Ronaldinho, que um dia foi ‘Gaúcho’

A sacada do histórico prédio do Correio do Povo, aquela de frente para a Rua da Praia, foi cenário de alguns episódios que de vez em quando eu recordo saudoso de um tempo que não volta mais, a não ser em pensamento.

Era a ‘sacada da editoria de Esportes’. Eu, o saudoso Paulo Moura e o Hiltor Mombach sentávamos lado a lado, de costas para a sacada e de frente para a redação fervilhante.

É justamente ali, na ‘nossa’ sacada, que os fumantes se encontravam para seguir com seu suicídio lento e gradual. É claro que sobrava fumaça para quem trabalhava nas imediações do ‘fumódromo’.

Um dia, eu que tenho dificuldade para conviver com fumantes, colorados e petistas, colei um cartaz alertando: Cuidado, abelhas! Funcionou por algumas semanas.

Pensei em alertar sobre morcegos, mas desisti.

Foi nessa mesma sacada, que anos antes, em 2001, eu tive um lampejo de sabedoria, logo após o gol de Ronaldinho, – que nessa época era Gaúcho e ídolo dos gremistas -, na Venezuela, que eu declarei, num brado retumbante:

-Ronaldinho é o melhor jogador do mundo, mas só será reconhecido quando jogar na Europa.

Bem, meses depois ele deixou o clube de forma sorrateira, como quem rouba. Cobri de perto esse episódio. Os colorados vibravam na redação e fora dela. O pior é que apareceram uns gremistas para justificar a ação dos Assis Moreira.

A cronologia dos acontecimentos está registrada numa matéria que fiz para o CP, publicada acho eu no final de 2001.

Foi nessa época, cheio de raiva, na mesma sacada do ‘brado retumbante’, que eu anunciei que Ronaldinho, não mais Gaúcho, terminaria sua vida com dificuldades financeira, na merda para ser mais claro.

Lembro-me que citei um personagem que costumava ficar junto à porta principal do prédio do CP. Era um homem negro, meia idade, baixa estatura, chapéu claro, terno branco, surrado, colorido de adesivos de tudo que é tipo. Ele ficava horas ali. Nunca conversei com ele, e me arrependo.

Mas a figura dele é a que me ocorre sempre que deparo com notícias como essa envolvendo documentos falsos no Paraguai.

E não tem como não lembrar do presságio na sacada do CP. Se eu fico feliz com isso, não, não fico. O tempo ameniza certas dores e decepções.

A PEDIDO

Eu não ia tocar nesse assunto, mas recuei depois de alguns pedidos de parceiros aqui do blog.

Aliás, sou receptivo a pedidos.

35
Deixe um comentário

Please Login to comment
14 Comentários
21 Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
11 Comentaristas
Ilgo WinkCOPIÃO DE TUDOMarceloregahcp@gmail.comRonaldo Silva Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos
Notify of
Henrique Silva
Membro
Henrique Silva

Pois é Ilgo. Decepção irremediável. Vou dar meu pitaco sobre o R10, famoso PILANTRA. Apesar de tudo, é O MAIOR JOGADOR DE FUTEBOL oriundo do RS. Disso ninguém discorda, acredito eu. Essas suas lembranças me trazem a uma que vou relatar aqui. Nos meados dos anos 90, não lembro exatamente o ano, no RJ, estou na porta do meu elevador de meu condomínio quando me deparo com Assis Moreira. Fiquei surpreso na hora, naquela ocasião ele estava de passagem pelo Fluminense, se não me engano, puxei papo com ele dentro do elevador, falei que era Gremista e tal, porém percebi… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Como o Copião sempre diz: Grande Ilgo, grande texto e oportuno. Véio, esse guri sempre esteve muito mal assessorado desde o sub-18 no começo da carreira quando tudo começou, e nada nos agradou além da bola nos pés, mas em todas as atitudes dele, seus agentes, empresários, irmão canalha e todas as cagadas somadas ao longo do percurso que foram muito baixas em todos os sentidos, ele & seu estafe ficaram devendo muito. Pobre Dona Miguelina, que fardo pesado desta mãe, meu Deus. Bah. Nada à declarar sobre seu talento e capacidade com a bola nos pés que para mim… Leia mais »

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Rg é tão jaguara como o irmão.
Rg,poderia ser maior RG(RENATO),mas…

