Vitória do time B alivia a pressão e dá mais moral para a decisão de terça

Depois de cinco jogos sem vitória no Brasileirãããão- mais longo que esperança de pobre -, o time B do Grêmio conseguiu vencer, batendo o time misto do Atlético Paranaense, na Arena, por 2 a 1.

O Grêmio venceu como poderia ter perdido ou empatado de novo, porque foi instável, inseguro e inconfiável mais uma vez. A diferença agora é que o time foi objetivo e vertical nas jogadas, e soube aproveitar o erro iniciar do adversário.

Aos 3 minutos, Thaciano roubou uma bola no meio de campo e lançou Luan. Na disputa, Luan perdeu, mas o zagueiro Léo Pereira vacilou. Tardelli apareceu de surpresa e deu um toque rápido e curto para Luan, que concluiu com aquela categoria que Deus lhe deu e Renato ‘Midas’ Portaluppi lapidou (brincadeirinha…).

Luan, muito em função do gol, cresceu, mostrou vontade e disposição, além de boa técnica. Saiu de campo aos 47 do segundo tempo, numa iniciativa do treinador para que o jogador pudesse receber o carinho da torcida, que gritou seu nome com entusiasmo. É também assim que se recupera um jogador.

Com a desvantagem, o Atlético viu-se na obrigação de atacar. E atacou, aproveitando os passes errados do time tricolor. Criou algumas chances (Júlio César esteve perfeito) até chegar ao empate, aos 2 minutos do segundo tempo.

Cirino, um velocista que lembra um tipo de motoqueiro que gosta de ultrapassar por tudo que é lado, passou de viagem por Paulo Miranda e cruzou para Rony marcar um golaço. Rony, aliás, foi o melhor do jogo na minha opinião.

O Atlético ainda festejava quando, aos 6, Thaciano, vindo de trás como costuma fazer, aparou cruzamento preciso de Galhardo e cabeceou sem chance para o goleiro Santos, outro que foi bastante exigido.

Thaciano a cada jogo firma-se como um reserva importante, capaz de executar várias funções no meio de campo, sempre com boa resposta. É um jogador muito útil que busca seu espaço sob a orientação do mestre Renato.

O Grêmio sofreu para manter a vantagem. No momento que o adversário mais pressionava, apareceu uma chance de ouro para ampliar. Patrick, que recém havia entrado no lugar de Luciano (esforçado no jogo, mas pouco efetivo), recebeu pela esquerda, driblou e foi calçado dentro da área. Pênalti. Tardelli cobrou mal, fraco e telegrafado, tanto que Santos abafou a bola sem maior esforço.

O gol aliviaria o time e daria mais moral para Tardelli, que ainda não mostrou todo o futebol que o levou a ser contratado.

É possível que essa vitória eleve o moral do time B, que até agora não havia vencido um jogo sequer no campeonato. O resultado, é certo, dá um pouco mais de tranquilidade ao clube para dedicar-se aos jogos da CB e da Libertadores.

Algumas observações finais:

Júlio César está mostrando que é um bom goleiro, um reserva do nível do titular. A dupla de área deu alguns sustos. Gostei mais do Braz.

Os laterais mostraram que a reserva lhes cai bem.

No meio de campo, destaque para Thaciano. Rômulo foi discreto, guardou posição para liberar Thaciano, um volante/meia com vocação para entrar na área a todo instante.

Na frente, uma preocupação. Pepê há alguns jogos vem encontrando dificuldade para driblar e também para discernir qual a melhor jogada, a melhor opção. Isso é natural principalmente com jogadores mais jovens. O fato é que Pepê caiu de rendimento e isso reflete muito na capacidade ofensiva da equipe. Ele compensa com vontade a aplicação tática, o que é pouco para o seu potencial.

Libertadores

Um duelo de titãs na terça-feira. Acredito muito na vitória e na classificação. Se o Grêmio jogar tudo o que já jogou e o Palmeiras continuar tão dependente de Dudu, a vaga é muito possível.

De novo, minha preocupação maior não é com Felipão e seu grupo milionário, e sim com a arbitragem.

Repito o que escrevi antes da derrota por 1 a 0 na Arena: com uma arbitragem isenta e idônea, dá Grêmio.

38
Deixe um comentário

Please Login to comment
11 Comentários
27 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
9 Comentaristas
COPIÃO DE TUDOWilson SantosIlgo Winkgremiocampeaomundialcassiogomespf@hotmail.com Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

“Thaciano a cada jogo firma-se como um reserva importante, capaz de executar várias funções no meio de campo”

Inclusive na do mestre Maicon…rss

henrique martins
Membro
henrique martins

Acho que estou ficando com problema de visão, pois eu vi o Taciano dar o toque para o Luan marcar o gol.

