Cebolinha sai do banco de reservas para entrar na história

Como eu ia dizendo, Éverton ‘Cebolinha’ fez mesmo a diferença na Seleção Brasileira, coisa que muita gente jamais imaginou que fosse acontecer.

Essa diferença ele faria, por certo, na Copa do Mundo/2018 se o técnico Tite seguisse minha recomendação – publicada aqui neste blog em abril do ano passado. Tite me ignorou e não convocou o cara que seria seu maior trunfo, o fator surpresa.

Sem dúvida, eu sou um visionário. Raros me levam a sério, estes poucos que me levam a sério são sábios. Modéstia à parte.

Graças a Cebolinha, como a nação consagrou na voz e no entusiasmo de Galvão Bueno, o maior chefe de torcida deste país, o Brasil conquistou a Copa América, sinalizando que pode estar encontrando seu caminho para voltar aos velhos tempos de glória.

Agora, muita coisa precisa ser feita. A Copa América é como o Gauchão: engana bobo. De qualquer modo, já existe um esboço de time forte e competitivo.

O maestro do time já está aí, o que é meio caminho andado. Trata-se de Arthur, que teve uma atuação de gala no Maracanã, embora poucos tenham destacado isso. Além de coordenar as ações no meio de campo, marcando e organizando, ainda fez a jogada do segundo gol, marcado com habilidade e destreza por Gabriel Jesus.

Foi do atacante a bela jogada que resultou no gol de abertura, feito por Cebolinha, que conquistou o templo do futebol com seus dribles e sua ginga que lembra um Garrincha moderno.

O gol do Peru, que serviu para dar um tempero a mais no jogo, saiu de um pênalti do tipo que deveria ser reavaliado pela Fifa: o zagueiro se joga e ao cair estende o braço para o chão, num gesto de auto-proteção, intuitivo, inevitável. Mas os gênios da Fifa consideram isso infração.

Lembro que o Cruzeiro de POA foi eliminado de um Gauchão pelo Inter com dois pênaltis desse tipo.

No terceiro gol, o gol da tranquilidade porque o jogo estava tenso, com o Peru ameaçando o empate, resultado que levaria o confronto aos pênaltis. Foi aí que o nosso Cebolinha fez umas das suas – jogada tipo abridor de lata que eu previ que ele poderia fazer na Copa do Mundo. O atacante gremista invadiu a área e foi empurrado grosseiramente. Richarlison bateu e marcou.

Quero confessar que eu torci pelo Brasil, discretamente, por causa do Cebolinha e do Arthur. A presença de Alisson não arrefeceu minha disposição de contraria minha trajetória de secador da seleção. É um grande goleiro, e merece ser titular.

Além do mais, a presença de Alisson e a de Guerrero em campo serviram para dividir corações vermelhos.

Hoje, leio e ouço colorados tendo dificuldade de aceitar que Guerrero perdeu a artilharia do torneio para Cebolinha. Os dois terminaram com 3 gols, mas o gremista ganhou no critério de desempate de ter jogado menos tempo que seu rival. Até o começo da noite havia sites divulgando simplesmente que os dois terminaram empatados.

Cebolinha começou o jogo valendo no mínimo 40 milhões de euros. Agora, eleito também o melhor jogador da final, ele está valendo pelo menos 60 milhões euros. E vai aparecer gente para comprar.

É mais um jogador lapidado e preparado por Renato Portaluppi e demais integrantes da comissão técnica, como preparador físico, psicólogo, assistente social, etc.

Para quem já foi chamado de peladeiro e perdedor de gol já é um salto.

61
Deixe um comentário

Please Login to comment
12 Comentários
49 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
14 Comentaristas
giltiger@terra.com.brheraldolanger@hotmail.comWilson SantosMarceloRodrigo Mello Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos
Notify of
heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Fui às lágrimas.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Cebolinha era o último da fila no ataque, na preferência do Tite e de vários cronistas.
Por seus próprios méritos, mesmo boicotado por alguns, foi o grande destaque dessa seleção.

