Gurizada gremista vence Copa RS e revela talentos

Quando repórter esportivo, eu gostava de assistir aos treinos da gurizada, juniores e juvenis. Nem sempre era possível, mas eu tinha uma boa ideia de quem teria condições de aproveitamento no time principal.

Lembro, por exemplo, do Paulo Roberto, que jogava muito como volante. Lembro também do Luís Carlos Winck, que se destacava como volante. Cito esses dois porque foram acertos importantes que tive na época – é claro que errei também e ainda erro -e também porque ambos saíram do meio para a lateral, onde conseguiram projeção nacional. Poucos ganharam tantos títulos quanto PR.

Os dois são a prova de que o técnico Osvaldo Rolla tinha razão: lateral não se compra, se forma. Mas para isso é preciso gente competente, interessada e de olho clínico no futebol.

Mas vamos ao que interessa. Depois de muito tempo dediquei meu tempo – um tanto ocioso ultimamente – à missão de detectar quem tem futuro ou não no futebol, a partir do torneio Copa Ipiranga/RS, disputada no Estado, e que terminou com o Grêmio campeão.

O Grêmio ganhou cinco jogos e empatou dois. Tem o goleador, com cinco gols, Jonatha Robert, e o goleiro menos vazado, o Vinicius, com apenas três gols sofridos.

O título foi conquistado com a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, domingo, no estádio da PUCRS.

Sobre o jogo em si: o time do Vasco foi melhor. Não seria injustiça se conquistasse o título. Gostei muito do lateral-direito Nathan, entre mais uns dois ou três atacantes e meio-campistas.

Entre os jogadores do Grêmio começo com o goleiro Vinicius Machado. Ele foi bastante exigido na final, fez grandes defesas e mostrou tranquilidade. Está praticamente pronto para disputar posição de goleiro titular.

Sobre os jogadores com mais futuro do time tricolor, começando com o sistema defensivo:

-o zagueiro Ruan (tranquilo e firme na medida certa. Já pode subir para o grupo profissional e conviver com a dupla Geromel/Kannemann;

-os volantes Jonatha Varela e, principalmente, Lucas Araújo.

Não há necessidade alguma de renovar com Rômulo ou contratar algum outro volante que não seja de exceção. Não sei se é o caso desse do Atlético PR que estão sendo especulado.

no setor ofensivo eu destaco o Jhonata Robert (não foi tão bem na final) e o Léo Chú, autor do gol da vitória na decisão.

Diante da escassez de laterais, Felipe e Jefferson merecem ser observados com atenção.

O time campeão: Vinicius Machado; Felipe, Ruan, Emanuel e Jefferson; Jhonata Varela e Lucas Araújo; Hermandes (Fernando Henrique), Jhonata Robert (Elias) e Léo Chú (Jorge); Fabrício (Rildo) (João Marcelo).