Luan é indiscutivelmente um dos melhores jogadores do Grêmio, não pode ser banco nunca. Acho que ele precisa de ritmo de jogo para manter o bom rendimento, jogando uma vez por mês ele vai oscilar muito e se desmotivar.

Mas o que interessa é terça, espero uma grande partida.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Eu espero uma partida de merda, horrorível, pior que Binter x Paraná — DESDE QUE O GRÊMIO VOLTE CLASSIFICADO!!!

Sou gremista, não “esteticista de futebol”. Pra isso eu fico vendo jogos do Ajax, Holanda e Hungria. Pro meu time eu quero TAÇA, o resto é conversa fiada!

O segundo colocado em qualquer competição é sempre o primeiro colocado da lista de PERDEDORES.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Com todo respeito, torce pro Grêmio cara, não pro “futebol”. Na verdade tu torce pra quem quiser mas às vezes fico com a impressão que a pessoa até quer torcer pro time, é gremista, mas não se dá conta desses “detalhes”.

EDIT: A não ser que com “grande partida” tu tenha se referido a isso. É que nesses dias de hoje tem tanta frescura no futebol que a gente já sai vacinado.

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

Normalmente ganhar é consequência de jogar bem. Por grande partida eu entendo o Grêmio jogar bem e impor seu jogo, o que aumenta muito a chance de vencer fazendo mais que um gol (lembremos. 2 a 1 nos classifica, 1 a 0 leva para os pênaltis). Se for um jogo horrível, em que o. Grêmio entrar no antijogo do Palmeiras, a chance de eliminação é muito maior.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, embora o Luciano jogou para uma nota 5, acho que após o entrosamento necessário e tempo de adaptação dele ao novo ambiente aqui no sul, ele será útil para o futuro, pois eu acredito nele. Aguardemos. Já as nossas laterais estão preocupando a algum tempo e concordo com Heraldo Langer quando nos lembrou aqui (GloboEsporte.com – 15/07/2016 10h21) que o bom Kannemann veio também como opção para a Lateral Esquerda porque Cortês está em queda, o Capixaba ainda não emplacou, e o David Brás chegou, fardou, jogou, marcou atacantes e gols parecendo estar no grupo a 3 anos. Muito… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Algo que chamou a atenção foi a transição rápida da defesa para o ataque, pegando a defesa do CAP desprevenida. Normalmente o Grêmio segura a bola e fica naquele toque toque eterno (principalmente com Maicon) até achar uma brecha, hoje foi diferente. A bola ficava com o CAP e o Grêmio partia rápido para o ataque, com Tardelli, Luan e Pepê com o apoio do Thaciano. Renato podia usar mais vezes essa tática, dar a bola pro adversário, mas pra isso, alterar o time titular, passando pela entrada do Thaciano no lugar do Maicon, que cadencia demais o jogo dando… Leia mais »

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Uma boa vitória com os reservas e com Luan sendo o melhor de todos, merecidamente. Luciano foi mais um testado para marcar lateral na direita do ataque adversário, e foi mal, porque nunca jogou naquela posição. No time titular continuará a função com o Alisson, e podendo atuar lá o Thaciano, que mais uma vez foi bem. Thaciano é um jogador volutarioso e bem esforçado, mas NUNCA poderá substituir o mágico Maicon, a não ser em final de jogo, quando já estivermos ganhando, e sem necessidade de criar. Em relação ao resto do time, entendo que o Galhardo, jogou até… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Muito bom, Adilson.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Pra mim, se não reverter na terça, o ano acabou. Sei que tem final da Copa do Brasil mas o contexto pesa. Não quero mais falar em vice de futebol, depois que misturou politicagem nesse assunto já nem é mais salutar. O torcedor se sente feito de palhaço. Posso não ter acreditado ou levado a sério mas só aventar a questão já foi demais. Não vim aqui só “encher o saco”. Meu motivo é a preocupação com falta de notícias sobre terça, notícia de Rômulo e “algo a mais no Brasileiro”, etc. Discurso de derrotado. Discurso de fracassado. Discurso de… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

O Flamengo viajou com todos os titulares pra Brasilia no jogo contra o Vasco, voltou pro Rio contra o Inter, foi pra Fortaleza contra o Ceará e vai pro RS contra o Inter.
Isso é desumano, é trabalho forçado.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

E há pouco tempo estavam sem ER, Diego, Arrascaeta e Vitinho dentre outros “menos importantes” — TODOS AO MESMO TEMPO e por lesão!