Entretanto, na volta do Neymala, adivinha quem vai sobrar?
Ele mesmo, Everton.
O paneleiro do Tite vai proteger suas ovelhinhas, como sempre.
Eu aposto nisso.

giltiger@terra.com.br
Membro
giltiger@terra.com.br

Pois para minha total surpresa vejo crescer um consenso, pelo menos entre os jornalistas do Sportv que acompanho vários programas, que expressam uma opinião QUASE unânime que Neymar tem de voltar no MEIO no lugar do Coutinho e que Éverton seja mantido como titular da SeleNike…

nelsongz
Membro
nelsongz

Terminou a Copa América, com Éverton como o melhor do jogo e goleador da Copa, além de titular do time campeão.
Difícil que não seja muito bem vendido, mas AGORA É GRÊMIO.

Renato dá mostras de querer escalar os melhores e, se assim for, eu vou ficar muito feliz. Quem são os melhores?
Sem invenção, do meio para a frente, Maicon, Matheus Henrique, Jean Pyerre, Tardelli, Luan e Éverton. Quem vai parar este time? Nem o Palmeiras.

Conrado
Membro
Conrado

Amém.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

É um timaço, principalmente se o Luan voltar a jogar um pouco do que sabe.

nelsongz
Membro
nelsongz

Ilgo, por mim estás perdoado por teres torcido para a seleção, eu fiz o mesmo, pelos mesmos motivos, Éverton e Arthur.

Estou contigo, também, em tudo que escreveste neste artigo.
Gabriel Jesus cresceu muito nesta Copa, sem ser fominha, marcando gols e dando assistência para outros. Éverton e Gabriel Jesus foram os dois destaques ofensivos do Brasil e ambos começaram na reserva, ganhando a titularidade dentro do campo.

Quanto ao goleiro titular da seleção, aquele dos cinco a zero, embora tenha melhorado na Europa, ainda tenho dúvidas se merece a titularidade. Acho Cássio melhor.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Nelson, também gosto do Cássio Queixada desde que surgiu em 2007, grande goleiro, mas a evolução & afirmação do Álisson é muito grande e será titular por muito tempo ainda jogando nesse nível.

Lembro muito bem do Felipão em 2014 apontando ele ainda na base do nosso rival como grande promessa devido as qualidades na função, e acertou mais uma mesmo ainda o cara estando evoluindo a cada jogo mesmo com quase 27 anos.

nelsongz
Membro
nelsongz

Eu concordo que Álisson melhorou muito depois que foi para a Europa. Sua maior virtude, na minha opinião, é a colocação. A minha dúvida é se ele é o melhor goleiro brasileiro, se seria titular caso o colorado Taffarel não fosse o treinador de goleiros da seleção. Mas, se até dois gremistas chapas-branca como vocês estão concordando com a titularidade dele, vou me conformar.

adilson_die@hotmail.com
Membro
adilson_die@hotmail.com

Perfeita tua análise Ilgo mestre …. Cebolinha tá no mercado e deve render uns 50 milhões de EUROS na janela de julho/agosto. E nosso GRANDE Presidente vai comprar mais um grande jogador com parte desse dinheiro. Pode até ser o Rafael Carioca que encaixaria como uma luva no time, como primeiro volante. Na quarta o REINATO, que vai ficar mais TRES anos para desespero dos urubulinos e quase vermelhos, volta a comandar o timaço na busca da primeira taça.

Gremista MG
Membro
Gremista MG

Quem buscou mais o jogo com o Everton foi justamente o Artur, inclusive no lance do penalti, Everton tabelou com Artur. Pela amostragem recente, Neymar deveria entrar no lugar do Coutinho, mas acho que não é isso que acontecerá. De qualquer forma, trocando Coutinho por Neymar e Everton permanecendo no time, pouca coisa mudará para ele, pois Neymar também joga para si e teria tomado as mesmas decisões que Coutinho nos três lances em que poderia ter pifado um companheiro e resolver tentar o golaço. O fato é que a seleção não tem o 10 pifador, o jogador cujo principal… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
brunobarroso1@bol.com.br
Membro
brunobarroso1@bol.com.br

Vai acabar igual o Thierri, provavelmente nem banco vai pegar em muitos jogos e acabará emprestado a algum time pequeno ou da segunda divisão.

To achando que o mesmo vai ocorrer com Jean Pierre, depois das boas atuações sera mandado ao banco de reservas novamente, tudo em prol dos bruxos.

