Grêmio e Flamengo: equipes parelhas fazem o jogo do ano

Depois de alguns dias de excitação por parte dos técnicos Renato e Jesus, dos jogadores, da mídia em geral (em especial a ufanista do Rio), e dos torcedores dos dois clubes, eis que todos evitam excessos verbais e até mudam e atenuam discursos sobre quem é o melhor do país no momento.

Um recuo estratégico que será mantido e até reforçado à medida em que a hora do grande confronto do ano no futebol brasileiro vai se aproximando. As provocações foram deixadas de lado. O discurso agora é de moderação e respeito ao adversário. Os falastrões silenciam. Não é fácil, mas eles conseguem se segurar pelo menos até o final do primeiro jogo, no vestiário.

Afinal, quem é o melhor? Grêmio ou Flamengo?

Na minha opinião, o Grêmio tem o melhor futebol, apesar do crescimento do time carioca desde a chegada de Jesus, que conseguiu arrumar a casa da Gávea, normalmente bagunçada.

Os dois jogos desta semifinal verde-amarela da Libertadores vão apontar o melhor time do momento, e isso é o que interessa. O time de melhor futebol é o Grêmio, embora o pessoal do centro do país em sua maioria pense diferente. Essa turminha dos programas de TV chega a babar quando fala sobre o ‘mengo’. Para a maioria deles, a classificação do time carioca é uma questão de tempo, cumprimento de tabela.

É muito mais desejo do que uma análise sensata e isenta. A paixão, a gente sabe, fala mais alto, empana as ideias.

Não há dúvida de que são duas grandes equipes, ambas vocacionada a buscar o gol de forma constante. São times equivalentes. O Flamengo pode ter mais qualidades individuais, mas o Grêmio tem mais entrosamento (e também excelentes jogadores).

Um entrosamento forjado na prática, em três anos de uma cultura de futebol implementada por Renato Portaluppi que por vezes dá show e ainda conquista grandes títulos.

Não vou ficar em cima do muro: se tudo ocorrer normalmente, sem interferência da arbitragem e do VAR (sistema que parece programado para não dar pênalti a favor do Grêmio, como aquele contra o Athétido PR), o duelo será vencido pelo Grêmio.

Então, Flamengo, CBF, rede Globo e mídia carioca em geral, terão de se contentar com o título do Brasileirão/2019. Está de bom tamanho.

PREPARAÇÃO FÍSICA

Em tese, o Flamengo chega mais desgastado fisicamente em função da política de não dar moleza para seus jogadores. Muito diferente do que faz Renato há três anos. A rigor, o Grêmio fica com a obrigação de correr mais que seu adversário, que já mostrou fadiga no empate por 0 a 0 com o São Paulo, sábado.

Agora, se ainda assim, o Flamengo correr mais, será hora de repensar essa estratégia do Grêmio e de outros grandes clubes do país de poupar seu time titular tão seguidamente e de forma tão radical.

INDIVIDUALIDADES

Uma rápida avaliação dos jogadores do primeiro confronto:

Goleiro: empate

Laterais: os dois do Flamengo

Zagueiros: os dois do Grêmio (ainda mais com Geromel)

Volantes: Michel e Matheus Henrique x Arão e Gérson: EMPATE

Meias: Alisson, Luan e Diego Tardelli X Arrascaeta, Éverton Ribeiro e Bruno Henrique: EMPATE

Atacante: Éverton x Gabriel – Éverton.

Quer dizer, dois times muito bons nas individualidades.

40
Deixe um comentário

Please Login to comment
15 Comentários
25 Respostas
2 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
13 Comentaristas
Marceloregahcp@gmail.comRicardo de CruzeiroLucascassiogomespf@hotmail.com Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, nesta análise aí dos desgastes que você se referiu, eu prefiro o Grêmio poupador mesmo achando que existe algum exagero em “certos momentos”, aí, analisando que estou fora da rotina dos treinos e percurso dos atletas nas suas avaliações, e quem está lá dentro vive cercado de tecnologia, dados, resultados e uma grande equipe capacitada ….. ….. eu aceito os procedimentos do Grêmio, pois um time que chega em 3 semi-finais de LA em 3 anos seguidos + 3 da CB em 4 anos além de figurar 3 x no G.4 em 5 anos ganhando as Taças que o… Leia mais »

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Nunca fui bom em geografia mas que eu saiba a Alemanha é só um pouco maior que o RS em território. Usei a Alemanha de exemplo. Quantos e quais países dentre os que tem representatividade no futebol são muito maiores? Que eu saiba, nenhum. As ligas na Inglaterra, Alemanha e Espanha não tem jogo no meio da semana. Não tem estadual pra atrapalhar calendário, só se joga de 7 em 7 dias. Citar isso aí como parâmetro pra qualquer coisa é colocar um elefante pra voar, ou seja, sem pé nem cabeça. E o Real Madrid, líder no ruralito da… Leia mais »

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Comentário inapropriado

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

No panchão é comum jogadores dos grandes no intervalo irem nas suas casas tomar um café no intervalo dos jogos e voltarem pro segundo tempo.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Meu caro, há pessoas que usam as ligas européias como argumento na questão da preparação física. Não há como comparar as realidades que citei. Outrossim, os grandes da Europa ficam com a nata. Já teve um treinador, acho que foi o Mourinho mas não tenho certeza, que disse numa entrevista que não joga com atleta depois de certas lesões (ainda que o mesmo se recupere). Assim fica muito fácil distorcer diversas variáveis e num texto simplista arguir levianamente que os europeus não poupam e tem poucas baixas. Acho bastante apropiado meu comentário justamente pra tentar colocar só algumas das gotas… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Concordo contigo, GCM, e em cada país citado aí na geografia da Europa “de ponta” existem 1, 2 ou 3 grandes times somente que brigam e disputam todos os anos, pois a maioria dos seus rivais são apenas coadjuvantes, e como disse um “sábio” recentemente por aqui, são iguais aos testículos que participam sempre, mas não entram nunca.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

E no dia que as copas dos países europeus darem vagas direta pra champions, tchau ruralitos.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

River ganhando do boca 1×0 com auxílio do var.
Incrível como o river tem lances analisados pelo var frequentemente.
Sera que Alisson é duvida pra amanhã? Se sim complica ainda mais….

Marcos Leão
Membro
Marcos Leão

Esse Boca de Pelotas jogou uma bolinha horrorosa tbm. Primeiro tempo foi duro de ver

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Marcos, o Boca é um Leão dentro da Bombonera, mas vira um gatinho de rua dentro do Monumental. Também achei que jogaram nada, River mereceu 2×0.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

O MUNDO PARALELO DA PADRE CACIQUE: Alguns torcedores são lúcidos. A flauta é sadia e provocativa e até por isto estou respondendo no nosso espaço. Todavia, não existe flauta dentre os seus. Existem as provocações mas não as flautas. Quando chamamos o estádio deles de bergamota, é flauta. Quando chamamos de Aterro, NÃO é: está construído sobre área aterrada do lago Guaíba, tanto e quanto a chamada “Rua da Praia” no Centro Histórico, um dia, foi REALMENTE a “rua da praia”. Houve um aterro de fato, e por isto, provocação à parte, é fato. Flauta é chamar de bergamota e… Leia mais »

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

2 palavras ,para bens

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Bah, GCM ….. tu demoliu todos os colorados se dirigindo a esta tal Sr(t)a Mari com um conteúdo riquíssimo em apenas 100 à 105 linhas. Show.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Então quer dizer que a Fox terá dois canais pra a transmissão? Um ‘isento’ e outro para os flamenguistas. heuheuh
Que euforia.
Já vi um programa sobre Flamengo e River, Flamengo e Liverpool, Flamengo e Seleção brasileira… MELDELS.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

ET, nossa classificação à final desta LA “fará ou faria” esses caras descerem deste pedestal de bambu recheado de cupim, que desmorone já hoje a noite para baixarem essa bola deles.

Oremos ….. !!!!!

Marcelo
Membro
Marcelo

Lá vai a minha análise, Ilgo:

Goleiros:
Paulo Victor x Diego Alves: empate

Laterais:
Os dois do Flamengo

Zagueiros:
Os dois do Grêmio (mesmo sem Geromel)

Volantes:
Michel x Arão: empate
Matheus Henrique x Gérson: empate

Meias:
Alisson x Éverton Ribeiro: Alisson
Luan x Arrascaeta: Arrascaeta

Atacantes:
Éverton x Bruno Henrique: Éverton
Tardelli X Gabigol: Gabigol

Quatro vantagens para cada time e 3 empates. Confronto realmente muito equilibrado.
Tudo vai depender do quão inspirados estarão os protagonistas dos times nestes dois jogos.
Eu vejo o Grêmio mais focado e interessado nessa competição. Por isso acredito que avançaremos para a final e o Flamengo, livre do compromisso com a LA, será campeão brasileiro.

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

-DO JEITO QUE A BANDA toca, tudo indica que teremos revanche contra os Millonarios na final. Veremos. – Ao contrário dos amigos aqui, me preocupo quando o VAR se omite, como no ano passado, semi-final da Liberta, e quando o árbitro ignora o VAR e o que mostra a TV, como neste ano, semi-final contra o CAP. Ou seja, VAR omisso e árbitro “caseiro”. – Sugestão para a IVI: FAzer como a Fox, que no Foxsports 2, vai mostrar o jogo voltado para os rubro-negros, com presença de Zico e ex-atletas. Em suma, um jogo parcial e escancarado,como a IVI… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, seguindo o debate com a galera na parte referente ao VAR nesse post e também com tuas pontuais opiniões, agora está evidente, pois no começo do VAR o narrador não chamava o Sálvio, PC Oliveira, Ricci, Gaciba & Cia antes da análise do árbitro de campo, e podes notar que “durante” a avaliação à beira do campo, os integrantes desta confraria já ficam falando o que acham e o que viram, e, todas as decisões do árbitro de campo é tomada em sua maioria de 90% com base no que dizem o pessoal do estúdio da rede transmissora e… Leia mais »

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Acho que o Michel faz um de fora da área, vai ser jogo duro, gramado molhado, tem que chutar mais de longa distância. Meu palpite é 2×0.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

A cabine Fox 2 ou cabine do VAR?

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Nunca pensei que isso fosse possível mas tem torcedor rival que parece mais nervoso que eu com o jogo.

Ô louco!

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Nao estamos jogando bem.
E Paulo Vitor falhou no lance do gol anulado.
Ta tenso.

Marcelo
Membro
Marcelo

Por enquanto tá barato pra gente. Não jogamos nada nesse primeiro tempo.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Ja eras.
Galhardo muito ruim.
Pv nao ta legal hj….

Lucas
Membro
Lucas

Fiquei apavorado, chegou a ser constrangedor.
O melhor do time do Grêmio foi o Pitana.

Ricardo de Cruzeiro
Membro
Ricardo de Cruzeiro

Também fiquei *agado.Mas o melhor do Grêmio foi o Luan e o nosso gol foi um gol de …GRÊMIO.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

A facilidade que teve o Flamidia pra finalizar é algo que preocupa muito.
Me decepcionei com a postura na etapa inicial.
Na segunda etapa a coisa mudou, time mordendo, começou a marcar, Everton caindo pelo meio, Luan buscando o jogo, MH trabalhando melhor a saída de bola.
Veremos o que o Renato consegue fazer pra ajustar a equipe.

Marcelo
Membro
Marcelo

Eu acho que o Flamengo cansou.
Por isso tivemos uns minutos de superioridade.