Mancini erra e o Grêmio cede o empate nos minutos finais

O Grêmio deixou escapar a vitória a partir de erros de Vagner Mancini. O maior deles foi ter adotado o velho esquema “chama derrota”. Atraiu o Corinthians e acabou sofrendo um gol inaceitável para quem havia se proposto a colocar um ônibus diante da área.

O bloqueio até que funcionou, mas aos 40 minutos o castigo para quem abdica de atacar e fez substituições equivocadas. Renato Augusto recebeu de William, grande destaque do jogo, ajeitou na entrada da área, onde deveria haver um aglomero, e soltou a bomba: 1 a 1. O Grêmio tinha ainda alguns minutos para buscar a vitória, mas com quem? Borja?

Aí começa outro assunto: a falta de qualidade do time, que depende de um atacante veterano e acima do peso para fazer gols. Aos que criticam Diego Souza, digo apenas que o gol para seguir na briga contra o rebaixamento foi por ele marcado. Restava aos outros dez jogadores do time garantir que o Corinthians não marcasse. Falharam.

Não conseguiram evitar o gol. Por que? Primeiro, que deixaram Renato Augusto, jogador experiente e de alto nível técnico, livre na frente da área. Quem deveria estar ali não estava. E isso que minutos antes o meia corinthiano havia arriscado um chute praticamente do mesmo local. A bola subiu muito e eu até brinquei: “Esse deve ter apostado na vitória do Grêmio”. Queimei a língua.

Então, faltou marcação no lance. Aliás, quem começou a jogada e deu a assistência foi William. Desde o final do primeiro tempo eu torcia para que Mancini marcasse esse jogador de perto, impedindo que a bola chegasse nele.

Se eu percebi isso, como um técnico profissional não viu, ou se viu não tomou as providências necessárias? O fato é que William recebeu a bola pela esquerda, clareou a jogada e encostou para o companheiro marcar o gol que terminou de afundar o Grêmio neste 2021, ano que entra para a história como talvez a pior temporada do tricolor no Campeonato Brasileiro, mesmo considerando os dois rebaixamentos anteriores.

Que fique bem claro, Mancini errou neste jogo. Contudo, é inegável que ele ajustou o time nos últimos jogos. Tivesse conseguido isso antes, o Grêmio com certeza seguiria na série A. Mas, que fique mais claro ainda, não quero que ele continue.