Grêmio mostra gurizada promissora na despedida do Brasileiro

A gurizada gremista mostrou potencial promissor para a temporada 2020 no jogo contra o Goiás, no Serra Dourada, cenário de resultados humilhantes para o futebol gaúcho. Mesmo sem entrosamento, o time de guris recrutados em cima do laço por detalhe não empatou ou até venceu o time goiano. No final, 3 a 2 para o Goiás, placar injusto.

Primeiro, exaltar a personalidade dos novos talentos que surgem na base tricolor, um trabalho que merece ser elogiado e destacado, principalmente pelos mais torcedores mais veteranos que nunca viram tantos jovens de qualidade sendo formados pelo clube como nos últimos anos.

Segundo, é impressionante a qualidade dos atacantes pelo lado, todos habilidosos, dribladores e atrevidos com a bola nos pés. No momento, Ferreira é o cara para subir e brigar por posição no time titular, onde Éverton segue imbatível e Pepê se afirma no lugar de Alisson.

Neste domingo, Ferreira foi o destaque do jogo. Os gols gremistas saíram dos seus pés, após driblar Marcelo Hermes, aquele que desprezou uma proposta de renovação do Grêmio tempos atrás. As jogadas foram completadas por Patrick (que se sentia um veterano em meio à piazada) e Isaque, que é outro que merece começar o ano entre os profissionais.

Seguindo os passos de Ferreira, tem Jonatan Robert e Guilherme Azevedo. Quer dizer, atacantes com enorme potencial não faltam.

O mesmo não se pode dizer do sistema defensivo. Ninguém se destacou, todos se mantiveram numa média aceitável diante da dificuldade que é marcar um Rafael Moura (autor de 2 gols de cabeça) e Michael, excelente meia atacante. De um modo geral, gostei do lateral Felipe e dos zagueiros, mas sem entusiasmo.

Matheus Frizzo e Darlan formaram uma boa dupla de volantes, em especial o segundo, também ‘veterano’. O ‘tio’ da gurizada, Capixaba, foi aquilo que se conhece.

Capixaba, provavelmente, entrará na barca dos dispensados. Muito boa a decisão de liberar de uma vezes aqueles jogadores que não corresponderam. A lista dos excluídos é praticamente a mesma que os torcedores elaboraram nos últimos dias.

Sobre o goleiro Phelipe: assim como achei um absurdo ver gente pedindo o guri para substituir Paulo Victor imediatamente, acho uma crueldade julgar o goleiro pela partida deste domingo. Phelipe merece novas oportunidades, e elas irão surgir no Gauchão. Ai, saberemos do real potencial desse goleiro.

COTAÇÃO

Só por curiosidade decide ler a cotação do clicrbs. Ferreira, autor de duas assistências e boas jogadas, recebeu o seguinte comentário:

Grande destaque do Grêmio partida. Atormentou Marcelo Hermes durante todo o jogo. Deu assistência para dois gols, deixando o ex-lateral gremista para trás. Nota  6,5

Vejam agora a nota atribuída ao Dalessandro:

Um belo arremate no primeiro tempo. Acenou para os torcedores nos quatro cantos do estádio, enquanto deixava o campo ouvindo os gritos de “fica, D’Alessandro”. Nota 7

Quer dizer, estão de brincadeira. Ferreira teria nota maior se tivesse acenado para a torcida?

BRASILEIRÃO

A emoção nas últimas rodadas ficou por conta da disputa para fugir ao rebaixamento e por vaga na Libertadores.

O Inter, que realmente acreditou que tivesse time para figurar no pelotão da frente, pegou uma vaguinha chorada na Pré-Libertadores.

Já o Grêmio, que só valorizou a competição realmente após a eliminação da Libertadores, ficou em quarto lugar. Prêmio consolação que cresce de relevância porque era ambicionado pelo rival.

CRUZEIRO

Confirmado o rebaixamento. Demorou…

RECADO

Não ousem manter André.

Não ousem tentar Thiago Neves.

Não ousem repatriar Edílson.

Não ousem negociar Luan por preço de banana.

E por aí vai, a lista é grande.