O volante ‘raçudo’ e os saudosistas dos anos 90

Aí a gente abre o jornal e depara com a ‘informação’ de que o Grêmio, a pedido do treinador Renato, busca um volante sul-americano ‘raçudo’.

Fiquei interessado, mesmo desconfiado de que seria mais um chute, uma especulação neste período de poucos fatos e infinitos boatos.

Não aparece no texto nada que sustente minimamente a afirmação. Diz apenas que o time perdeu dois volantes de marcação e que vai precisar de pelo menos um tipo o Michel e o Rômulo. E só.

É quase certo que virá um volante de mais pegada no meio, até como opção de jogo em algum momento. Mas o técnico gremista já deixou claro que sua preferência é por volantes de ‘saibam jogar’.

Esse tipo de matéria especulativa tem como principal objetivo preencher espaço no jornal/site.

Mas o tom enfático de que Renato pediu um volante raçudo, forjado nos campos ásperos da América Latina, remete para uma velha discussão sobre a forma de jogar do time.

Apesar de interromper um ciclo de 15 anos sem título, o time de futebol franco, arrojado e ainda por cima bonito, com poucas faltas, armado por Renato em 2016 tem alguns críticos, muitos deles com história no clube, com influência política, além de jornalistas.

‘Faceiro’ é a palavra mais usada por esse pessoal, que continua com os dois pés cravados nos anos 90, para definir o tipo de jogo desse Grêmio que voltou a ser campeão depois de tanto tempo e, ainda por cima, ‘Que sacrilégio!’ sem resquício de violência.

O declínio do time dá um novo gás a esse grupo, que tem Felipão como maior guru, e que mal disfarça admiração pelo técnico que não ouso dizer o nome, mas que anda esquecido, à espera de um telefonema. Esse grupo admira, ainda, Mano Menezes, Odair, e outros menos votados, além de defender o volante raçudo, o zagueiro espantador e o centroavante de carteirinha, cabeceador juramentado.

Então, esse tipo de matéria parece ter sido encomendada pelos saudosistas de um tipo de futebol que nos deu muita alegria, com certeza, mas que está virando peça de museu.

Ainda sobre lobby: nada supera o feito para repatriar Edílson. Impressionante, injustificável.

COPINHA

Por falar em volantes, quem sabe uma olhada mais firme para a gurizada da base. Tem cada volante bom surgindo…

GOLEIRO

É impressionante o lobby para trazer Vanderlei. Goleiro veterano, rumando para a aposentadoria, que, segundo os lobistas, viria para substituir Paulo Victor com vantagem.

Ora, são dois goleiros do mesmo nível. PV pode ter cometido erros, mas está longe de ser essa desgraça que os lobistas querem fazer parecer. Pelo contrário, é um bom goleiro.

Aqueles que detonam PV será que realmente acompanharam Vanderlei para garantir que ele é superior?

O melhor é investir nos goleiros da base, uma tradição do clube, aliás.

Por fim, está na hora de formar goleiros que joguem com o pé, tendência mundial.

21
Deixe um comentário

Please Login to comment
11 Comentários
10 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
8 Comentaristas
COPIÃO DE TUDOnelsongzheraldolanger@hotmail.comRodrigo MelloWilson Santos Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos
Notify of
JBatista
Membro
JBatista

Ilgo, e o Vanderlei veio… Concordo contigo, mais um veterano para comer dinheiro que vai fazer falta para uma contratação necessária, principalmente porque ainda temos PV e JC aqui. Três do mesmo nível, a meu juízo, insuficientes para o Grêmio.
Ou investe na base, que sempre formou bons goleiros, ou pega o dinheiro gasto com esses três e traz um apenas, mas que seja superior, e põe reservas da base, para aprendizado e experiência.

nelsongz
Membro
nelsongz

Eu conheço pouco a respeito do Vanderlei. Se há elogios, também há algumas críticas. Não me sinto capaz de fazer uma avaliação a respeito.
Sobre PV e JC, acho que não estou à altura de um time que quer ganhar grandes titulos. No ano passado tiveram falhas em momentos decisivos, PV, ou absurdos , JC. Prefiro que seja dada oportunidades aos provenientes da base, torcendo para que um deles tome conta da posição. Mas acho difícil o Renato tomar esta atitude, a menos que um deles “estoure” nas oportunidades que tiver, inclusive na seleção.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

O Vanderlei é mais experiente e vejo nele uma boa contratação.
Entretanto, o Júlio César deveria ter mais chances, falhou num jogo do brasileiro, numa partida onde o time todo entregou a rapadura, e ali foi quase arquivado.
PV tem bons momentos, mas não inspira segurança de forma alguma.
O confronto contra o Flamengo foi terrível.
Quanto aos goleiros da base, só vejo potencial no Vinícius, Megiolaro me parece só mídia.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Sobre volantes, é aquela coisa. Aqui no RS há uma religião de devoção ao volante destruidor, como se todo o time devesse começar por um demolidor.

