Poupador x Perdulário na decisão da Libertadores

Estamos a três dias do jogo do ano. Um jogão. Não é nenhum jogo do morosão, que mais uma vez não tem a dupla disputando o título. Triste. Muito menos algum jogo da Copa do Brasil.

O torneio acabou decidido por dois times medianos, um deles ocupando indevidamente o lugar que seria do Grêmio não fosse uma aberração da arbitragem.

Grêmio x Flamengo é o jogo do ano, e não tem conversa. No Brasileirão não haverá um jogo como esse.

Além de decidir quem irá para a final contra os amigos do rei, River e Boca, o confronto vai apimentar o debate sobre poupar ou não poupar jogadores, priorizando esta ou aquela competição.

Temos de um lado, o Poupador; de outro, o Perdulário. Todos sabem quem é um e quem é outro.

Renato, a exemplo do ano passado, exagerou em sua política de poupar titulares, mas está na semifinal da Libertadores, com amplas condições de ir à grande decisão no Chile.

É preciso salientar, contudo, que Renato não é o único a poupar titulares. Mas nenhum supera o Renato também nesse quesito.

Sou a favor da estratégia renatista, mas contra o radicalismo. Renato poderia ter sido mais moderado. Hoje, o Grêmio teria melhor classificação no Brasileirão. Mas estaria na semifinal da Libertadores? Desconfio que sim, mas nunca saberemos realmente.

Já o Jesus não quer nem saber. Manda a campo o time titular. Será que ele consulta seu staff da área médica e da preparação física? Renato parece que sim. Ou a ideia de colocar um time inteiro de reservas e até jogadores do terceiro escalão é sua, independente de parecer de sua equipe técnica?

No sábado, o Flamengo jogou com seus titulares. Os laterais titulares ficaram no banco, entraram no segundo tempo. Aliás, Rafinha e Filipe Luís estão fazendo a diferença. O jogo terminou em 0 a 0, e o técnico português meteu a lenha na forma de jogar do São Paulo.

Neste domingo, Renato voltou a abusar de reservas e dos reservas de reservas. Quem agradeceu é o Fluminense, que acabou vencendo e se afastando da zona de rebaixamento. O Flu ganhou seis pontos em cima do Grêmio. Isto é que é amigo.

Esse tipo de coisa contribui para liquidar com a tese de que o Brasileirão aponta o melhor time do futebol nacional. Além desse lance tipo o deste domingo, há os clubes que vendem o mando de campo, um absurdo que favorece basicamente os times cariocas.

Bem, mas será que Renato, na situação de seu colega Jesus, liderando o Brasileirão, escalaria também sua força máxima mesmo diante de uma decisão de Libertadores? Acho que sim, mas não ponho minha mão no fogo.

E Jesus, distante da ponta de cima, não pouparia os titulares pensando apenas no título que ainda poderia conquistar, a Libertadores?

São questões que precisam ser consideradas nesse debate.

O JOGO

Por fim, o Grêmio merecia um empate. No primeiro tempo, perdeu duas chances claras, uma com ele, o folião da madrugada, outra com o Thaciano. No segundo tempo, dois lances de penalidade. Como sempre, na dúvida contra o Grêmio, parece ser a regra geral.

Mas quem manda a campo um time de reservas e abre a creche sabia muito bem que um resultado melhor contra um Flu de titulares seria muito difícil. Pediu, levou.

O Grêmio jogou com um time que podemos apelidar de ‘chama derrota’, sem contar que de novo jogou com um a menos, se é que me entendem.

Para concluir, gostei do Ferreira, um atacante perigoso, que não tem medo de ser feliz. Eu o deixaria no banco contra o Flamengo. Feliz pelo gol de Patrick, que ganha mais moral e também pode figurar no banco na quarta-feira.

Ah, nunca esquecendo que muito time grande ficou pelo caminho. Restaram dois: Grêmio, o melhor time do Brasil, e o Flamengo, o segundo melhor time.

34
Deixe um comentário

Please Login to comment
13 Comentários
21 Respostas
1 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
14 Comentaristas
Grêmio SempreCOPIÃO DE TUDORodrigo Mellonelsongzheraldolanger@hotmail.com Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
Ricardo de Cruzeiro
Membro
Ricardo de Cruzeiro

Lindo dia de sol,ligo a tv e lá estava aquele que não conta.Desliguei e fui curtir o domingo

matiassmp@hotmail.com
Membro
matiassmp@hotmail.com

Ferreira não está inscrito na LA. Dos garotos, somente o Patrick está.

nelsongz
Membro
nelsongz

Léo Moura voltou muito mal. Dá para dizer, até, que o Grêmio jogou com nove.

regahcp@gmail.com
Membro
regahcp@gmail.com

Léo Moura é ex jogador, infelizmente.
Sem força, sem velocidade, tem tecnica ainda, mas sem vigor não tem como ser profissional.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Estou contigo regahcp,pois veieira não se cura.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Depende do vinho e do local da adega. (kkkkk)

nelsongz
Membro
nelsongz

Time reserva, gols perdidos, dois pênaltis a favor não marcados, perdeu, mas poderia ter vencido. Passou, agora é Libertadores, vai ser difícil? Sim, o time do Flamengo tem bons jogadores, os dois laterais são bem melhores do que os nossos, mas, dentre outros, temos Éverton, temos a boa fase do Luan voltando, no geral há um certo equilíbrio técnico entre os jogadores, mas acredito mais no nosso conjunto, no nossos técnico, na vontade de ganhar esta Libertadores. Vamos derrotar o Flamengo nos 180 minutos, talvez sejam duas vitórias, rumo ao Tetra.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Nelson, tudo perfeito, estou otimista e muito esperançoso também pelo conjunto da obra, mas tem o VAR, “não te esqueça”. É dose.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Ilgo,acho que o título do blog ficou a desejar,aja visto que um poupado ganhou a copa do Brasil e que só não colocou o time reserva em alguns jogos como em um campeonato inteiro.
Por exemplo,nossos jogadores de ontem estavam todos descansaditos, ok. Fim da discussão

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Bah, essa foi “na lata” como dizia aquele inútil profeta do apocalipse.

