Mesmo com time titular Grêmio só empata com o Vasco

A mobilização da torcida nas redes sociais por um time mais próximo do titular possível contra o Vasco deu certo. O que não estava nos planos é que o Grêmio fosse sentir tanto a falta de Diego Souza, Geromel e, principalmente, Maicon, seu grande maestro.

O que jogou no São Januário neste domingo, e ficou num sonolento e irritante 0 a 0, foi uma caricatura do time que bateu o Fluminense na estreia e empatou com Corinthians e Flamengo, este favorito ao título. Nesses três jogos o Grêmio dominou, criou chances de gol e deu pouco espaço aos adversários. O goleiro Vanderlei praticamente apenas assistiu aos jogos.

O Grêmio venceu apenas o Fluminense, mas deixou a torcida – com exceção dos eternos insatisfeitos – feliz, não plenamente porque foi incompetente para traduzir sua superioridade nos outros jogos em mais gols, mas segura do potencial para brigar pelo título.

Bem, essa impressão positiva desabou no jogo contra o Vasco. A maioria dos jogadores foi de regular pra mal. Foi um bom início, com o time dominando o adversário. Mas apenas em dois lances o Grêmio levou perigo, ambos em chutes de Alisson, com o goleiro Fernando Miguel salvando. No segundo tempo, o time caiu demais. O Vasco criou duas ou três chances de gol. Numa delas, Paulo Victor fez uma defesa muito difícil.

A queda de rendimento do Grêmio foi técnica e tática. No meio do segundo tempo Renato tentou melhorar a equipe, mas, diferente de outras tantas vezes, conseguiu piorar o que já estava ruim.

A substituição de ]eanPyerre, aos 19 minutos, por Thiago Neves, foi desastrosa. Minutos depois, nova tentativa. Entraram Éverton, novo contratado, e Thaciano. Nada acrescentaram de positivo. O garoto Guilherme Azevedo entrou a poucos minutos do final.

Em resumo, o Grêmio ficou só no empate por falta de qualidade e objetividade na frente. Foi irritante a insistência em tentar furar o bloqueio defensivo com troca de passes curtos na entrada da área, e a falta de arremates a gol. O técnico Renato errou feio no segundo tempo. Tentou melhorar, mas apenas agravou o quadro do paciente, que está sofrendo de ‘empatite’ em alto grau. Mais um pouco vai pra UTI.

INDIVIDUALIDADES

Paulo Victor – Fez duas boas defesas. 8

Orejuela – Ineficiente no apoio, bem na marcação. 7

Brás – Substituiu o titular com competência. 8

Kannemann – Anulou o goleador Cano. 8

Cortez – Valeu por sua combatividade. 7

Lucas Silva – Marcou bem e arriscou alguns chutes. 7

Matheus Henrique – Valeu pelo esforço. Tecnicamente foi mal. 6

Jean Pyerre – Alguns lances no primeiro tempo. Caiu no segundo, como todo time. 6

Thiago Neves – Entrou no lugar de JP. Sem comentários. 5

Alisson – O melhor do setor ofensivo. 7

Pepê – Irreconhecível. Tomou muitas decisões equivocadas. 6

Isaque – Perdido entre os zagueiros. Foi pro sacrifício. 6

Éverton, Thaciano e Gilherme Azevedo – pouco tempo, sem nota