O legado de Mancini e o grande desafio de Roger Machado

Coisas do futebol, esse fascinante mundo do futebol cada vez mais tomado por ervas daninhas. Meses atrás, Roger Machado recusou-se a retornar ao Grêmio num momento difícil do clube, que brigava para escapar do rebaixamento.

Ontem, durante entrevista coletiva já como novo técnico do Grêmio, Roger confirmou que recusou o convite do clube que o formou e promoveu. Alegou motivos pessoais, mas não assumiu sozinho a responsabilidade da negativa.

-Ficou definido. Foi a expressão usada por ele, que poderia simplesmente admitir que não queria vir naquele momento (deixou claro que gostaria de começar um trabalho em começo de temporada e não pegar um bonde andando).

Bem, começar um trabalho com um campeonato em andamento, como agora, e grupo praticamente completo, não é exatamente um “início de trabalho”.

Roger chega para substituir aquele a quem a direção gremista recorreu depois de tentar seu ex-lateral multicampeão. Vágner Mancini aceitou o desafio, mas não conseguiu impedir a queda.

Mesmo assim, foi mantido para começar a temporada. Erros em cima de erros da direção.

Mancini permaneceu, mas qualquer um sabia que ele não seria técnico do time por muito tempo. Havia uma forte pressão da mídia, das redes sociais e de correntes políticas internas.

Mancini não resistiu ao empate com o Juventude. Um duelo entre um clube da série A contra um da série B. O Grêmio não jogou bem, mas ainda assim mereceu a vitória, e teve contra si, para variar, erros graves de arbitragem.

Não fossem esses erros, ao menos um pênalti claríssimo, o Grêmio teria vencido o Juventude. Independente disso, o time treinado por Mancini lidera de forma invicta o Gauchão, jogando mais que seu maior rival.

Mancini caiu no último dia da pré-temporada, quando começava a ajustar o time e consolidar uma escalação.

Não sei se Roger, nas mesmas condições enfrentadas por Mancini no ano passado, faria melhor. Não sei, mesmo.

São dois treinadores com perfil parecido.

Mancini tem mais tempo de estrada e alguns bons trabalhos;

Roger tem como maior credencial sua passagem pelo Grêmio em 2015/2016, quando me proporcionou uma das maiores alegrias que tive no futebol: o 5 a 0.

Ambos a mim não agradam. Mas é a conta que nos cabe neste latifúndio.

Vou encerrando por aqui este texto mais curto que a esperança que tenho em relação ao Roger Machado. Espero estar muito enganado. E vou torcer para que me cobrem mais adiante, já com o Grêmio confirmado na série A em 2023.