O espigão vermelho e a tática do bode na sala

O vereador Felipe Camozzato (por casualidade, colorado) publicou artigo na Zero Hora, edição de 23 de julho, manifestando seu apoio à verticalização de Porto Alegre, partindo da pretensão do Internacional em erguer um monstrengo que pode atingir até 130 metros de altura às margens do Guaíba, junto ao Beira-Rio, desvirtuando o que foi acertado na doação da área pela prefeitura municipal há 63 anos.

Em contrapartida ao espigão e a mais um prédio menor ao lado, o clube de se compromete a fazer benfeitorias, que, por melhor que sejam, nunca irão compensar a enorme perda para a cidade e sua população.

No mesmo dia – provavelmente após ler o artigo do vereador Camozzato -, David Coimbra escreveu um texto em seu blog atacando fortemente a proposta absurda.

Aqui vai um trecho:

“Esta área, onde agora querem erguer um complexo imobiliário, foi doada para o Inter para empreendimentos esportivos, não para desfigurar Porto Alegre. Seria até uma traição ao município”. 

Nesta quarta-feira, dia 31, Paulo Germano, publicou em ZH o artigo intitulado ‘Espigões do privilégio’, também detonando a iniciativa da direção colorada, que, apesar de esdrúxula e afrontar o bom senso e até a legislação, segue tramitando nos órgãos municipais.

Confira este oportuno trecho da coluna do Paulo Germano:

“O tamanho das torres, o desrespeito ao Plano Diretor, o bloqueio do ar que vem do Guaíba, tudo isso poderia ser discutido. Eu aqui, honestamente, não tenho nada contra essas construções imensas em grandes centros urbanos. Desde que o investidor, claro, compre a área onde vai investir. Se ele ganha essa área – e ganha do poder público, que estabelece as condições para usá-la –, não pode, agora, sair faturando como bem entender”.

Bem, quem me conhece sabe que há anos denuncio essas doações gigantes e contrapartidas minúsculas, isso quando elas acontecem. Até ganhei um Prêmio ARI com uma série de reportagens sobre esse assunto publicadas no Correio do Povo nos anos 90.

Ainda sobre essa questão escrevi aqui neste espaço, em 17/11/2017, o artigo “O Inter e a generosidade do poder público”. Nele, foco principalmente outra doação, de 88 hectares, em Guaíba, para o Inter construir seu CT.

Confira: https://www.blogdoilgo.com.br/2017/11/17/o-inter-e-a-generosidade-do-poder-publico/

Por fim, a respeito desse espigão, penso que a direção colorada colocou um bode na sala. Propõe um edifício de até 130 metros de altura para conseguir, mais adiante, quando a polêmica chegar à Câmara de Vereadores, um prédio que respeite o limite de 52 metros (ou seja, 17 andares), conforme estabelece o Plano Diretor. Mais baixo, mas ainda assim um monstrengo em todos os sentidos.

A grande vantagem do clube em meio à essa polêmica, que recém está começando e logo será grenalizada, apesar de envolver o meio ambiente que interessa a todos nós, gremistas e colorados, é que a destinação original da área fique em segundo plano e os prédios comerciais sejam erguidos , abrindo caminho para outros que, certamente, virão mais adiante.

Perderemos todos nós.

40
Deixe um comentário

Please Login to comment
18 Comentários
22 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
13 Comentaristas
COPIÃO DE TUDOMarceloadilson_die@hotmail.comWilson SantosGrêmio Sempre Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Larguei de tentar entender a justiça gaudéria

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

O eterno 02 do RS sempre foi um clubinho.gov. Eles adoram rótulos, é o time da Dilma, antes era o time do Tarso, que antes ainda era o time do Meneghetti. É sabido de todos que, se não fizessem sucessivas manobras de angariar patrimônio público para se sustentarem, já teriam sumido do mapa. Os blogs de memórias deles mesmos admitem o fato. Desde antes do Eucaliptos foi assim. Cabe à população gaúcha decidir se podem continuar fazendo isso. Contrapartidas e benfeitorias sabemos também que é tudo conto da carochinha, nunca fizeram e nunca farão. As “escolas” prometidas pelo Beira-rio e… Leia mais »