Marcelo
Membro
Marcelo

Se o Jean Pierre for para o banco de reservas, depois de ter salvado a pele do time nos dois últimos jogos do Brasileirão, será muita sacanagem do Renato. Não acredito nisso! Só vendo!

Humberto
Membro
Humberto

Foi legal, o povo está voltando a ter gosto pela seleção, dei muita risada do Tite tendo que cumprimentar o presidente e ficar de canto olhando os jogadores chamarem e comemorarem com o mesmo, novos tempos.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Concordo, Tite pagou mais um micaço com essa besteira de mentir dizendo que não “mistura” a sua função com política porque ele entrou em contradição com suas ações “recentes” no Corinthians, e também porque ele “só usa” de política para convocar. É evidente que o fato do Presidente ser Palmeirense, incomoda.

vargacarlos
Membro
vargacarlos

Só para dar uma ajudada Ilgo a regra naquele tipo de penalidade já mudou,alguns comentaristas de arbitragem falaram sobre isto tem inclusive foto ilustrativa igual ao lance, bola no braço de apoio não é mais pênalti.
Sobre o Arthur ele me joga parecido com o Maicon é o centro do time no meio de campo todos procuram ele para passar a bola,este é outro que o treineiro da seleção esperou sair do Grêmio para pouco tempo depois o efetivar de titular ele iria fazer o mesmo com o cebolinha mas o destino não deixou.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Varga, também ouvi isso e concordo parcialmente, pois ainda vejo que os comentaristas de arbitragem muitas vezes protegem um erro que teriam três interpretações diferentes para justificar o que para nós parece injustificável: a opinião dele, a regra vista pelo VAR em Replay’s e a do árbitro em campo. Ultimamente as coisas estão mais esclarecidas depois de constantes críticas vindas de todos os lados, mas o tempo que levam para analisar as situações precisam diminuir pela metade para o jogo ficar mais dinâmico. Quanto ao Arthur, pra mim “sem bairrismo nenhum”, foi o cérebro deste time nessa copinha e o… Leia mais »

vargacarlos
Membro
vargacarlos

Concordo o cebolinha acho que vai e ele quer ir também,infelizmente é assim.
Sobre o Arthur é isto mesmo que você escreveu mas falta um parceiro para ele,e acho que este parceiro vai ser o Neymar.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

E parece que o Tite já escutou ou leu tua opinião, pois ontem ainda ou hoje em algum lugar ele foi questionado sobre isso e a resposta dele sobre o time que vai montar no próximo jogo, foi: “será Neymar, Éverton e mais nove“. Bingo, amigo.

heraldolanger@hotmail.com
Membro
heraldolanger@hotmail.com

Sai Coutinho entra Neymar,sai Firmino entra Luan. Caputz!

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Cara, eu não ouço e não lia um “Caputz” a muitos anos.
Que saudades de meu Pai, um colorado dos 12 em 13 que sofreu muito naquela época, e por isso me incentivou a ser Gremista.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Renato retorna com ideia nova para o importante jogo contra o Bahia. Podemos ter Luan e Tardelli se revezando de falso nove, essa era a preferência da maioria dos gremistas, é um ponto positivo. PV, Leo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; MH, Maicon e JP; Tardelli, Luan e Everton, em tese, são os melhores do time. No papel é um timaço, mas com essa escalação o time fica muito faceiro, são poucos que marcam, MH e a zaga ficam sobrecarregados. Pensando nisso, Renato está ensaiando sacar o JP e começar com Alisson, que contribui mais na reposição defensiva. Seria injusto… Leia mais »

giltiger@terra.com.br
Membro
giltiger@terra.com.br

Sobre o pênalti isso foi um erro colossal da péssima arbitragem da CONMEBOL na Copa América, em junho foi feita uma nova recomendação FIFA dizendo que quando a bola pega na mão atrás (que vai apoiar o jogador no campo) não é mais pênalti. Na transmissão do Sportv o juiz-comentarista falou que o lance não deveria ter sido pênalti e o fato que tanto o fraco juiz no campo e o VAR furaram no lance o deixou encabulado… Cebolinha ganhou a artilharia da Copa América não pelo tempo jogado mas por ter dado uma assistência para gol que é o… Leia mais »