Ex-jogador da Seleção vê mercado para Renato na Europa

O técnico Renato tem sido o centro de um tiroteio de críticas, que atinge também a direção – e não poderia ser de outra forma. ‘Noves fora’ alguns excessos daqueles torcedores de si mesmos, que se deleitam, crescem e reaparecem nas crises eventuais, boa parte das críticas são justas.

De minha parte, o que mais me perturba e irrita é a política de contratações, o que, obviamente, repercute no trabalho em campo. Não tem explicação contratar um Thiago Neves que vem de um ano ruim, já na idade de aposentadoria.

O que temos hoje é um time envelhecido, experiente, cascudo, mas velho. O agravante é que esse pessoal geriátrico acaba prejudicando a ascensão de jovens. É o caso, por exemplo, do Jean Pyerre, que tem sido substituído com frequência revoltante pelo vizinho do Renato (moram no mesmo condomínio no Rio).

O excelente colunista David Coimbra escreveu sobre Renato/TN dois dias atrás:

“Renato acredita que, para voltar a jogar bem, Thiago Neves tem que entrar no time. Seguindo esse raciocínio, Renato coloca Thiago Neves no time.

Só que, entrando em campo, Thiago Neves joga mal, o time cai de produção e o adversário cresce. Isso aconteceu TODAS as vezes em que Thiago Neves entrou.

Como Thiago Neves joga mal, Renato conclui que precisa colocá-lo de novo em campo, até que jogue bem.

Assim, cada vez que Thiago Neves jogar mal, ele estará assegurando sua entrada no time na partida seguinte. Porque, para Renato, se Thiago Neves jogou mal é sinal de que ele precisa jogar mais vezes.

Ou seja: Thiago Neves continuará entrando no time e entrando e entrando e entrando e entrando… “

Então, este parece ser o maior erro de Renato. Ele abusa na arte de apostar. Acertou na indicação de Diego Souza, sob protesto de 9 entre 10 gremistas. Deu certo.

Aí Renato se acha no direito de apostar de novo, como aquele jogador que não não sabe a hora de parar no cassino.

Quando vê perdeu tudo o que aplicou e conquistou.

RENATO NA EUROPA

Agora, Renato ainda tem muito crédito junto à imensa maioria dos gremistas. Seu trabalho, iniciado em 2016, ainda é consistente, merece apoio e até hoje repercute de maneira positiva, principalmente quando se cruza as fronteiras com Argentina e Uruguai e a divisa com Santa Catarina.

Aqui nem tanto, porque tem os colorados invejosos e os gremistas rabugentos, na mídia e fora dela.

Por isso, faço questão de provocar essa turma reproduzindo parte de uma reportagem com Júlio Batista, ex-seleção brasileira, hoje radicado na Europa.

Renato, segundo ele, teria mercado no futebol europeu. Confira: