A política vitoriosa de aproveitamento de jovens da base Tricolor

Aproveitamento de jogadores da base. Está aí um tema, entre tantos outros, que divide torcedores ao ponto de provocar ataques verbais, ironias, deboches e até ofensas de cunho sexual, baixaria pura. É o que acontece também em parte da torcida do Grêmio.

Quem acompanha as redes sociais, incluindo este blog, sabe do que estou falando, o nível baixa mesmo e de tal forma que amizades (se é que dá pra se dizer assim) são desfeitas ou ficam estremecidas. Tudo, no final da contas, fruto da paixão pelo futebol.

São, a rigor, duas correntes. Há quem defenda que o clube não deve vacilar quando surge um jovem promissor, de talento diferenciado, mesmo que ele tenha apenas 16 ou 17 anos. É preciso colocá-los para jogar no grupo principal, pulando etapas de amadurecimento, tanto pessoal quanto como atleta. De fato, há casos que sustentam essa tese, mas são minoria. Coisa rara.

Os exemplos são muitos, variados e recorrentes. Eu, por exemplo, assumo que pedia Lincoln no time do Grêmio no lugar de Douglas, três ou quatro anos atrás. Lincoln não desabrochou, até em razão de problemas pessoais (quem sabe influência de sua ascensão meteórica, sem a base necessária) e Douglas, que eu considerava superado, acabou se tornando um dos protagonistas do time que conquistou a Copa do Brasil de 2016, enchendo de orgulho a nação gremista pela eficiência e beleza de seu futebol. Ah, de passagem: sem um camisa 9 aipim para atrapalhar.

É certo que existem exemplos apontando para o lado oposto, que guri talentoso tem que jogar o mais rápido possível. Mas, repito, são casos isolados, o que não impede que a tese tenha defensores ferrenhos, às vezes apenas para não dar o braço a torcer.

De minha parte, penso que a sabedoria está no meio, como dizia Aristóteles. Entre lançar açodadamente um jovem promissor, prefiro um trabalho de lapidação, de amadurecimento pessoal sem pressa e sem pressão.

Enfim, pra resumir, aplaudo a política de aproveitamento desses craques em potencial que o Grêmio vem adotando nos últimos anos sob o comando do presidente Romildo Bolzan, com participação efetiva do técnico Renato Portaluppi e dos profissionais da base.

Há casos que podem ser questionados, mas além da parte técnica para subir um guri da base existe outro fator que influi na decisão de não aproveitar mais cedo determinado jogador: ter um contrato de médio ou longo prazo. Então, antes de colocar o talento na vitrine, é fundamental garantir o investimento já feito com a ampliação do prazo contratual.

Assim, não raro um guri clamado pela torcida não joga porque tem esse aspecto a ser revolvido. Ele fica meio que escondido, fica na geladeira. Foi isso que fizeram, por exemplo, com Alexandre Pato, que só passou a jogar no time principal quando concordou em renovar o contrato com seu clube.

Para concluir, está provado pelos milhões de euros que já pipocaram no cofre do Grêmio, que a atual política de aproveitamento da base não apenas é a mais correta, como é exemplar, invejada por torcedores e dirigentes da maioria dos clubes brasileiros.

Mas isso não impede que a batalha continue nas redes sociais.

LUAN

‘O Grêmio não conta o que se passa com Luan para evitar sua desvalorização’. Este é o título da coluna digital assinada pelo narrador Pedro Ernesto. A frase por si só provoca calafrios na torcida e realmente assusta eventuais interessados. Enfim, é o “jornalismo especulação”, tipo zero informação, detonando Luan e prejudicando o Grêmio.

ÁGUA FRIA

O vice Duda kroeff despejou um balde de água fria na torcida gremista com sua frase que originou manchete: “Não vejo uma grande necessidade de contratarmos”.

Havia necessidade, por exemplo, de esperar dois meses pelo Paulo Autuori com a Libertadores em andamento?

Duda até pode pensar que reforços não são necessários, mas então que se cale e não forneça mais munição ao inimigo.

