Grêmio estreia com vitória e futebol convincente

Se no ano passado o Grêmio sofreu para se classificar na fase de grupo (fez um ponto em nove no primeiro turno), desta vez tudo será diferente. A vaga deve vir sem sobressaltos, a exemplo do que aconteceu nesta noite, em Cali, onde o time comandado por Renato Portaluppi venceu por 2 a 0 sem muito sofrimento.

O caminho para os três pontos foi aberto aos 14 minutos, com um gol de Victor Ferraz, mandando para a rede a bola que roçou na barreira e caiu aos seus pés. O lateral, depois de rever o lance várias vezes, me pareceu em posição de impedimento.

Depois disso, o América aumentou a pressão e chegou com perigo algumas vezes. Teve até bola na trave. Aos 24, Éverton teve tudo para ampliar, mas chutou mascado para fora.

No intervalo, Renato substituiu Maicon por Thaciano, porque sentiu que perdia a disputa no meio de campo. Adivinho que muitos gremistas, técnicos da tela plana, do sofá e da cervejinha gelada,devem ter jogado mil pragas sobre Renato. Mas como, por que ‘esse entregador de camiseta’ não coloca o Pepê (ou o Thiago Neves ou a mãe do Badanha)?

Thaciano, sem o brilho de algumas estrelas cadentes, foi útil, muito importante pelos três pontos obtidos na Colômbia. E isso substituindo o grande capitão Maicon.

Aos 4 minutos, Matheus Henrique fez 2 a 0, após receber passe de Éverton, que assim como Maicon e alguns outros, sentiu o piso duro e irregular.

O América tentou reagir, mas o Grêmio, bem posicionado e aplicado taticamente, soube administrar a vantagem até o final do jogo.

INDIVIDUALIDADES

Vanderlei foi muito seguro, e passou isso para os companheiros.

Victor Ferraz foi bem, marcando com eficiência, mas arriscando pouco a jogada ofensiva.

A zaga foi excelente. David Braz cresceu ao lado de Geromel, que saiu mais cedo, lesionado.

Caio Henrique segue sem me entusiasmar. Por enquanto, é um carimbador de bola. Recebe no campo ofensivo, pisa na bola e dá um tapa para o lado ou para trás. Eu gosto de laterais mais atrevidos, que buscam a linha de fundo, ponto do gramado que Caio só vê de longe. Senti saudade do Cortez.

O time está perdendo a jogadinha com Cortez, Maicon e Éverton. Torço para que Caio tenha mais iniciativa individual nos próximos jogos.

No meio, MH dispensa comentários; Lucas Silva está se afirmando e se continuar evoluindo será titular do time. Maicon começou bem, mas caiu de rendimento. Renato colocou um jogador mais combativo.

Na frente, Diego Souza foi discreto, mas apareceu bem em dois ou três lances. Alisson foi um dos melhores do time. Isso não impede que muita gente reclame a ausência de Pepê.

Penso que Renato o colocaria no jogo, mas a lesão de Geromel pode ter alterado seu planejamento.

Aliás, sobre Pepê: ele foi o primeiro a abraçar Renato na comemoração pelo primeiro lugar. Estava sorridente, diferente de certos tipos que querem Pepê como titular a todo custo.

Claro, eu também queria Pepê, mas na metade do segundo tempo, para liquidar o jogo. Eu sacaria o Diego Souza, não o Alisson.

Já o Éverton alternou bons e maus momentos. É cedo para tirar conclusões definitivas, mas acho que Éverton sente a falta de um lateral que se projete mais e atraia a marcação, criando mais alternativas de jogada.

Mas esse é um problema que Renato, o quinto melhor treinador do mundo, sem dúvida, irá resolver.

Que venha o Grenal.

30
Deixe um comentário

Please Login to comment
15 Comentários
15 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
15 Comentaristas
GremistadeSantiagoDaniel Marcelo SchererWilson SantosGrêmio SempreIlgo Wink Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos
Notify of
Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Thaciano não tem a categoria e nem a habilidade do Maicon, mas tem algo muito importante para um meio campista no futebol moderno, ele tem intensidade, coisa que Maicon não tem.
Jogar somente com a bola nos pés não dá mais, Maicon pode ser melhor utilizado vindo do banco de reservas, pegando os adversários cansados.
Maicon é banco hoje.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Lucas Silva foi o senhor do meio campo, o melhor disparado.
Mas o fãs do Maicon não conseguem admitir isso, rss

Ricardo Gonçalves
Membro
Ricardo Gonçalves

Concordo, baita contratação, ele sai do meio campo o time perde a meia.

