craque, e que acabaram frustrando expectativas.

A lista é enorme. Uns poucos realmente confirmam. Lembro, particularmente, de um que parecia um novo Valdo (aliás, o torcedor, eu inclusive, vive buscando um ‘novo’ alguém).

É o Lincoln. Por onde anda meu projeto de craque? Eu queria porque queria o Lincoln no meio de campo como sucessor do Douglas. Critiquei comissão técnica a dirigentes por não aproveitar melhor o ‘novo Valdo’.

É comum isso. A gente queimar e detonar um treinador por que não aproveitar melhor a base, principalmente esses jovens com pinta de craque.

Renato é um que sofreu muito, e ainda sofre, com críticas por não dar espaço para os guris.

E isso que Renato tem feito o oposto, até por falta de opção, como aconteceu na temporada 2023, onde ele fisgou garotos da base mesmo sem a lapidação tão necessária. E o resultado foi frustrante.

Os antirenatistas aproveitam para cobrar este ou aquele no time, acusando Renato (e isso vale para outros técnicos também) de ter seus protegidos, os ‘bruxinhos’,

Uma rápida pesquisa vai apontar que a grande maioria dos que sobem para os profissionais ficam no meio do caminho, ou até desistem da profissão.

Agora está se armando uma nova onda em função da Copinha.

Já tem gente querendo que Renato coloque imediatamente o goleador da competição, Jardiel, no grupo principal.

É uma mobilização impressionante. Há quem queira Jardiel até de titular. Aí o guri entra sem o preparo adequado, perde gols, tropeça na bola, e teremos mais uma promessa que não confirma.

Gostei do Jardiel no jogo contra o Mirassol. É o típico camisa aipim, jogador de área, que precisa de municiamento. Seria um ‘novo Jardel’? As caracteríscas básicas ele tem. Mas vamos ver sua resposta no grupo principal.

Melhor que o JP Galvão ele é, sem dúvida.

Bem, gostei muito de um volante, um negro alto, que marca e articula. Se não me engano foi dele o passe para Gustavo Nunes arrancar do seu campo e fazer 1 a 0.

Esse guri me impressionou mais que o Jardiel. Vi nele o futebol atrevido e objetivo de Éverton em seu início no Grêmio.

Ainda sobre Jardiel: ele sofreu o pênalti no segundo gol, que ele cobrou de forma impecável. Depois, a cereja do bolo: um golaço, um chute de fora da área, a bola no ar, de voleio.

Espero que ele mantenha a seriedade e não caia no canto das sereias para não sucumbir, como acontece com a maioria dos que sobem do time junior.