79
Deixe um comentário

Please Login to comment
23 Comentários
56 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais recente
Comentário mais popular
17 Comentaristas
giltiger@terra.com.brRodrigo MelloRonaldo SilvaMarcelovargacarlos Recent comment authors
  Seguir discussão  
novos antigos mais votados
Notify of
Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

O meio termo sempre é a melhor solução, pois lidar com o ser humano é muito complexo, alguns conseguem lidar com a pressão melhor do que outros. Há anos treinando jovens atletas já tive muitas decepções e algumas vitórias, sair da fase juvenil para a adulta é muito complexa. No Brasil somos referência na atualidade em lançar atletas porque o momento do clube é bom, mais fácil tu lancar um jovem quando se tem um Geromel, um Maicon ou um Kanneman do lado, tu aprende com estes atletas mais rodados e bons tecnicamente, nao vou entrar no mérito do preparo… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Tenente, acrescento aí o Neymar que hoje é um guri com cabeça de 15 anos num corpo de 27. Porque ????? A resposta é única: “não está pronto“, pois foi paparicado pela torcida, família, Pelé, imprensa, colegas, sendo muito utilizado precocemente, e essa pressão resultou no que vimos hoje à todo momento: mimado demais, inconsequente e até frágil para lesões. Meu irmão caçula tem uma academia a 13 anos, é mestrado em Educação Física com cursos e experiências em Fisiologia Esportiva, fez estágios em 4 clubes do Brasil e afirma que cada corpo responde diferente porque cada cabeça é uma… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Se o guri é bom, eu defendo que com 18 ou 19 anos deve ir treinar com o grupo principal e não com 20, 21, 22 anos.
Ja vi alguns torcedores defendendo a tese alegando que tem uma hierarquia de idade em que o jogador mesmo sendo ruim, ele sobe, que é o caso do Vico.
Leo Schu e Kazu já tem 19 anos, já poderiam estar no grupo principal adquirindo experiência.

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

Exatamente isso. Cada caso é um caso. Os caras para refutar uma crítica adoram usar a falácia do espantalho. Quando alguém diz que o Grêmio (vale o mesmo para o coirmão, parece que este é um mal do “Texas” como diz o RW) demora demais a lançar os jovens, não está defendendo que se ponha guris de 16, 17 anos diretamente no time titular como se fossem o novo Pelé; mas que guri com 18 ou 19 pode ir treinando com o grupo principal e entrando aos poucos – recebendo algumas oportunidades no gauchão, por exemplo, de preferência em times… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Pois é Ronaldo, e a forma que o Ilgo expôs o seu texto, parece que aqueles que defendem o aproveitamento maior da base, querem querem que guris de 16, 17 anos entrem no time titular e ele sabe que não é essa a idéia, mas expôe dessa maneira para atacar a opinião destes torcedores.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Tue te ofende com tudo também.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Você que está dizendo, não me ofendo coisa nenhuma.
O que o Ilgo disse não é a verdade ( e você sabe disso) sobre a torcida querer guris de 16 , 17 anos no time.
Parece que tu que se ofende quando refuto e corrijo a opinião de alguém.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Opinião Ronaldo, cada um tem a sua. Falácias, espantalhos todos tem os seus.

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

A falácia do espantalho é um argumento em que a pessoa ignora a posição do adversário no debate e a substitui por uma versão distorcida, que representa de forma errada, esta posição. A falácia se produz por distorção proposital, com o objetivo de tornar o argumento mais facilmente refutável, ou por distorção acidental, quando o debatedor que a produz não entendeu o argumento que pretende refutar. Nessa falácia, a refutação é feita contra um argumento criado por quem está atacando o argumento original; não é uma refutação do próprio argumento original. Para alguém que não esteja familiarizado com o argumento… Leia mais »

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

Parece ser do que estamos falando. Alguém diz: o Grêmio tem que aproveitar mais os jogadores da base. O outro refuta: olhem o que acontece quando se põe para jogar um guri com 16, 17 anos, acaba queimando o guri.
O segundo não refutou o argumento original, mas uma versão distorcida e exagerada do argumento original.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Tu és meu adversário?