Marcelo
Membro
Marcelo

Pelo jeito o Renato finalmente percebeu isso.

Humberto
Membro
Humberto

Sinceramente eu só concordo com a saída do Maicon se o Matheus Henrique estiver em campo, pelo menos até o time ter uma mecânica de jogo e encaixar, Grêmio perde todas os rebotes na frente da sua área, me apavoro com isso.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, Grande jogo fora de casa de muita intensidade, volume e soberania no 1º tempo com o Mago Maicon comandando as ações e logo no início do 2º tempo o MH carimbou uma vitória simples, tranquila e aguardada por todos. Lucas Silva foi o nome do jogo fazendo com que Renato absoluto em suas convicções sabe que seu time em 2020 do meio para frente só vai funcionar de verdade com LS, MH, Maicon soberano, JP, Éverton e Diego Souza. O Pepeléguas é nome certo nesse time porque acho que Éverton sai em junho, mas nosso time sob a batuta… Leia mais »

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Não vou colocar a culpa no gramado pela fraca atuação do cebolinha, vem jogando pouco (em relação a ele mesmo) faz alguns jogos.

Marcelo
Membro
Marcelo

Só não esquece que foi o Éverton que sofreu a falta que originou o primeiro gol e foi ele quem deu a assistência para o segundo. Tem vezes que ele vai ser importante sem ser o protagonista. Ontem foi o caso.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Ótima estreia.
Achei Diego Souza um pouco abaixo, notei que em certos momentos do jogo faltou folego pra ele, qdo estavamos sem a bola ele nao dava combate, nao marcava e cercava, nos dias de hj isso faz falta.
Tbm teria colocado o Pepê no lugar do Diego Souza.
Qdo Jean Pierre estiver em condições ele sera titular no lugar de quem na opinião dos amigos??
Qdo JP voltar Renato vai ter um problema bom a resolver….

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Pergunta facílima de responder
Do Maicon, é claro, rss

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Teria que ter um jeito de ajeitar na equipe Mh, Ls, JP,Maicon, Pepê, Éverton e Alisson.
Hhahahaha

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Maicon é jogador pra 30 min, não pode ser titular.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

O Grêmio entrou com time quase titular contra o Ju, viajaram pra Colômbia, venceram muito bem ninguém morreu.
Dá pra fazer isso mais vezes, tomara que Renato tenha abandonado de vez aquela poupação exageradamente ridícula.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Me impressiona a resistência de muitos gremistas em ver que Maicon, Cortez e Alisson podem ser banco. Outra coisa é que o time melhorou consideravelmente com a saída do Capita. Lucas Silva tem tomado conta do meio e parece que alguns fecham os olhos pra isso, felizmente Renato tá vendo e tá deixando o cara jogar. Caio Henrique é titular fácil, tem uma saída de bola mais qualificada e se apresenta bastante para tabelar com os meias, não ficando limitado somente ao corredor lateral. Vai crescer quando entrosar com a equipe, teve trabalho e algumas falhas, mas não comprometeu. Alisson… Leia mais »

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Irreparável, onde assino?
Bemvindo ao clube dos “impressionados”, kkkk

Mas não são muitos resistentes não, bem pelo contrário.
Felizmente acho que o Renato abandonou essa barca, é o que importa.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

São a turma da minha tese minha vida.
Maicon se arrasta em campo mas é chamado de maestro, rss

Daniel Marcelo Scherer
Membro
Daniel Marcelo Scherer

Perfeito. Principalmente com relação ao Maicon. Será dificil entender que a questão não é técnica e sim física???? Maicon pode ser muito mais útil entrando no segundo tempo para ser o cara do refinamento, da bola enfiada, quando o adversário já está mais desgastado, fora isso é banco.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Pois é, mas o Renato gosta de decidir o jogo no primeiro tempo, ele sempre vai pro abafa, eu concordo com ele nessa parte, porém acho que JP vai ter que entrar no time, no lugar de quem é que não sei, por mim tirava o Alisson e deixava esse meio mais consistente.