Marcelo
Membro
Marcelo

Olha que para perder para o Fluminense com a zaga reserva (os titulares foram expulsos no jogo anterior contra o Santos) e mais o Ganso e o Nenê no time, só fazendo muita força mesmo. Ou entregando os pontos aos “amigos” como sugeriu o Ilgo. Uma câmera mostrou o Renato sendo abraçado e festejado pela comissão técnica do Fluminense na volta do intervalo. E não é pra menos pois os cariocas têm apenas 6 vitorias no campeonato, sendo duas delas sobre o Grêmio. Piada!

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

Bem lembrado. Duas vitórias graças a nossa generosidade. É de matar!

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Sei que é utopia de minha parte, mas seria bom que a rivalidade dos clubes ficasse somente para os torcedores, que as diretorias dos clubes fora do eixo, se unissem e boicotassem esse BR, queria ver eles transmitirem o torneio Rio x São Paulo. Temos força se juntarmos as regiões: sul, minas, nordeste, dá pra dar um baita susto nessa corja da globolixo e cbfla, é o único jeito deles pararem de nos garfear. Sabe quando algum time fora do eixo vai ser campeão, somente quando se dedicar unicamente ao BR, e olha lá.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Gaiteiro, tua idéia é genial, mas não te esqueça que sem a grana da TV bosta tudo fica ainda pior do que já está, mas vejo que caminhamos para isso e que Romildo já visualizava esse futuro ANTES de assumir em 2015. Oremos ….. !!!!!

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

E o VAR na quarta – feira …? ja chega a me dar calafrios .

nelsongz
Membro
nelsongz

O que eu mais temo nos confrontos do Grêmio são os erros de arbitragem. Para sermos campeões vamos ter que passar por cima destes eventuais erros, com ou sem VAR.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Concordo contigo, para nós sempre foi e será assim. Bah.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Véio, o Grêmio “foi tirado” de duas finais importantes pelo VAR, na LA 2018 e na Copa do Brasil 2019, isso ficou visível demais. Me preocupa.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Até que enfim achei o futebol de alguns especialistas incluindo nosso ex-treinador: https://www.youtube.com/watch?v=wrtKc1ZtrGQ

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Kkkkk, no VAR o Ilgo. Kkkk

Lucas
Membro
Lucas

A CBF foi sacana com o Grêmio, eles fizeram jogo único no sábado e o Grêmio no domingo, ficamos com menos tempo para descansar.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Se o Fluminense escapar, deve agradecer ao Gremio. Torço muito para que o Cruzeiro caia. Mas voltando ao Flu, os clubes devem olhar bem seus contratos, eles caindo irão buscar virada de mesa, a Portuguesa se terminou e estas pragas estão aí bem tranquilas.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Tenente, no jogo dos 4×5 achei que o Grêmio estava mais perto de fazer 4×0 do que o FlorminenC fazer o 1º, aí, o Júlio César deu aquele presente que fez a maionese desandar daquele jeito, que pena.

No último domingo também vi nosso time reserva bem agudo onde tivemos 7 bolas no jogo sendo 4 chances claras e o Flu apenas 3 fazendo 2 gols onde o Nenê errou aquele chute tão cedo porque se ele “acerta”, a bola sairia pela linha de fundo. Coisas do futebol.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, sobre o lado poupador & perdulário que você se referiu, eu prefiro o poupador mesmo achando que existe algum exagero em “certos momentos”, aí, analisando que estou fora da rotina dos treinos e percurso dos atletas nas suas avaliações, e quem está lá dentro vive cercado de tecnologia, dados, resultados e uma grande equipe capacitada ….. ….. eu entendo os procedimentos, pois um time que chega em 3 semi-finais de LA em 3 anos seguidos + 3 da CB em 4 anos além de figurar 3 x no G.4 em 5 anos ganhando as Taças que o Grêmio ganhou… Leia mais »

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Bá tchê, pegando fogo nos treinos dos colorados com briga entre Guerrero e um zagueiro da base ou reserva, sei lá. Os ânimos alterados e salários atrasados deixaram elas descontroladas. huahuahua No Cruzeiro a torcida invadiu o treino hoje Abelão vai ter trabalho pra arrancar acertos e ânimo daqueles mercenários Fred, Dedé, Thiago Neves, Robinho, Egídio. Tinha uns caras aqui da kombi do Ilgo que queriam no Grêmio o Thiago Neves, Dedé, a volta do Edilson pé de vidro e até do Gil entregador de gols do Corintias. Como que pode? Agora pra nós é tudo Grêmio x CBFla como… Leia mais »