Aspirantes do Grêmio repetem o futebol do time principal

Nos meus tempos de repórter esportivo pelo Correio do Povo e TV Difusora/Bandeirantes (hoje conhecida como Band), tinha por hábito observar os treinos das categorias de base. Conversava muito com o grande radialista Glênio Reis, outro que gostava de ‘descobrir’ talentos e apontar aqueles que teriam mais chance de sucesso. Acertei alguns, errei outro tanto.

Foi ele, o saudoso Glênio, quem me mostrou Assis, então com uns 14 ou 15 anos, arrebentando no time juvenil, que na época empilhava goleadas. Assis, que era meia atacante, fazia 80% dos gols. Era um fenômeno. No time principal não correspondeu ao que prometia, mas teve uma carreira sólida.

São muitos os exemplos de guris que arrebentam na base e depois não confirmam. Por isso, tenho muito cuidado ao avaliar os jovens que buscam seu espaço no futebol, sabendo que eles estão num funil de onde uns poucos terão uma carreira exitosa.

Foi pensando nisso que assisti a uma parte do Gre-Nal pelo campeonato brasileiro de aspirantes, ontem, no Beira-Rio. Empate por 0 a 0, injusto para o Grêmio, que foi superior a maior parte do tempo.

Antes de falar sobre individualidades, quero destacar o que mais chamou minha atenção no clássico: o time da gurizada gremista tenta repetir o futebol da equipe principal. A gente vê que o time raramente dá chutões e lançamentos longos, optando por tocar a bola e envolver o adversário. É um time com a cara do Renato, com a mão do Renato.

Sinal de que existe um planejamento que vem da base e culmina nos profissionais. Não sei se nas demais categorias, com uma gurizada mais nova, existe igual preocupação. Imagino que sim. Espero que sim.

Essa verticalização na forma de jogar contribui muito para que o guri que se destaca na base se adapte à equipe de cima com mais facilidade, uma mão na roda para o Setor de Lapidação comandado pelo Midas Renato, sempre elogiado por Matheus Henrique e Arthur, que, em entrevistas, se mostram gratos ao mestre pelos ensinamentos recebidos.

Bem, agora vou falar apenas sobre os jovens que chamaram minha atenção. Assisti apenas ao primeiro tempo, no qual o Grêmio foi superior. Da Silva sofreu pênalti, que ele mesmo bateu. Numa verticalização que no caso eu abro mão, Da Silva consagrou o goleiro Keiller, a exemplo do que costumam fazer os titulares. Keiller foi o nome do jogo pelo Inter, salvando o time de uma derrota dentro de sua própria casa.

Gostei dos seguintes jogadores: o lateral Felipe, o zagueiro Rodrigues, o lateral Varela, o volante Darlan, e os meia/atacantes Guilherme Azevedo, Jhonata Robert e Léo Chu.

Tinha muito interesse em ver Bobsin, que entrou no segundo tempo e foi bem. Ele mostrou falta de ritmo pelo tempo que ficou parado.

Os mais promissores por essa minúscula amostragem, tirando Darlan (maestro do time) e Rodrigues, já aprovados na equipe de cima:

Guilherme Azevedo e Jhonata Robert. O primeiro lembrou o Éverton, driblador e atrevido.

VAR E COMOÇÃO RED

É impressionante o que a mídia gaúcha amplifica cada suposto erro da arbitragem/VAR contra o Inter. O foco nos últimos dias tem sido o pênalti marcado a favor do Cruzeiro, a partir do VAR. Foi pênalti. Patrick chuta por trás o pé de apoio do jogador do Cruzeiro. Um lance muito nítido, mas ainda assim a turma vermelha insiste que a arbitragem errou.

É claro que essa insistência tem um objetivo: posar de vítima para voltar a ser o queridinho das arbitragens no Brasileirão.

A direção colorada está certa, mas a imprensa deveria ao menos ser mais comedida, assim como foi quando o Grêmio restou eliminado da final da Copa do Brasil por um erro absurdamente claro da arbitragem, sem que houvesse tamanha comoção da mídia gaudéria.

