Imprensa trata boato como verdade e prejudica esforço do Grêmio

Tudo o que o Grêmio não precisava neste momento é ter a imprensa gaúcha jogando contra. Esse boato de que o clube vai oferecer um prêmio milionário aos jogadores do Fortaleza e Corinthians na última rodada do Brasileiro só faz aumentar a dificuldade para continuar na série A.

Ninguém quer ajuda da imprensa, mas que ela ao menos não atrapalhe com factóides que podem prejudicar os interesses do Grêmio em sua luta desesperada para fugir do rebaixamento.

Em situações como a atual é comum a especulação de que determinado clube irá oferecer mala branca para clubes e/ou jogadores. Uma renda extra sempre é bem-vinda, ainda mais em final de temporada.

No caso do Grêmio, temos nada além de especulação. Pura especulação, pelo menos enquanto não houver dados que confirmem a ‘doação do bem’. Em meus mais de 30 anos de crênica esportiva não me lembro de ter visto alguém admitir que buscou motivar outro clube para favorecer um terceiro.

A simples especulação dessa suposta oferta do tricolor ao ser lançada como notícia, como aconteceu no final da tarde desta terça-feira, quando as redes sociais passaram a reverberar ‘informação’ da Rádio Grenal como se fosse uma verdade sólida e indesmentível, tem poder de neutralizar os efeitos dessa suposta oferta de bicho extra.

Os jogadores dos dois clubes que seriam os beneficiários terão de jogar a 110% para afastar qualquer suspeita de proposta para vencer seus jogos em favorecimento do Grêmio. Péssimo para um clube que precisa de terceiros para seguir na série A.

Ou seja, os jornalistas gaúchos – e aí entram gremistas e colorados – estão ajudando a afundar o Grêmio, colocando como verdade um boato que surge ao natural nessas situações.

Então, esse é o tipo de ‘notícia’ que pode ou não ser verdade, dificilmente isso um dia será comprovado.

Mas causa seus estragos. Parabéns aos envolvidos.