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

COMO DIRIA O ZÉ SIMÃO, PIADA PRONTA: MP paraguaio considera que Rorô Trairucho e Roberto de Traira Moreira foram enganados. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Enganados como, cara-pálida? Qual terá sido o argumento? Peguem esse envelope aqui e não abram, aguardem instruções? E eles não abrem, dando tempo da polícia chegar ao hotel e pegá-los com a boca na botija? Logo Assis, cobra criada sempre disposto a levar vantagem? Qual a chance de não terem visto os documentos? 0,1%? Mas é um negocio bem esquisito,não? Porque usar documentos falsos sem necessidade? Qual era o objetivo disso? E se numa hipótese estapafúrdia alguém armou prá… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Grande Zé Simão, e como dizia minha vó nos anos 70: pau que nasce torto nunca se endireita.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Eu ia usar outra expressão no lugar de cobra criada, mas aí poderiam pensar que era racismo e deixei quieto, rs.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

A cá no hai um Ilmar Miendes?

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Sr. Rector, no tiene uno “Ilmar Miendes” en Paraguay, de lo contrario, este sinvergüenza se salvaría sin siquiera pasar por la prensa.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

O que seria de Agiumal Mendes se um dia grampeassem seu telefone? Fico só imaginando…

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Mas para isso tem a marrrrida

anneschne@gmail.com
Membro
anneschne@gmail.com

Eu não perdia jogo no Olímpico quando o R10 estivesse jogando.Lá pelo ano de 1998,creio,estava no aeroporto de Zurique a concertos, e vi o Assis,chegando tb no meu vôo. Penso q ia jogar no Sion.Estava totalmente atrapalhado com as malas,não sabendo onde pegar,então me ofereci e mostrei a ele.Mas olha, se arrependimento matasse…esse cara não merecia nada de ajuda!E tb acho q complicou muito a carreira do irmão,q não deve ser santo,mas…

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Ferreira seguindo os passos de rg
Mercenário .
Pediu rescisão na justica.
Que fique até o fim do contrato sem jogar.
A direção fez mais que bem afastar esse cara, jogou 3 ou 4 jogos bem e ta se achando assim…

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Jogou nem dez jogos em alto nível e já criou asas. Um futuro Marcelo Hernes, Felipe Matione e outros por aí que não recordo.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

RG além de tudo esrava no jogo do Mundial Red e não jogou nada. Seria maior que Renato, mas escolheu o caminho da trapaça.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Grande Ferreirinha, mais burro que um tijolo.
Já o R10, o famoso bruxo, maior jogador da história do RS, vai morrer marcado por ter sido um pilantra com o time que o revelou ao mundo.

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

Pois é, aqui no RS o caráter dos Assis Moreira já é bem conhecido. São uns chinelos que se acham acima do bem e do mal. Não pagam nem bolacha na padaria em que frequentavam na zona sul de Porto Alegre. Destruíram a casa de um vizinho e mesmo sendo milionários, se negaram a pagar os prejuízos (coisa que qualquer pessoa de boa índole, faz) e tiveram que pagar na justiça, não sem antes ficarem se escondendo dos oficiais de justiça a ponto de ter que ser nomeado um defensor público no processo. Das chinelagens para casos criminais era um… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Concordo com todos aqui sobre o Ferreira, pois está muito mal assessorado, perdido e se achando o cara porque o Renato o promoveu ao grupo titular e o empresário que é o mesmo do Tetê apronta mais uma vez. Dá neles, Romildo, não te afrouxa. Sempre disse que acredito e aceito a política interna de lapidar, promover e titularizar um guri sem pressões diretas de fora do clube, pois realmente existem muitas nuances até a explosão do talento e essa aí é mais uma prova do quanto é difícil a gestão administrar todos os quesitos necessários para o “acerto”. Também… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Enquanto isso, Renato segue batendo recordes como treinador vitorioso do Grêmio.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, mais um treininho normal na casa do adversário com os reservas tendo como BOM destaque o zagueirão Paulo Miranda nota 8, o volante Darlan nota 6,5 e Pepeléguas nota 8 porque está sendo “exigido” por todos nós Gremistas sensatos como titular no lugar de Álisson, pois JP estando em forma vai tomar o lugar do Maicon naturalmente tendo à frente Pepê & Éverton nos lados com DieGOl na frente. Amigo, nosso 2020 promete muito, pois o elenco está realmente encorpado e muito melhor que os últimos dois anos onde mesmo assim nosso time foi longe demais diante a comparação… Leia mais »