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

E o futebol upa upa vai indo.credo que time mais ridículo estes ribeirinhos.cruzi

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Esse Nacional aí chora de ruim, e levaria 4×0 do CSA e Avaí. Bah.
Vendo o empenho, raça e futebol que o Grêmio joga nas Copas, quero Grenal já pra acabar com essa mentira vermelha tão maquiada aí, pois este ano, “mais uma vez” o planejamento é G6 ou G4 no modorrão.
É dose.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Pois é, Ilgo ….. a relação é extensa em favores à esse clube que mantém maioria na mídia e 100% do MP e Tribunais do estado ao seu lado protegendo o tempo todo, pois por pressão da comunista Dilma em 2014, os Gutierrez foram forçados a remendar o Circo em troca de propinas de obras públicas “no futuro”, cuja dívida do clube hoje está impagável e ninguém fala sobre isso e até no balanço deles os valores foram parar porque a AG mantém 45% das receitas DE TUDO na BRio e não sobra dinheiro porque só acumulam rombos desde a… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Meu time para iniciar o jogo de hoje:

Paulo Victor, Leo Gomes, David Braz, Kannemann e Cortez.
Maicon, MH, Alisson, JP, Tardelli e Everton.

Mas o Treinador vai entrar com 10 de novo (André), pois o “Tardelli será poupado devido a longa viagem até o Paraguay depois do desgastante jogo contra o poderoso CSA de Maceió”. Oremos ….. !!!!!

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Chupppppa! Kkkk

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Hahahaha.
Como falar do Renato.
Ele.banca o balada e ele vai ma e guarda dois golos. Hahahhah

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo tem razão, Cassio, o Midas é foda, aguenta o homem na entrevista hoje depois do jogo. Bah, que 1º tempo.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Eu só riro ….. (kkkkk)
Muito bom o balada no 1º tempo, “porém”, pega e junta todos os titulares do Godoy + Nacional + Libertad e o Avaí dá de 4×0. (kkkkk)

Reitor, como esse time do Libertad pode ter sido até aqui o 2º melhor ataque da LA deste ano, pois os caras são muito limitados.

Que venha o Palmeiras, com essa “Raça & Garra”, eu continuo não temendo ninguém nas Copas. Dá neles tricolor.

nelsongz
Membro
nelsongz

Quem entende é o Renato, André escalado, contra a opinião de “todos” fez dois gols nesse primeiro tempo.

Daniel Marcelo Scherer
Membro
Daniel Marcelo Scherer

Ritmo de treino, 3×0 troteando.
2 gols do André??? Ninguém aguenta o Renato hoje na coletiva, vai ser engraçado.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

André….
Aleluiaaaaaa……
Nunca critiquei. Hahahhaha

nelsongz
Membro
nelsongz

O jogo só termina quando acabou…
Mas vou arriscar e reconhecer que o Renato sabe muito mais do que os corneteiros, mesmo aqueles chapa-branca, como eu. Renato bancou André, que fez dois belos gols de centroavante, o segundo arrisco dizer que foi golaço, após o drible no goleiro.

Marcelo
Membro
Marcelo

O Facebook tem um delay tão grande que o André ainda é aquele do Santos.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Baita vitória nesse primeiro tempo.
No início do jogo já estávamos classificados com o gol do craque JP, o Grêmio se impôs com naturalidade

Depois, André fez dois gols inúteis.
Só me falta alguns neófitos comentar que o Midas recuperou o balada…kkkkkk

A pior coisa que pode acontecer é jogador medíocre fazer gols inúteis.
Balada é titular até 2020.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Discordo.
Acho que o André tava devendo, mas qdo merece deve ser elogiado. Menos ma vontade com ele né meu amigo Wilson.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Algum dia André teria de fazer um gol, mas foram gols inúteis, o Grêmio já estava classificado. Vou elogiar André se fizer contra o Cap ou Palmeiras.
Pra mim, continua devendo muito.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Olha só .. NUNCA torço contra o Grêmio, e se o PERNA DE PAU INÚTIL fez dois gols nas oitavas da LIBERTADORES DA AMÉRICA, eu vou aplaudir…. mas não queria ele no time, e acho que o Luciano vai pegar a vaga dele. Mas como joga o menino Matheus Henrique …. é veterano… e David Braz é muito apavorado, não entrou no ritmo de tranquilidade de toques de bola… só balão ….calma irmão … time jogando consciente e na boa agora com 3 x 0. Ah a IVI da Ipiranga tá desesperada … Vamos pra cima do porco Tricolor !!!

