A bolha amarelinha, Éverton e a falta que Luan faz até à seleção

Tem gente que ainda consegue ver a seleção brasileira com os olhos do passado, anterior ao vexame dos 7 a 1. Existe sempre a expectativa da vitória fácil e até de goleada contra equipes mais frágeis, como a Venezuela, por exemplo.

O empate de ontem, em Salvador, começou fora de campo. O pessoal não consegue deixar o salto alto e calçar a sandália da humildade. A goleada imposta pela Alemanha deu um choque de realidade, mas ao que parece não foi suficiente.

A soberba verde-amarela não envolve apenas os jogadores e a comissão técnica. Passa também pela torcida, esta sempre faceira à espera de gols e de show, e chega à imprensa.

Descrevo uma conversa que ouvi durante a jornada, acho que no intervalo, entre integrantes da equipe da TV Globo. Um repórter, todo felizinho, em tom jocoso, dizendo que havia perguntado ao treinador da Venezuela, antes do jogo, se ele acreditava que seria possível vencer o Brasil (só faltou o adjetivo ‘poderoso’ antes do ‘Brasil’ pelo jeito que foi formulada a pergunta).

O repórter, entre risos seus e dos companheiros, relatou que o técnico teria tido então que ‘se não fosse possível vencer ele nem teria vindo para o Brasil’. A resposta, mais do que natural, diria até que obrigatória, provocou risadinhas da equipe, que mantém o ufanismo até quando um jogo está em 0 a 0, que acabou sendo o placar final.

Se fosse um adversário um pouco mais qualificado do meio para a frente, e com um mínimo de ambição, o Brasil com certeza correria o risco de perder, o que seria trágico.

Então, o pessoal vive numa bolha, fora da realidade. A seleção mereceu vencer, sem dúvida, e até fez dois gols, ambos anulados corretamente pelo VAR (aliás, os árbitros estão enxergando menos ou estão transferindo a responsabilidade para o olhar eletrônico?

Destaque para Éverton, que mais uma vez entrou na parte final do jogo, e construiu com sua técnica, seus dribles e seu ímpeto de ir para cima da marcação, o lance que resultou no gol de Coutinho. O gol foi anulado porque tinha um infeliz impedido, mas restou para o mundo a bela jogada do cebolinha, saudado efusivamente pela torcida.

Éverton foi um dos poucos que escapou da vaia no final. Tite não tem mais como deixar o craque gremista no banco de reservas.

LUAN

Para concluir, a seleção está precisando de alguém que pense o jogo no meio de campo. Arthur pode ser esse cara, na função de um terceiro volante, misto de meia. Coutinho naufragou. Excelente jogador, mas não para ser o principal articulador ofensivo.

Ouso dizer que o Grêmio tem dois jogadores perfeitos para acertar o time: Maicon e Luan. O primeiro até já foi citado por Tite, mas o fator idade pesa demais. Maicon só na outra encarnação.

Restaria Luan, mas do jeito como ele está, fora inclusive do time tricolor, não tem chance. Não sei qual a influência do empresário de Luan nessa situação, mas o fato é que se Luan estivesse com todo o seu potencial, arrasando no Brasileirão, sua convocação seria quase inevitável, até para um treinador, igual a quase todos, que costuma morrer abraçado às suas convicções, às suas ovelhinhas.

De qualquer modo, eu, o mesmo que antes da Copa do Mundo já pedia Éverton na seleção, teria uma conversa com Luan para trazê-lo de volta ao seu parque de diversões, os campos de futebol.

Mas é um delírio meu. Para fazer isso, Tite teria de calçar a sandália da humildade e ter a mente aberta para buscar soluções improváveis. O problema é que os treinadores dificilmente saem do roteiro.

54
Deixe um comentário

Please Login to comment
21 Comentários
33 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
19 Comentaristas
COPIÃO DE TUDOHJLPHFake do copiãonelsongzRonaldo Silva Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos
Notify of
Humberto
Membro
Humberto

Se me perguntarem qualquer coisa da Seleção atual, qualquer coisa mesmo, não saberei responder, larguei faz tempo.

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

Podem me negativar a vontade, mas continuei secando após a entrada do Everton. E torço para que o Tite continue com sua teimosia deixando-o fora do time. Quanto mais o Everton jogar, mais próximo ele está de deixar o Grêmio ainda nesta janela, o que decretaria o fim de qualquer chance de ganharmos algum título neste ano.

Ricardo Gonçalves
Membro
Ricardo Gonçalves

Quero saber do que interessa Ilgo, que data o Cavani desembarca em POA para jogar no Grêmio??? hahahaha
Acho que o prazo de validade do pastor Tite terminou..

