Posse de bola é bom, mas é preciso mais para vencer

O Grêmio mais uma vez teve o jogo em sua mão para decidir, mas deixou escapar a vitória sobre um Corinthians acuado, tão acuado que tratou de fazer cera sempre que possível para garantir o empate na Arena. O juiz demorou, mas acabou amarelando dois jogadores por causa disso.

Como já aconteceu em outras oportunidades, o Grêmio teve controle pleno do jogo, principalmente no segundo tempo, quando passou o tempo todo rodeando a área do adversário, guarnecida por defensores firmes e determinados na missão de impedir o gol. Aliás, a defesa do Corinthians é a menos vazada, com apenas 13 gols sofridos.

O Grêmio flertou com a vitória o tempo todo, mas não foi eficiente o bastante para levar a noiva ao altar, ou para a cama.

Se posse de bola contasse, seria uma goleada. Filme, aliás, já visto inúmeras vezes na Arena.

Agora, em poucos jogos se viu tanta inoperância e objetividade ofensiva por parte do tricolo. Com a bola nos pés o tempo todo, o time criou situações de perigo, mas quase não deu trabalho ao goleiro Cássio, tão espectador do jogo quanto Paulo Victor.

Enfim, o Grêmio fez quase tudo certo, só errou muito no último e no penúltimo passe. E é aí que entra André, mais uma vez escalado por Renato, desafiando os astros, a torcida e, principalmente, o bom senso.

Sem André, o Grêmio acumulou uma série de vitórias, empilhou gols e sofreu apenas um. Não teve tanta posse de bola, mas sobrou objetividade.

Penso que o empate de 0 a 0 não passou pelo André, mas a bola passou por eles muitas vezes. Sorte que não teve Vágner Love, só para efeito de comparação. Os dois centroavantes foram improdutivos.

A convicção e a teimosia são primas de primeiro grau. É importante que cada treinador tenhas suas convicções, mas no caso de Renato a escalação de André como titular indica teimosia.

Uma teimosia que assusta. Que nos faz temer que André seja o titular também contra o Flamengo no jogo do ano. Que Tardelli volte a ser apenas uma alternativa para o segundo tempo para fazer o que André costuma deixar de fazer.

Renato, se liga, se o Grêmio perder a disputa com o time carioca pela vaga na final da Libertadores, nada mais restará, a não ser a lembrança do título do glorioso Gauchão.

COTAÇÃO

A defesa de um modo geral esteve bem. Brás jogou melhor do que na partida anterior. Kannemann de novo um exemplo de garra. Os laterais foram razoáveis. Maicon e Matheus Henrique foram muito bem, mas sem o brilho habitual.

Na frente, destaque mesmo só o Luan, participativo, combativo e criativo. É o velho Luan voltando. Não entendi a frase de Renato de que Luan precisa melhorar muito ainda. E o André, não precisa melhorar?

Éverton voltou a sucumbir diante da marcação. Os adversários já sabem que com ele não se brinca. Ele sempre teve dois ou três defensores a marcá-lo.

36
Deixe um comentário

Please Login to comment
16 Comentários
20 Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
15 Comentaristas
gremiocampeaomundialATÉAPÉIlgo WinkRodrigo Melloheraldolanger@hotmail.com Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Tbm nao entendi a “chamada” no Luan, e a ” passada de mao na cabeça ” do André.
Renato ta faiando agindo assim…

Lucas
Membro
Lucas

Acho que ninguém entendeu.

nelsongz
Membro
nelsongz

Renato dev ter suas razões, para fazer o que fez, mas para mim, simples torcedor, é impossível entendê-las. Se alguém puder desenhar, agradeço. O próximo jogo que vale, no Maracanã contra o Flamengo, está praticamente a duas semanas. Espero que o Renato saiba como preparar o time e classifique-se para a final da Libertadores, com a escalação que ele julgar mais adequada. Vai ser difícil e se jogar com dez considero impossível. Não me resta alternativa, vou ter que confiar que ele sabe o que está fazendo e torcer muito que dê certo. Quero o Tetra, com qualquer escalação, mesmo… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

RECUPERAR JOGADOR PARA MIM é como tomar chope. Foi o que disse Renato numa entrevista ao Uol. Então, no caso de Andre, devo me preocupar com o treinador, porque ja deve ter virado alcoólatra de tanto porre que tomou. rs Tive a impressão de que as insistentes jogadas com Cortez pela esquerda visavam Andre na área. Até porque jogadas pela linha de fundo pelo alto só podem visar um cabeceio para ter efeito e isso depende de um 9 tradicional. Então Renato pode estar testando uma alternativa para o jogo decisivo. O problema é que Balada continua inoperante e não… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

VOU DAR UMA CUTUCADA, rs. Onde estão os críticos do VAR depois do Imortal ter sido salvo 3 vezes num mesmo jogo??? Hein!? Tinha dito e repito: Pior seria um VAR omisso e um juiz menos obediente ao que diz o vídeo.