34
Deixe um comentário

Please Login to comment
18 Comentários
16 Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
12 Comentaristas
COPIÃO DE TUDOgremiocampeaomundialATÉAPÉheraldolanger@hotmail.comIlgo Wink Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

O trabalho de base no Grêmio é espetacular. Espero que esse trabalho continue evoluindo e que essa filosofia de bom futebol seja parte definitiva do Football Porto Alegrense.

Quanto ao VAR, tudo normal na província. Erros contra o Grêmio em 2ª partida de semi-final de LA de 2018 e CB de 2019, EM JOGOS QUE TÍNHAMOS A VANTAGEM não tiveram auê da mídia, pelo contrário, falou-se mais nas atuações de alguns jogadores, um desavisado não saberia que o clube foi duramente prejudicado.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Nitidamente a gente percebe que o Grêmio está investindo em volantes, não consegui enxergar futebol nos laterais, e o 9 meu Deus, que jogador tosco, o zagueiro Rodrigues e o número 5 disparados os melhores do time, destaque para esse volante, elegante, passadas largas e bom passe, acho que tem muito futuro.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Frizzo, lembra em muito o Maikon 100% o n5

nelsongz
Membro
nelsongz

Além dos citados por ti, Ilgo, gostei do volante Frizzo, joga simples, mas me pareceu muito eficiente.

O Grêmio merecia ter vencido, mas além da boa atuação do goleiro colorado, o juiz deixou bater muito, sem aplicar cartões para os vermelhos. O Roberto, zagueiro 3 deles, principalmente, bateu muito e forte o jogo inteiro é só levou amarelo no finalzinho do jogo.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, assisti o jogo inteiro e vimos as mesmas coisas e ações do Grêmio, pois o Darlan e o Guilherme Azevedo jogaram de Fatiota como dizia o meu saudoso pai, e os demais citados aí fizeram um jogo inteligente de muito toque de bola sempre visando o ataque onde o Da Silva destoou de todo o time. Que avante ruinzinho. Muito bom que o Alexandre Mendes, Deco nascimento, Signorelli e até o Bolzan estavam presentes nesse bom jogo dos guris no campo deles, pois realmente mostrou que nossa base está bem administrada com uma sintonia boa entre os treinadores Thiago… Leia mais »

seu Algoz
Membro
seu Algoz

Muito bem frizzado Ilgo.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Humberto, não esquece de avisar o Odorico que a massa quer ele de volta em 2020 para comandar o futebol, hein !!!!!

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

O frizzo joga igual ao Maikon.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

André no banco…
Começamos o jogo com 11.
Ufaaaaa….

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Mais um pênalti não marcado a nosso favor.
Incrível isso…

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Ridículo. Esse aí não tinha como não marcar. É a casa bandida.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Nem precisava de analise do var.
Uma vergonha isso…

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Outro pênalti sonegado. Não sei mais o que falar sobre o VAR.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

ET, nem precisava do VAR, e aquele abestado do Carlos Eduardo Lino do canal Premiere teve a cara de pau de dizer que Pepê dobrou o joelho onde o lance foi realmente claro demais. Bah.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Em homenagem a casias, que voia

Marcelo
Membro
Marcelo

Qual o motivo para tirar o Luan deste jogo? Primeiro critica o cara na coletiva e depois o tira de campo mesmo com ele jogando bem.
O Ceará agradeceu e melhorou muito no jogo depois dessa troca sem noção.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Também achei errada a saída dele, pois vinha bem no jogo e vejo que evolui a cada partida retomando seu ritmo.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Tem que ver as questões físicas também, de repente “por estar bem no jogo” foi sacado.