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Eu já quero que o tite fique o resto da vida na selelixo, torço fervorosamente contra, e acho que com ele e o neymídia, nunca serão campeão mundial, no máximo, mas no máximo um copa américa falida.

GremistadeSantiago
Membro
GremistadeSantiago

Vou citar um motivo, de vários que me fazem torcer contra essa corja da CBF, se Jean Pierre jogasse no Corinthians ou no flamengo estaria jogando nessa porcaria de seleção.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Verdade, não tinha pensado nisto, JP estaria jogando fácil. Te digo outra, se o Arthur ainda estivesse no Grêmio dificilmente estaria jogando também.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ricardo, tu até pode não acreditar, mas teve Gremista por aí que até acreditou nisso, e o cara com 32 anos tem salários de 20 milhões anuais na França a seis temporadas com 209 gols em 300 jogos. (kkkkk)

Sobre o prazo de validade do Tite na seleção, acho que Romildo já anda por aí em busca de um “Doriva ou um Cristóvão” (arghhhhh) para o 2º semestre de 2019.

Grêmio Sempre
Membro
Grêmio Sempre

m

Marcelo
Membro
Marcelo

Ilgo, só lembrando que o Luan em 2017/2018, mesmo jogando o fino da bola e com toda a imprensa nacional pedindo a sua presença na seleção, foi deixado de fora pelo Tite. Ele dizia que Luan não tinha lugar na seleção e que o modo como ele atuava não se encaixa no esquema canarinho. Piada!

giltiger@terra.com.br
Membro
giltiger@terra.com.br

Sempre LEMBRO que na Seleção d’O TITE na Rússia ele deixou de convocar Luan (O CARA que conquistou a sonhada medalha de ouro olímpica no Rio de Janeiro quando o bonde do Tigrão Neymar já estava em rota de colisão iminente contra a estação BREJO) e o Arthur ( MELHOR volante que apareceu há década no Brasil e já contratado pelo BARCELONA) e levou no lugar deles Fred e Tyson… Levou até Pedro Geromel (3 anos SEGUIDOS como melhor zagueiro do Brasil) mas não o escalou … PORTANTO não tô nem aí para o que pensa ou faz a ANTA-TITE… Leia mais »

matiassmp@hotmail.com
Membro
matiassmp@hotmail.com

O tite é burocrático. Definiu um esquema e convocou jogadores para encaixar 2 times ali. Desde a copa, só troca 6 por meia dúzia, não varia nunca o esquema. Não levou Luan para copa pois não encaixava em nenhuma posição.

giltiger@terra.com.br
Membro
giltiger@terra.com.br

E saiu da Copa contra a Bélgica e foi INAPELAVELMENTE CASTIGADO pelos Deuses do Futebol com a Bélgica montada entorno do Kevin De Bruyne jogando EXATAMENTE da mesma forma, posicionamento e estilo do Luan que O TITE nunca entendeu e ficou olhando sem entender ou reagir…

REMÉDIO amargo e MERECIDO ao ANTA-TITE na Copa da Rússia…

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Para ser sincero não olhei o jogo, depois da última copa larguei de mão. Mas empatar com a Venezuela, com todo o respeito que ela merece é o fim da picada. Fui ver hoje apenas e vi que para variar o Éverton só entrou quando a vaca já tinha ido para o brejo, há mas se ele jogasse no Corinthians de Tite ele jogava desde o início.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, como muito bem disse o amigo Marcelo num comentário recente, é mais barato o Grêmio recuperar o Luan que já é um ótimo ativo do que trazer um reforço da Europa, “por exemplo”, pois todos sabemos do seu potencial desde que surgiu, e eu concordo com ele plenamente.

Sobre o Cebolinha, qualquer elogio é chover no molhado, pois é mais um ótimo resultado do bom trabalho que o Grêmio faz na base do clube muito bem preparado para a função no profissional. Que jogador, o Tite que se vire e fique esperto.

paulopieniz29954@gmail.com
Membro
paulopieniz29954@gmail.com

Acho que nosso técnico não conseguiu encaixar o time brasileiro. Aquela intensidade e toque de bola, infiltrações, variações de jogo dos grandes times de futebol, jogado nos grandes times não foi vista ainda na nossa seleção.
E já vai um bom tempo de trabalho, temos material humano.
Infelizmente é hora de trocar o comando.