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Amigo Adilson, lamento discordar, mas se continuar assim, Geromel pega banco do David Braz, pois eu vi outro jogo e tudo o que você relatou aí do recém chegado zagueiro é exatamente o que vejo de erros no nosso grande Geromito que vem caindo de produção em 2019.

Gosto muito do Pedrão, grande zagueiro desde que chegou, mas acho que ele vem caindo de rendimento e isso para mim é normal porque ninguém mantém o alto nível o tempo todo, principalmente na zaga. Aguardemos.

henrique martins
Membro
henrique martins

“Geromel pega banco do David Braz”
Que Blasfêmia!!!

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Heresia. Hahhahaha

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Não foi isso que eu disse, reveja e analise o conteúdo e os últimos 12 meses do nosso grande GeroMito que para mim é e continuará titular absoluto.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Essa é um “BLASFÊMIA” contra o Geromito/Gerodeus …. e o senhor David Braz tava NERVOSA e só dava balão no inicio, pode rever o jogo … depois de 2 x 0 acalmou um pouco, mas pegar a vaga de GEROMITO, só se ele morrer …

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ok, mas não é blasfêmia não, meu prezado, sabes que sou fã dessa dupla de zaga a muito tempo, e que o GeroMito + Kannemann ficarão na história do clube, isso é fato. Gosto muito do GeroDeus e vejo ele as vezes afoito numa antecipação ou corte de bola em qualquer jogada, pois sei que ele tem um potencial enorme para interceptar e já sair jogando com a bola em bons passes, porém, tenho visto ele a um ano dar muitos balões desnecessários, mas “hoje” vejo nosso elenco com 5 zagueiros e David Braz tem qualidades além do pouco tempo… Leia mais »

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Agora tu forçou hehehe. David Braz tem que comer muito feijão ainda pra chegar no Geromel. Vou considerar que tu tá brincando para irritar teus “amigos”.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Braz é bom zagueiro Copiao. Mas geromel perder a titularidade pra ele demora….

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Foi isso que eu disse, Cassio.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Eu também vi outro jogo, esse David Braz é muito bom jogador, e ainda faz gols decisivos, pra mim é um zagueiro extra classe.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Se deixar um cone fincado na pequena área, em 20 jogos a bola bate nele e entra ums 5 vezes.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Hoje a mídia esportiva publicou que os brasileiros favoritos a LA seriam Flamengo, Inter, Palmeiras e por último o Grêmio.
Vamos ver amanhã o que vão falar, mudam jogo a jogo.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

E as tiririquetes,continuam com vergonha de serem gremistas?

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Bem lembrado, mas saímos classificados depois do “CSA” diretamente para as Copas. Nada de vergonha “niçudaí, taokêy”. (kkkkk)

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Nem comentam hoje.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Pois é, normal de tão previsível.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

David Braz é mediano/bom, como vários outros zagueiros dos grandes clubes brasileiros, bem longe dos zagueiros de primeira linha como Geromito, Kannemann e Dedé, cada coisa que vejo.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Belíssima vitória, mais uma etapa vencida, time Brasileiro com mais vitorias na Libertadores. Isto é tradição meus amigos. Alguns dão volta olímpica por passar de fase, para nós é rotina.

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

Pronto , vai começar a Libertadores , que baita jogo será Grêmio x Palmeiras, lembra 95…

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Precisamos de um volante pra ajudar o MH, principalmente nos jogos duros fora da Arena contra o CAP e Palmeiras.
A direção não se mexeu agora teremos que ir de Rômulo ou Thaciano.
Maicon não vai aguentar o tranco.

Marcelo
Membro
Marcelo

Michel?