Contra o Fla tem que estar na ponta dos cascos.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Parece que vai ter golpe, parece aue o maionese cai. Hahaha

Marcos Leão
Membro
Marcos Leão

Inter anuncia interesse em Guardiola e Klopp. Contrata The End Moreira.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Se contratasse o mineiro do gerúndio banguela ia ser hilário. DescENO a tabela na velocidade da luz.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Ficha 1 = Thiago Nunes; Ficha 2 = ROGER MACHADO!!!

Thiago Nunes, nunca te pedi nada!!!

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Argel, Maionese, Grêmio, Maicon, VAR ….. Segue Argel sendo o Rei do escape da segundona, pois com “pesinho no chão” passou o trator no time do aterro da bera vala deixando Maionese meio azedo e balançando no fio do pavio. Amanhã ele cai. Enquanto isso, o Grêmio fez um treininho dois toques com muita qualidade sob o comando do Mestre Maicon sem muito esforço, se poupando com Luan evoluindo gradativamente, e com boas participações de Brás, Geromel voltando bem, e mais o Tardeli e Pepê com muita intensidade. O Ceará fez uma marcação alta e forte o tempo inteiro dificultando… Leia mais »

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Espero que as finanças do clube estejam controladas. O que me faz respirar tranquilo nesse quesito é que confio 110% no Bolzan, pode até contratar uns caneludos (que não é ele quem contrata e sim o vento enquanto o Enfeite deu uma saidinha pra ver se o ar-condicionado está bom ou a Luciana está com calor/frio) mas pelo menos é responsável com o cofre.

Só… que história é essa de Cavani?

nelsongz
Membro
nelsongz

O primeiro tempo do Grêmio foi muito bom. Podia ter terminado 3 a 0, se o pênalti no Pepê tivesse sido marcado e se um jogador do Grêmio não tivesse dormido no lance que originou a falta e depois o gol do Ceará ( não identifiquei quem foi). Segundo tempo meio morno, mas aconteceu a jogada mais bonita, uma troca rápida se passes que terminou com o Luan recebendo livre dentro da área, mas chutando por cima do travessão (merecia ter feito o gol, para coroar sua atuação, que foi muito boa). Geromel voltou muito bem, Maicon também foi bem,… Leia mais »

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Luan é o craque do 38tão. Como joga bola este guri. Enquanto outros “craques” geram una bigorna, Luan brinca de fazer jogadas bonitas e cadenciar o jogo.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Ler os moranguinhos implorando por Felipão é hilário!!!!

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/19,859,2452599,Felipao-Gostaria-de-encerrar-a-carreira-no-Gremio-.html

O CARA É GREMISTA ASUIHDAUIDAUHIUHUHIEFUIFIAFEHFAEIUIUH AJOELHA E CHORA PERANTE O PAI!!! Quem sabe assim a gente não fica com pena e empresta pra vocês ganharem alguma coisa como fez o Koff por piedade em meados da década passada, filhotes!!

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Meu prezado, não esqueça que a Olga mulher do Dom Scollari é colorada, é só lembrar daquele gol do Dunga em 1999. Pense nisso.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Muito difícil. O Scolari já falou que não treinaria eles nem o Corinthians (por causa do Palmeiras). Eu lembro dessa declaração e alguns moranguinhos indignados com os primeiros lembraram também. E eu lembro BEM daquele jogo (eu tava secando com todas as forças)… foi cagada mesmo (e depois o finado Amoretty mandou apagar a luz). P.S.: O Paulo Nunes falou mais sobre esse jogo uma vez. O Palmeiras não só estava cumprindo tabela no próprio Campeonato Brasileiro como também com a cabeça na disputa do Mundial contra o Manchester. Eles só começaram a correr depois do gol do Dunga aos… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Também lembro de tudo isso, mas será que para agradar a Dona Olga no fim de carreira ele não dá esta prova de amor à patroa ????? (kkkkk)

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Que frangasso do pv

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

TRÊS PIADAS PRONTAS:

Tite: “Não bajulo jogador”…

Neymala: “Carrego o time nas costas”…

Renato: “André é perseguido”…

KKKKKKKKKKKK!