Aliás, o VAR conseguiu inventar o impedimento milimétrico. Porque se nao fosse isso, teria gol do Gabigol na Arena. Os vermelhos que estrebuchem. rs

nelsongz
Membro
nelsongz

Lembrando que o VAR contra o River, ano passado, marcou um pênalti contra o Grêmio porque a bola roçou na unha do Bressan ( do tipo milimétrico) e não chamou o juiz no outro gol do River, quando a bola foi conduzida com o braço pelo atacante para dentro do gol.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

VAR omisso a favor do River não dá prá admitir, agora o Bressan foi na disputa de bola, braço bem aberto e mão espalmando a bola. Não foi unha, foi mão. Ele foi muito ingênuo, mas teria se safado não fosse a lesão de Jael antes da cobrança de escanteio. O que é prá ser…

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Difícil analisar uma partida onde o time tava com a mesma vontade que eu em segunda-feira de manhã.
O André não encaixa no time, não tem jeito.
E a postura do time vai ser essa poha aí até o jogo decisivo no maraca, jogos depressivos pela frente. Rsrsrs

paulopieniz29954@gmail.com
Membro
paulopieniz29954@gmail.com

Reconheço em Renato o nosso maior ídolo de sempre, mas não tem sido feliz nos últimos tempos. Primeiro foi um tanto exagerado em seus comentários em relação ao técnico do Flamengo,depois esta teimosia com André que não leva a lugar algum. Se Tardelli não poderia jogar 90 minutos ontem, que testasse outra formação sem André. Ontem nosso treinador se superou, defendeu André e criticou duramente Luan afirmando que o mesmo ainda tem muito a melhorar. Todos têm visto esforço e evolução em Luan. Então podemos também perguntar onde anda o Renato de 2017, pois já faz tempo que alguns treinadores… Leia mais »

Lucas
Membro
Lucas

Ninguém está acima da instituição Grêmio, nem Romildo e nem nosso ídolo Renato.
Então, chegou a hora de alguém da direção chamar a atenção do nosso treinador sobre a escalação do André.
Já fomos eliminados da Copa do Brasil com André em campo e quando pensávamos que ele seria afastado, ele vem ganhando força às vésperas do maior jogo do ano.
André não tem culpa de ser ruim de bola, a cobrança deve ser dirigida a quem escala.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, de novo, jogamos com 10, até quando ????? Acorda, Renato ….. André já deu, chega de insistir tanto com esse peréba que não agrega nada ao nosso time. Renato é o piloto do nosso avião, concordo, mas é incrível como ele voa menos com André tão inoperante em campo, mesmo que o avião voa muito mais com Maicon, pena que a idade pesa muito para um volante tão bom com tantas qualidades, por isso, prefiro sempre ele mesmo que seja 45 ou 60 minutos apenas de vôo por ser o maestro dessa ótima fase conduzida desde 2015 em nossa… Leia mais »

Marcelo
Membro
Marcelo

Chutes de fora da área só o Jean Pyerre arrisca.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Verdade, bem lembrado.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

RENATO, O PIADISTA, disse o seguinte: – A imprensa persegue o Andre.

Nao, nobre estatua, quem persegue o Andre é o proprio Andre. Ele vive correndo atras do proprio rabo e nao consegue estar onde a bola vai. Pelo que nao esta jogando é normal que 99,9% dos torcedores o queira fora do time. O 0,1% é o proprio Renato. Acorda, Midas!!! Para de sonhar que o Andre vai fazer a diferença, se sequer ele aparece quando esta em campo!

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Se Renato escalar o André contra o flamengo, minhas esperanças de uma vitória caem por terra, não como vencer o flamengo com 2 ou 3 a menos.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

O VAR QUE SE CALA é pior que o VAR que fala. E ontem mais uma vez ficou flagrante depois do pênalti de Felipe Melo no zagueiro do Galo que não foi assinalado. Quando o VAR silencia é porque a Casa Bandida está bem falante, pode apostar.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

A que ponto chegamos,seremos roubados em casa para o glorioso Ceará por uma arbitragem de um estado que não tem futebol. Acrocação em seu modo mais puro

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Vendam o tal de bobsin,antes que suba e um dia jogue.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Mas bah, meu nobre Reitor, esse vai subir, vai jogar e será bem vendido, é só aguardar mais um pouco, pois eu achei que ele entrou bem na partida em que o goleiro do colorado foi o melhor do jogo no campo deles, até pênalti o cabra defendeu e Darlan com Guilherme Azevedo passearam em campo hoje. Bah.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

O post foi excelente e fiz login só pra cumprimentar pelo título: perfeito.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

comentário eliminado

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Este tem o ego maior que qualquer outro vivente na terra, não o leve a sério, torce por ele mesmo.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Realmente ele exagera, mas bem que o Imortal podia pensar no TRI em vez do Hexa da CB ano que vem. Não gosto de ter menos títulos do BR que os vermelhos. Mas como o dinheiro manda…

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Não devia torcer pelo infortúnio de um atleta, mas para o teimoso Renato não escalar André, bem que seria uma boa uma lesão do cone.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Não precisa nem ser lesão. Uma intoxicação ou doença como cachumba já serve. rs

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

QUANDO EU CHAMEI DE SELEÇÃO o time do urubu, o GCM pos em dúvida a qualidade do elenco deles. Respondo aqui pois é uma discussão que interessa a todos nós. Em primeiro lugar, em que pese o nome, seleção não é ter a mão exatamente os melhores de cada posição ou que todos sejam craques na função. Seleção, como os fatos demonstram, é um conjunto de bons e craques que funciona em harmonia e dá resultado, caso, infelizmente, do nosso adversário. Tanto isso é verdade que, em 94, Raí e Zinho simplesmente não rendiam o que podiam num time com… Leia mais »

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Só mensurei a dita qualidade. Tem dois (talvez três) jogadores deles que jogariam aqui. Os demais, passo (pelos motivos que citei).