Gremistas que corneteiam Paulo Victor ajudam o Inter

Nessa minha longa trajetória como repórter esportivo (leia-se futebol), conheci vários tipos de torcedor – e vale pra todos, gremistas, colorados, flamenguistas, etc, porque há pouca diferença entre eles.

Tem um tipo de torcedor em especial que me deixa intrigado. É o torcedor auto-destrutivo. Vocês os conhecem, identificam facilmente nas redes sociais, onde cada manifestação para o bem ou para o mal ecoa, reverbera e cruza o planeta.

Até alguns anos atrás, esse torcedor, que em sua paixão muitas vezes nem desconfia que está prejudicando seu próprio clube e, por extensão, a si mesmo, destilava seu veneno aos microfones e ao telefone para veículos de comunicação. Agora, os canais são em maior números e com muito maior alcance.

Neste momento, ou melhor, desde a derrota para o Flamengo, os gremistas auto-destrutivos estão em campanha contra os interesses do clube. A todo instante surge no twitter, no face e nas mídias tradicionais ataques ao goleiro Paulo Victor. O goleiro melhor preparado que o Grêmio conta para o Gre-Nal está sendo alvo de uma gritaria que abala qualquer profissional.

É uma campanha raivosa e debochada, cruel mesmo. Nem vou entrar no mérito, mas a meu ver é uma gritaria ruidosa, ensandecida, disfarçada de piadinhas sem graça, que servem apenas para uma coisa: abalar ainda mais a confiança do goleiro, a mais sensível posição do futebol.

Paulo Victor nunca foi o goleiro dos meus sonhos, mas confesso que ele até me surpreendeu positivamente, fez grandes partidas, fato desprezado por aqueles que mais deveriam ajudar PV a se reerguer e entrar no jogo deste domingo com moral e auto-estima elevada.

Ele falhou feio contra o Vasco (coisa rara em sua trajetória até aqui no Grêmio), mas em nome de uma vitória no clássico isso deve ser relevado, até porque o substituto imediato não é confiável e lançar o jovem Phellipe na fogueira de um Gre-Nal decididamente não é uma boa ideia.

Espero que os torcedores equilibrados e sensatos, que são em esmagadora maioria, pensem no Grêmio e no quanto é importante ter um goleiro tranquilo e prestigiado, ovacionando-o quando seu nome for anunciado no alto-falante da Arena.

Por fim, um apelo aos gremistas inconformados com PV: se não querem apoiar o goleiro que temos fiquem em silêncio até a hora do jogo.

Assim, estarão ajudando o Grêmio, não o Inter.