Gremista MG
Membro
Gremista MG

Justamente, essa intensidade não se vê na seleção, nem por 5 minutos. Há que respeitar o adversário, é claro, mas jogando em casa, com esses jogadores, tem que amassar, pelo menos por uns 30 minutos. Porém a seleção acha que o gol sairá a qualquer momento. Esse comportamento parece ser orientação do treinador

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Admiro quem ainda se sente minimamente representado pela seleção. Pra mim isso vai além de torcer, já considero um dom: O cara tem o dom de conseguir torcer para aquilo. Tenho motivos um pouco pessoais para secá-los(parente teve atendimento médico negado por conta de jogo da seleção), com o tempo tais motivos se somaram às questões políticas(todos sabem que Brasília funciona sorrateiramente durante os jogos, em regra desfavorecendo o povo que está “deitado eternamente em berço esplêndido… e assistindo jogo na globo”). Minha seleção é o Grêmio. Quanto ao Luan, é muita info/boato que aparece. Soube que ele pedalou o… Leia mais »

Fake do copião
Membro
Fake do copião

O Tite mostra que estudar é um saco.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

O déficit “positivo” do BBinter de -33 milhões Ilgo, surgiu hoje aqui na Mídia Vermelha uma euforia do nosso rival devido ao déficit de “apenas” R$ -33 milhões nos 3 primeiros meses do ano, pois o previsto era R$ – 50, mas o que mais chamou a atenção, foi a oração criada em cima disso: “Romildo Bolzan que estais no Grêmio, santificado seja a vossa gestão, venha à nós os euros do Éverton, está comprovada vossa capacidade, assim com Arthur como do Tetê. O BBinter rival nosso com baita rombo nos faz rir hoje, perdoai as nossas receitas, assim como… Leia mais »

vargacarlos
Membro
vargacarlos

Quando eu era pequeno me lembro que jogo amistoso da seleção era um acontecimento especial,eliminatórias,copa América e principalmente copa do mundo nossa tinha rua pintada e tudo.
Infelizmente os corruptos da CBF mataram isto em mim,e me lembro como se fosse hoje o Zagalo levando Paulo nunes para passear com a seleção e prejudicando de morte o Grêmio em uma libertadores em jogos eliminatórios,hoje só assisto se nada mais tenho a fazer pouco me importa.
Sobre o Luan ouvi que ele trocou de representante acho que as coisas vão mudar para melhor.

Fake do copião
Membro
Fake do copião

1974, o mestre Zagalo kkklklkkk, deixou Ademir da Guia no banco para um tal de Dirceu, que sua única qualidade era jogar fora do Brasil.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Reitor, é que o Ademir “Soneca” da Guia com 32 anos ainda não estava pronto e o tal Dirceu com 21 já era craque na cabeça do tal “mestre”.
Aquela foi pracabá, mas de um modo geral, o conjunto daquele time era fraco demais, só tinha goleiro, zagueiros e o Rivelino. Só.

HJLPH
Membro
HJLPH

E sempre lembrando, o “mestre Zagalo” disse que quem deveria conhecer a seleção brasileira era a Holanda, de fato eles conheceram kkkkkk.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Sim, tomamos um grande vareio da Laranja Mecânica e Leão nos salvou de uma goleada na bola porque 0x2 foi pouco, mas até nos cartões levamos outro vareio dos caras: 4×1, pois batemos e apelamos muito naquele jogo. (kkkkk)

giltiger@terra.com.br
Membro
giltiger@terra.com.br

Mas na Selenike o problema vai mais fundo, pois além da demora injustificável d’O Tite (a doença atual do futebol brasileiro) entrar com o Éverton, os próprios companheiros de campo (depois da sua entrada ) jogaram 80% do tempo restante da partida trocando bolinhas INÚTEIS do lado direito (oposto e errado naquela ocasião) o mais longe POSSÍVEL de Éverton (INCLUSIVE o Arthur ficava caindo só para aquele lado). Sobraram apenas 3 ou 4 bolas na esquerda para Éverton tentar contribuir… E O FEZ BRILHANTEMENTE!!! E com o POUQUÍSSIMO que os seus “companheiros” lhe deram, ele saiu de bem com a… Leia mais »

Fake do copião
Membro
Fake do copião

Jogador que não consegue fazer gol na seleção do Japão querem no GRÊMIO. #ficaandre

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Estão especulando na imprensa que estão oferecendo 21 milhões de euros por aquele lateral do Alhetico-pr Renan Lodi, se for isso mesmo, 40 milhões de euros pelo Éverton é pouco. O que acahm?

