O volante ‘raçudo’ e os saudosistas dos anos 90

Aí a gente abre o jornal e depara com a ‘informação’ de que o Grêmio, a pedido do treinador Renato, busca um volante sul-americano ‘raçudo’.

Fiquei interessado, mesmo desconfiado de que seria mais um chute, uma especulação neste período de poucos fatos e infinitos boatos.

Não aparece no texto nada que sustente minimamente a afirmação. Diz apenas que o time perdeu dois volantes de marcação e que vai precisar de pelo menos um tipo o Michel e o Rômulo. E só.

É quase certo que virá um volante de mais pegada no meio, até como opção de jogo em algum momento. Mas o técnico gremista já deixou claro que sua preferência é por volantes de ‘saibam jogar’.

Esse tipo de matéria especulativa tem como principal objetivo preencher espaço no jornal/site.

Mas o tom enfático de que Renato pediu um volante raçudo, forjado nos campos ásperos da América Latina, remete para uma velha discussão sobre a forma de jogar do time.

Apesar de interromper um ciclo de 15 anos sem título, o time de futebol franco, arrojado e ainda por cima bonito, com poucas faltas, armado por Renato em 2016 tem alguns críticos, muitos deles com história no clube, com influência política, além de jornalistas.

‘Faceiro’ é a palavra mais usada por esse pessoal, que continua com os dois pés cravados nos anos 90, para definir o tipo de jogo desse Grêmio que voltou a ser campeão depois de tanto tempo e, ainda por cima, ‘Que sacrilégio!’ sem resquício de violência.

O declínio do time dá um novo gás a esse grupo, que tem Felipão como maior guru, e que mal disfarça admiração pelo técnico que não ouso dizer o nome, mas que anda esquecido, à espera de um telefonema. Esse grupo admira, ainda, Mano Menezes, Odair, e outros menos votados, além de defender o volante raçudo, o zagueiro espantador e o centroavante de carteirinha, cabeceador juramentado.

Então, esse tipo de matéria parece ter sido encomendada pelos saudosistas de um tipo de futebol que nos deu muita alegria, com certeza, mas que está virando peça de museu.

Ainda sobre lobby: nada supera o feito para repatriar Edílson. Impressionante, injustificável.

COPINHA

Por falar em volantes, quem sabe uma olhada mais firme para a gurizada da base. Tem cada volante bom surgindo…

GOLEIRO

É impressionante o lobby para trazer Vanderlei. Goleiro veterano, rumando para a aposentadoria, que, segundo os lobistas, viria para substituir Paulo Victor com vantagem.

Ora, são dois goleiros do mesmo nível. PV pode ter cometido erros, mas está longe de ser essa desgraça que os lobistas querem fazer parecer. Pelo contrário, é um bom goleiro.

Aqueles que detonam PV será que realmente acompanharam Vanderlei para garantir que ele é superior?

O melhor é investir nos goleiros da base, uma tradição do clube, aliás.

Por fim, está na hora de formar goleiros que joguem com o pé, tendência mundial.