Do portal do paraíso ao fosso do inferno

Quando Jean Pyerre, aos 30 minutos do segundo tempo, fez o gol depois de uma jogada tramada, um gol que os narradores antigos diriam que era de emoldurar de tão bonito, pensei estar ingressando no paraíso.

Todos os resultados da rodada favoreciam o Grêmio, que poderia voltar a sonhar com o título do Campeonato Brasileiro se o Flamengo, por exemplo, continuasse perdendo, o que de fato aconteceu.

O problema é que o Grêmio não se ajudou, não conseguiu sustenta o placar de 1 a 0 por míseros 15 minutos. O treinador Renato errou ao substituir no atacado, quando o mais prudente seria fazer mudanças cirúrgicas.

Mas o que mais contribuiu para o péssimo resultado, derrota por 2 a 1, que mantém e consolida o Inter no topo – é só entregar as faixas -, foram duas decisões do juiz Luiz Flávio de Oliveira que beneficiaram o Inter.

Primeiro: Ferreirinha foi abalroado por trás pelo Nonato, quando subia para dominar a bola no peito. Dentro da área. Pênalti não marcado.

Segundo: não foi pênalti de Kannemann, que tentou recolher o braço, sendo que a bola bateu antes no peito do zagueiro. O ex-árbitro Sandro Meira Ricci, afirmou, diante das imagens esclarecedoras, que não marcaria infração.

Por que o VAR não chamou o juiz?

O presidente Romildo Bolzan revelou, após o jogo, que o Grêmio está pagando por ter protestado na CBF a respeito daquele SP x Grêmio, em que o tricolor foi prejudicado escandalosamente pela arbitragem.

Espero que o Grêmio, contra o Flamengo, entre com seu time transição. Se é pra apatifar com a competição que seja assim. Mais que isso não há o que fazer, além de formalizar outra denúncia para ser esquecida na gaveta do vice-presidente da entidade, Chico Noveletto, ou arquivada pelo gaúcho Leonardo Gaciba.

Sobre as individualidades: finalmente uma bela atuação do Diogo Barbosa, comprometido, focado e com uma cereja sobre o bolo ao iniciar a jogada que resultou no gol de Diego Souza. Aliás, sobre DS, destacar o passe final depois de receber de Diogo, deixando Jean Pyerre à vontade para marcar um golaço.

Depois disso, era vez de o GRêmio matar o jogo. Mas aconteceu a virada colorada, dentro do seu estilo bumba meu boi, ou vai ou racha.

Jean Pyerre: começou bem, mas caiu, sumiu até o intervalo. Voltou melhor no segundo. Seu grande momento foi mesmo o gol. Ele pode mais, ou não?

O time todo do Grêmio foi bem de um modo geral. Pelo menos ninguém destoou. Uma pena a lesão de Geromel. Mas Kanneman mais uma vez foi um leão na área. Jogou muito, e foi punido com um penaltizinho sem vergonha.

Agora, o foco deve ser a Copa do Brasil.

PS -Vou terminar por aqui por motivo de saúde, lamentando que a derrota tenha sido dessa maneira. Estava me sentindo com o pé no paraíso, acabei caindo no fosso do inferno.

Mas tudo bem, é só futebol. Embora alguns não entendam isso.