Felizmente o Renato pensa o futebol em algo pra ser jogado e não pra ser destruído heuheueh.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Sobre Vanderlei, penso que pode jogar uns dois anos em alto nível, boa contratação. Também entendo que precisamos de um primeiro volante que seja BOM, não um quebrador de bola, canelas e tornozelos, mas um que saiba jogar e proteger a zaga, Geromel e Kannemann jogam muito expostos . Lembrando que nossos grandes títulos na era Renato tivemos Wallace e Michel/Jailson protegendo a zaga e ainda o Ramiro marcando pela direita, ou seja, nossas conquistas foram com 3 volantes. O time jogava muito mas marcava muito também, a intensidade era muito grande, não deixava o adversário jogar. Na última temporada… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Grande Ilgo, como vai a saúde aí, amigo, segue na recuperação normalmente ????? Cuide-se sempre, pois andas tão quietinho por aí. Segue a torcida da galera. VOLANTE: sobre volante raçudo que dá carrinho, suja o calção, dá botinada e atacante aipim, tô fora dessa também, pois o futebol não tem mais espaço para isso a algum tempo tendo os seis da ‘volância’ pra frente a função de rodar e flutuar muito com movimentação, inteligência e aproximação. Eu NÃO acredito que Renato tenha pedido um volante raçudo sul-americano, pois leio aqui de vários colegas do Blog que ele não gosta de… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Andei lendo uma pérola por aí: Roger Machado tem prazo de validade no Bahia até maio ou junho, pois trouxe Zeca para uma lateral, Capixaba para outra, Ernando segue na zaga, Rossi para atacante e cogitam o empréstimo de Sarrafiore. As viúvas do SBT e da confraria vão pirar outra vez. Bah.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Me digam que isso é mentira.
Oremos.

https://globoesporte.globo.com/r
s/futebol/times/gremio/noticia/gremio-reve-planejamento-e-deve-usar-time-principal-no-inicio-do-gauchao.ghtml

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Emerson Leão jogou no GRÊMIO? Esse também só veio pra atrapalhar a escalada do remy

nelsongz
Membro
nelsongz

Escalada do Remy? Tu só podes estar de gozação.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Nelson, ele quis dizer que com Remy de goleiro o Grêmio não ganharia o BR de 1981 nem chegaria na final de 1982 sendo garfado contra o Flamengo daquele jeito nos dois empates antes do 3º jogo. Deve ser isso. (kkkkk)

nelsongz
Membro
nelsongz

Pedro: ninguém sabe como irá jogar, pós operação; o Pedro do Fluminense era bom jogador e goleador, mas depois da lesão fez muito bem o Grêmio, se tinha interesse no jogador, em insistir em empréstimo (só para lembrar, na última década no Grêmio no mínimo três bons jogadores pré lesão voltaram muito mal, após serem operados: Kleber gladiador; Miller Bolaños e Michel). Pelas últimas notícias, se forem verdadeiras, Pedro será emprestado para o Flamengo, que se atravessou nas negociações do Grêmio e, ao que see se notícia, Pedro prefere jogar lá… que vá, então, talvez esta seja uma notícia boa… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Romildo disse que a Fiorentina não esboçou em nenhum momento a chance de empréstimo e que o valor seria de 11 milhões de euros para leva-lo em definitivo, e isso o Grêmio não faria por saber desse histórico dele após lesão e ser muito caro. Como ninguém o quis, aceitaram empresta-lo por um valor acima do que o Grêmio pagaria por isso e salário maior no RJ. Que fique na reserva do Flamengo ao lado de Pedro Rocha, Vitinho e Michael, mas, a conta para os cariocas um dia chega. Aguardemos. Nelson, sobre o Luan que era nosso homem Grenal… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Saíram mais três do futebol: Rogerinho Preparador Físico, Rogerião de goleiros, o assessor de imprensa JP e segue a limpa prometida e programada pelo Romildo à partir de junho/2019 quando aceitou a possibilidade de mais uma gestão Presidencial.

Em toda grande empresa reciclar é preciso, gosto disso. Faltam André e MO do elenco para ficar melhor ainda. Aguardemos.