Sem contar que o treinador deles nem sabia que era pra priorizar a LA (falou isso em entrevista recente), que eles tem uma vantagem imensa pro jogo da volta, etc, etc…

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Pois é, e há pouco tempo também no Grêmio tinha trocentos jogadores lesionados mesmo sem jogar, lesionavam em treino e até em aquecimento.

E o treinador deles antes dessa entrevista recente, disse que jamais vai poupar um time inteiro, que quando precisar poupar, vai mesclar reservas e titulares.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Aí é com ele e com o Flamengo. O ponto que, entendo, não está tão claro é O QUANTO o Grêmio prioriza o que tem que priorizar.

Nao existe 100%. Diego e Arrascaeta se lesionaram em jogo de “Copas” (onde também aqui não teriam sido poupados).

Mas quanto menos um atleta entra em campo, menor a CHANCE, a PROBABILIDADE de acontecer. Estamos trabalhando na minimização do azar. Quem quiser 100% de garantia está fora da realidade.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

“Mas quanto menos um atleta entra em campo, menor a CHANCE, a PROBABILIDADE “.

Isso é lógico, mas não precisa exagerar tanto. O Grêmio depois de UM MÊS SEM JOGAR em razão da Copa América, poupou o time todo na volta do BR, um absurdo.

Na verdade o Grêmio poupa em excesso e o Flamengo joga em excesso.
Não tem meio termo pros dois, ambos pra mim exageram, um poupa demais, outro joga demais.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

O Flamengo que fique com sua monolibertadores pra sempre, simpatizo com eles mas não é problema realmente meu.

Somente TRÊS clubes brasileiros são tricampeões da América. Somente os mesmos três + o Flamengo foram campeões do mundo nos áureos tempos do futebol.

O BR não tem tamanho pro Grêmio. Não se comparado à LA, claro. Deixa isso pra Cruzeiro, Palmeiras, timinho que gasta os tubos feito PSG e vai completar 100 anos sem UCL porque vivem num país onde futebol tem a mesma importância que basquete ou baseball (ou o Nice não teria mais torcida).

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Meu prezado GCM, você tem toda razão, me obrigas a concordar com você “de novo“, pois o Flamengo não poupa ninguém, viaja pra cima e pra baixo, joga com titulares, enche estádios, fatura milhões com a Globo e seus patrocínios, e não ganham Libertadores a 38 anos, nunca levantou uma Recopa, e ….. ….. o último Brasileirão Modorrão fomos nós que “demos” à eles à 10 anos em 2009 para brecar os Red’s, tem apenas 3 Copas do Brasil onde perderam uma para nós lá dentro do Maracanã em 1997 calando 100 mil torcedores enquanto somos PENTAluppi nela e estamos… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

A LA é muito maior que o BR, isso qualquer neófito sabe.
Por outro lado, o BR é maior que a CB, só não é maior na província dos Texas, como diz o RW.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Nunca vencemos o Palmeiras no Pacaembu…
Espero que quebremos esse tabu amanha….

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Torcedor rival querendo discutir os adversários do Grêmio em 2017 e dizendo que “pra eles nunca foi fácil” é surreal. LDU foi FUNDADA dois anos DEPOIS do Grêmio ter conquistado o SEGUNDO título da Libertadores. Libertad é o que, quem, como? Garfield da Argentina? Xivas, o Uísque? Tem é que tomar vergonha na cara isso sim. Em dois títulos só jogaram contra o Nacional naquela partida do “com roubo não tem milagre”, contra o SPFC na final que perdeu o Josué aos 15min do primeiro tempo, e contra o Estudiantes de quem estavam levando uma tunda até o Giuliano achar… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Verdade GCM, e quando vejo algumas críticas abestadas ao nosso time nas redes sociais em defesa de “teses”, me lembro de um “sábio” que disse recentemente para cuidar com os “falsos Gremismos”, pois isso me faz lembrar dos nossos torcedores rivais que agem iguaizinhos. É só ignorar.

gremiocampeaomundial
Membro
gremiocampeaomundial

Vi só agora os lances do jogo do co-irmão, que golaço daquele Michel, pqp!

ISSO é “JOGAR BONITO”! Drible de salão, eu fazia aquilo (dentro do meu limite, claro, mas é coisa que raramente se vê no campo).

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Esse Michael já deve tá certo com o Palmeiras, os caras compram tudo mesmo que pra ficar mofando no grupo.