Marcelo
Membro
Marcelo

Foi uma ótima estréia! É fácil ver evolução nos setores em que precisávamos de melhora: – Vanderlei vai pegando ritmo e se firmando no gol; – Geromel voltou em grande estilo para a zaga (ainda falta o retorno do Kannemann); – Victor Ferraz e Caio Henrique são acréscimos nas laterais; – No meio falta apenas encaixar o armador, que na minha opinião deverá ser o JP. Lucas Silva veio para ser o Wallace ou o Jaílson do momento. Sabe jogar, mas também marca e protege a zaga. – Na frente cada vez mais me parece que o Diego Souza fará… Leia mais »

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Foi um excelente estréia sem nenhum perigo de sofrer um gol….. Os destaques são quase todos, mas saliento Vanderlei (seguro e confiante); Vitor Ferraz (muito bom em todos aspectos); Geromel (simplesmente um GIGANTE); Caio Henrique (muito melhor que o Cortez, principalmente no ataque) ; Lucas Silva (o melhor de todos, se firmando cada dia mais); Matheus Henrique (no mesmo nível do LS e com um golaço); Maicon (enquanto aguentou o maestro); Everton (mediano, mas decisivo sempre). Em relação ao Alisson, ele deve estar percebendo que vai perder a posição, e ao contrário do Ilgo, acho que é o que menos… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Adilson, vimos o mesmo jogo, gostei muito da estréia, é evidente que Pepê vai assumir o lugar do Álisson e JP o lugar do Maicon que ainda prefiro que seja escalado nos primeiros 45 minutos, aí, fico imaginando o time com LS, MH, Maicon, JP, Éverton e Diego Souza, ou recua o JP na posição do Maestro Maicon com a entrada do Pepeléguas para criar um pandemônio no time adversário.

Amigo, o ano promete, pois o elenco está bem melhor que dos anos anteriores com mais qualidades.
Oremos ….. !!!!!

anneschne@gmail.com
Membro
anneschne@gmail.com

Confesso que não gostei,naquele momento, da entrada do Thaciano e tb esperei que Pepê entrasse logo,mas no final deu certo. Geromel magnífico, tomara não tenha problema maior com ele. LS se firmando cada dia mais e acho que temos goleiro ,finalmente!!.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, a titularidade do Pepeléguas no lugar do Álisson é questão de pouco tempo, e JP será titular também, aí, o teu “Mago” Maicon que joga somente 45 ou 60 minutos já vai pensando na aposentadoria “de vagarinho”, pois nosso Maestro está se desgastando naturalmente conforme um sábio previu aqui em 2018 porque o tempo passa para todos, amigo, e vejo que Renato vai utiliza-lo enquanto puder. Nosso ano promete. “De novo”. Oremos ….. !!!!!

nelsongz
Membro
nelsongz

Sobre a campanha da Libertadores de 2017, nosso último título, a primeira partida foi fora de casa e o Grêmio venceu por 2 a 0, sendo o primeiro gol do lateral direito e o segundo do camisa sete. Ontem foi igual. Senti um cheirinho de tetra… A vitória de ontem tem que ser muito valorizada e não vou fazer crítica alguma ao time. A atuação não foi maravilhosa, mas foi uma vitória de um time com espírito vencedor, de quem busca conquistar o título. Quebrou o tabu de nunca ter vencido o América de Cali na Colômbia. Não é pouca… Leia mais »

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Teses , conselhos e lances a parte jogamos muito bem , nao haviamos ganho jamais deste clube e eles a 11 anos estavam fora da LA os animos estavam acirrados e o Gremio friamente ( algumas vezes ate demais ) como a LA exige de um campeão levou eles na manteiga e meteu caixa quando e mais precisavamos no jogo. Nao quero nem escutar os noticiantes no decorrer desta semana e outra ate o Grenal imagino o orgasmo da midia isenta nestes dias , credo . Se o Gremio jogar “AS GANHA” contra os saci na nossa casa…..sei não os… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Para quem não sabe, Renato disse em entrevista que Maicon pediu para sair.
Belo gesto do capita, assim como foi naquela ocasião em 2017 com Arthur.
Se fosse por Renato, Maicon estaria no campo até agora, rss.

Daniel Marcelo Scherer
Membro
Daniel Marcelo Scherer

Essa atitude do Maicon em 2017 é uma das coisas a ser lembrada eternamente, foi uma atitude gigante e que nos deu o título.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Verdade, porem na época quem entrou no seu lugar foi o Arthur.