Grêmio em mais um desafio do tamanho de sua história

O Grêmio tem um desafio do tamanho de sua história, de sua tradição: reverter a vantagem do Palmeiras e buscar a classificação à fase semifinal da Libertadores, paixão maior do torcedor gremista.

Não é nada fácil, porque o time paulista foi agraciado com uma semana de descanso para recuperar suas energias e vir a mil, aproveitando ainda o fator local, o Pacaembú.

Até nisso o Grêmio não deu sorte. Poderia pegar um Palmeiras nas mesmas condições do Flamengo, adversário colorado na luta por uma vaga. O time carioca vem amontoando jogos com os titulares. Agora mesmo vem de uma viagem à Fortaleza.

Sem essa história de poupar jogadores, posição adotada pelos principais clubes e técnicos do país do futebol, com base em dados científicos – é o que se diz -, a partir de análise do sangue, pareceres de fisiatras e preparador físico. É nisso que se apegam nosso técnicos, até com fundamento.

INRI CRISTO?

Pois o técnico Jesus vai de encontro a tudo isso. Penso que ele ainda não se tocou da importância do torneio continental. Caso contrário teria poupado alguns titulares ou todos no confronto com o Ceará. É o que fariam seus colegas brasileiros.

Se a opção de Jesus der certo e ele despachar um Inter descansado e extremamente mobilizado em pleno Beira-Rio, será preciso rever o planejamento dos grandes clubes.

Assim como um português descobriu o Brasil, outro português pode se tornar um marco, um divisor de águas no futebol brasileiro. Antes e Depois de Jesus.

Se ele fracassar e o Flamengo for eliminado mesmo com a vantagem de 2 a 0, Jesus terá de rezar em outras paragens.

E talvez seja até confundido com Inri Cristo, personagem que em outros tempos ‘levitava’ de programa em programa de televisão, e que hoje anda esquecido.

À ESPERA UM MILAGRE

Por falar em Jesus, a verdade é que o Grêmio precisará quase de um milagre para superar o Palmeiras e continuar na Libertadores.

Felizmente, Luan e Tardelli estão crescendo ainda a tempo de se tornarem protagonistas. Ambos têm sido coadjuvantes. Chegou a hora de eles desequilibrarem a favor do Grêmio. Qualidade para isso eles possuem.

Acredito muito que se a classificação vier será através dos pés desses dois talentos do time. Eles podem fazer a diferença.

Tenho fé. Se o jogo for decidido com lisura, sem interferências inidôneas, acredito muito na vitória e na classificação.

Time para superar o poderoso Palmeiras o Grêmio tem.

Acreditar sempre, é o nosso lema.