Grêmio crescendo na hora certa

O Grêmio está crescendo na hora certa. É o que a gente percebe tanto pelas quatro vitórias seguidas, culminando com os 6 a 1 desta noite, na Arena, sobre o sofrido Avaí, como pelo nível das atuações.

Algumas individualidades estão crescendo com o coletivo. Exemplo: Galhardo, que tem demonstrado personalidade quando vai ao ataque, inclusive participando de gol. Sem Leonardo, a posição é dele, embora Léo Moura tenha voltado muito bem.

Outro que segue em ascensão é Diego Tardelli, um meia atacante que precisa de parceria inteligente e de boa técnica para desenvolver seu futebol. O gol que abriu a goleada foi dele, e veio após uma troca de passes que envolveu a marcação.

Tardelli ganhou a posição para esta reta final da Libertadores. Luciano, que marcou um golaço após bela trama ofensiva, mostrou que pode ser opção no decorrer do jogo, mas nada além disso.

Vale o mesmo para André, que Renato mandou a campo pela primeira vez depois da informação sobre as festas do centroavante. André aproveitou um lançamento precioso de Éverton (o guri tem um repertório inesgotável, por isso será eleito o melhor do mundo em 2020) e cabeceou para a rede, bonito gol.

É com alegria, e alívio, que vejo David Brás na zaga, substituindo o grande Geromel com competência. Brás voltou a marcar e a mostrar que é um zagueiro confiável, coisa que o time não teve no banco na decisão contra o River Plate por absoluta imprevidência, e que acabou pagando caro por isso.

Até o instável, mas sempre muito participativo Bruno Cortez, se mostrou mais eficiente nesse jogo contra o Avaí, e até fez um gol, o seu segundo com a camisa tricolor. Depois do gol, ele melhorou no jogo, ganhou moral e confiança.

O mais importante é, sem dúvida, o crescimento de Luan. Marcou um belo gol e participou ativamente da partida e sempre com aquela qualidade que fez dele o melhor das Américas em 2017. E Luan volta a ser Luan em boa hora por causa da lesão de Jean Pyerre.

São detalhes que indicam que o Grêmio vai para as decisões contra o Flamengo com amplas condições de vencer o duelo.

O Flamengo do técnico Jesus está muito bem, mas quem conhece um pouco de futebol sabe que Renato tem razão: o melhor futebol é do Grêmio.

No mais, está chegando a hora do primeiro jogo. O momento é de compenetração, foco, seriedade, nada de declarações que possam dar munição ao adversário.

Por fim, cabe um trabalho em relação à arbitragem, que será argentina. Espero que com juiz de fora o ‘Gabigol’ apite menos o jogo, coisa que ele anda fazendo livremente no Brasileirão.