Fake do copião
Membro
Fake do copião

Eu me esforço, mas, o que é que deu torcida guerrera do Brasil. Kkkk

giltiger@terra.com.br
Membro
giltiger@terra.com.br

Finalmente a ANTA d’O TITE viu o que o Ilgo já falava aqui antes da Copa da Rússia… Éverton tem de estar na SELEÇÃO BRASILEIRA… Está claro que, cada vez mais, fica difícil que Cebolinha jogue no Grêmio após a Copa América… A ÚNICA chance seria o jogador impor na negociação ficar no Grêmio até dezembro… Que vai sair sua negociação parece agora praticamente CERTO… O Pepê pode aquecer pois tem 95% de chances de ser o novo titular como atacante pela esquerda do Grêmio depois da Copa América… E o Luan rescindiu sua relação contratual com o seu atual… Leia mais »

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

“o jogador impor na negociação ficar no Grêmio até dezembro”. Se depender do jogador, esquece. Eles já forçam a barra para sair quando o clube não quer negociar, imagina quando o clube está louco para vender.
O problema é que tanto faz se for vendido por 20 ou por 50, não vai nada para o futebol mesmo.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Também sou à favor de negociar um jogador, e libera-lo no dia seguinte de manhã, pois eles ficam aqui meia boca se poupando com a cabeça no futuro clube que o contratou, fugindo de divididas, isso é normal. Ronaldo, quanto ao “problema é que tanto faz se for vendido por 20 ou por 50, não vai nada para o futebol mesmo”, não concordo, pois vejo que o Grêmio investe sim no futebol, senão, o clube não teria revelado tantos guris em 2 anos e meio, baixado literalmente suas dívidas quase à metade, nem ganho três Taças importantes que valorizo muito,… Leia mais »

vargacarlos
Membro
vargacarlos

Com o avanço do jogo do Brasil hoje que foi um passeio e apesar de meu pouco interesse na seleção deu gosto de ver,eu lembrava desta coluna do Ilgo sobre o aproveitamento das categorias de base que o Grêmio vem realizando agregando o trabalho de gente que pouco ouvimos falar na base e com a conclusão magistral deste trabalho nas mãos do Renato. Hoje dois dos principais jogadores da seleção tem origem na base do Grêmio,tomara a direção nunca mais saia deste caminho e como já escreveu o Ilgo, Luan recuperado tem lugar neste grupo estou certo que depois de… Leia mais »

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

O grande problema é que o Everton vai na primeira proposta melhorzinha. E a direção não vai fazer nenhum esforço para manter o jogador até o fim do ano se isso significar qualquer redução no valor da negociação. O clube vai receber uma fortuna pelo Everton e não vai investir nada no futebol por que a preocupação é toda com o tal equilíbrio financeiro.

nelsongz
Membro
nelsongz

Vai pelo valor da multa rescisória, no mínimo.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Varga, concordo contigo e o Cebolinha entrou nos dois últimos jogos, isso foi decisivo para que o time mudasse de postura e astral buscando as 2 vitórias com suas três belas atuações. Elogiar os trabalhos desta gestão e os resultados após a chegada do Renato é chover no molhado, pois ele lapidou, treinou, titularizou, enfaixou e liberou as vendas de Wallace com 21 anos, PR32 com 22 anos, Jailson com 22 anos, Arthur com 21 anos e agora temos o Éverton aí com 23 anos recém completos que é nossa joia preciosa na prateleira valendo milhões de euros, e …..… Leia mais »

HJLPH
Membro
HJLPH

Everton fez, assim como Luan na seleção Olímpica, a mudança de astral no momento que entraram.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Grande verdade, e acrescento mais ainda a escola Gremista na mudança das Seleções, pois na Olímpica foram as duas entradas de Wallace e o Luan que mudaram a figura “rumo ao ouro”, na do Tite agora são Arthur e Éverton, e no futuro próximo veremos MH & JP que também estão sendo bem lapidados ao sucesso.

Que fase, amigo, nunca vi nossa base produzir tantos garotos bons lançados “na hora certa”, e vem mais por aí, aguarde.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo ….. !!!!! Fator 01: para essa mídia furreca vermelha que cantava em prosa & verso que a Copa América iria fazer o tal Guerrero entrar na vitrine da China, Qatar ou até Emirados porque ele desfilava no Brasil o seu melhor futebol da carreira desde que chegou aqui, e isso poderia “forrar” os cofres combalidos dos Red’s, eles quebraram a cara, pois o peruano hoje tomou CINCO e saiu de cabeça baixa igual a caçador de rã no escuro com pilha fraca na lanterna, e ficou barato, pois nós até perdemos um pênalti. O Peru pode até classificar em… Leia mais »

nelsongz
Membro
nelsongz

Éverton: está se saindo melhor do que eu esperava, mostrando muita personalidade e conquistando a torcida, os comentaristas e os próprios companheiros do time (na primeira partida pareceu-me que alguns evitavam passar a bola para ele; depois, viram que o caminho era por ali). Dificilmente vai deixar de ser vendido pelo valor da multa rescisória, talvez haja até um disputa e o valor fique maior. Luan: vou copiar e reiterar um comentário que fiz há quatro dias, sobre uma possível venda dele, corrigindo uma falta de vírgulas que tem na última frase da versão original. “Luan melhor jogador da América… Leia mais »

Fake do copião
Membro
Fake do copião

Gostei do narrador: virou GREnal!