Sexteto de ouro para enfrentar o Bahia de Roger Machado

O time do Grêmio que enfrenta o Bahia nesta quarta-feira, às 19h15, é o que a casa oferece de melhor para o momento. O jogo vale pela Copa do Brasil, considerada prioridade máxima pelos baianos.

Sobre o time tricolor não existe unanimidade, claro, mas nem o torcedor mais cri-cri faria mais do que uma ou duas mudanças na escalação que vem sendo divulgada.

O torcedor mais amargo, aquele que veste ceroula e toma underberg com limão no café da manhã, contesta a ausência de Jean Pyerre. Renato, segundo eles, faz isso pra proteger os ‘cascudos’ e escalar seus ‘bruxinhos’. Então, por essa lógica maluca, Renato coloca seus, digamos, protegidos, acima dos interesses da equipe.

É Renato ‘empacando’ a trajetória de ascensão do jovem craque JP, assim como ‘empacou’ a carreira de Arthur e Pedro Rocha, e ‘atrasou’ o lançamento de Éverton, que era chamado de peladeiro e perde-gol, até passar pelo Padrão de Qualidade Renato Portaluppi (PQRP).

Também acho que JP merece a titularidade. Mas quem sairia? De novo não há consenso entre os torcedores. Alison, Tardelli ou Luan? São os que estão recebendo votos.

Qualquer um dos citados tem sua importância técnica e tática. A escalação de JP mexeria na estrutura. Sem Alison o Grêmio perde poder de marcação no setor direito, antes ocupado por Ramiro. Deixar Tardelli fora seria quase um absurdo pelo que ele mostrou antes da pausa da Copa América.

Se eu tivesse que sacar alguém para colocar JP, este seria Luan. Mas só pelo fato de que ele ainda não provou que merece ser titular de novo. Escreve aqui quem não assiste aos treinos. Acredito que se Renato escala Luan é porque acredita nele para começar o jogo. Simples. Ou alguém imagina que Renato faz isso porque Luan é seu bruxinho ou coisa parecida?

Então, considero a escalação do time a melhor possível. Jean Pyerre fica como alternativa para o segundo tempo ou alguma eventualidade.

Não vai falar, no futuro, alguém para dizer que Renato empacou o crescimento de JP.

Outra decisão importante do Renato é a escalação de Luan como um falso camisa 9, algo que eu e a maioria da torcida reivindicamos faz tempo, até em função das opções possíveis.

Então, o Grêmio vai com sua muralha defensiva tradicional, uma defesa entrosada como poucas no país.

Do meio de campo em diante só jogadores que tratam a bola por tu ou você. É um sexteto de ouro. É muita qualidade.

A grande atração, Éverton ‘Cebolinha’.

Resta saber se toda essa qualidade conseguirá se impor diante da retranca que Roger Machado vai armar na Arena.

JURÍDICO

Pouca gente fala nisso, mas o departamento jurídico do Grêmio conseguiu importante vitória no tapetão. O clube foi absolvido da absurda acusação de racismo no jogo contra o Fluminense, dia 5 de maio, pelo pleno do STJD. Havia uma condenação inicial, com multa de 30 mil reais. Resultado final excelente, até para futuras denúncias de incidentes nessa área.