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

Oposição de ideias apenas, algo natural, somos todos gremistas, mas podemos ter opiniões diferentes, algo não muito bem aceito pelos chapa-brancas que consideram qualquer crítica ou opinião divergente como falta de gremismo ou como postura politicamente motivada. Sou pelo bom debate, quero convencer ou ser convencido, sempre por argumentos legítimos. Não gosto realmente de argumentos falaciosos que tem como único objetivo ganhar a discussão.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Não gosto de alguém que quer dar aula para outro. Se tu insinuar que sou chapa branca me dá o direito de insinuar uma resposta que tu não vai gostar. Quem quis ganhar a discussao foi tu. Dei minha opinião que tu nao gostou e é do jogo, mas querer me dar aula foi pedante demais. Me respeite e te respeito é simples. Saudações Tricores.

Ronaldo Silva
Membro
Ronaldo Silva

Não insinuei nada a seu respeito, até por que não levo nada para o lado pessoal inclusive por que não conheço ninguém pessoalmente aqui. Mas que existem os chapa-brancas, isso é fato e eles agem da maneira que eu descrevi. De resto só transcrevi uma definição por que havia utilizado anteriormente um termo que talvez não fosse de conhecimento de todos.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Ok, segue o jogo.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Na matéria abaixo a própria direção reconhece que precisa promover os jovens mais cedo, diz que vai dar mais espaço para base visando evitar um novo caso Tetê.
Tanto que vão subir o Gui Azevedo com que tem 18 anos.

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2019/06/06/gremio-prepara-jovens-e-quer-evitar-novo-caso-tete-ainda-em-2019.htm

Fake do copião
Membro
Fake do copião

Falo por mim,não gosto do endeusamento de jogador de futebol, seja qual for sua idade.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

O que nos colocou nos trilhos, e nos tornou campeões novamente foi essa política de aproveitar os jovens, a base…

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Verdade Cássio, um ótimo trabalho de preparação muito bem feito desde a base até o lançamento no time aos poucos como deve ser. Eu apoio também o nosso bom trabalho com os guris e vem subindo aí mais três boas promessas para “lapidar”.

Acho que Renato faz um ótimo trabalho também nessa questão, sem necessidade de pressão. Haja carro forte na Arena. Bah.

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Iaew tigrada: voltei e trouxe um kombão-bala, kkk.
Cabem um pouco mais de 8 agora, huahuahuahua.

Não tenho muitos reparos a fazer no post.
Reitero minha promessa: de pisar na Grêmio Mania somente após a saída do Duda Kroeff.

Preparo físico me preocupa, mas já ouvi falar de uma cobrança forte a respeito.

Era isso.
Abs.

Lucas
Membro
Lucas

Grande Tiozaum, essa kombi ai podia ser azul, neh…kkkk

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

As melhores que eu achei eram 1 verde e essa amarela.
Se tu achares uma das boas, manda link da foto que eu ajeito aqui kkk

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Aqui é que nem vício, hehehe. Bem vindo guerreiro.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Bem vindo Tiozaum, sempre irreverente, hehe.

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

Agora tá tranquilo né che, kombi vazia e estacionada, Grêmio de férias.
Kkkkk
Só espero que a geral mantenha o nível quando os jogos voltarem.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Calibrando os pneus e fazendo a revisão, kkkkk

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Fala Tiozinho, de volta e devidamente identificado num ambiente sadio & harmonioso onde a razão dos debates é o Grêmio Grande do Sul, mas podendo divergir sim com educação sem xingamentos conforme “as regras”.

Segue o planejamento em águas mansas e calmas para se navegar de caiaque Azul tranquilamente. Bonita a tua Kombi, mas ela cresceu, virou bala e agora diminuiu drasticamente a “população interna” ????? (kkkkk)
Abs.

Tiozaum da Kombi
Membro
Tiozaum da Kombi

O Ilgo sabe onde me achar agora kkk. De minha parte nunca deu galho che, um que outro deu uma exagerada com o blogueiro que motivou esse “chá-de-boldo” nos posts. No lugar dele certamente eu tomaria uma atitude também, talvez não fizesse tudo isso, mas no frigir dos ovos pra mim deu na mesma. Meu fake tem motivo específico. Jamais usaria disso pra aloprar com quem quer que fosse. Não ofendi e não me senti ofendido por nenhum post do passado. Tanto que adotei o apelido, achei engraçado mesmo. A kombi sempre vai ser itinerante. Ninguém vai morrer abraçado e… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Perfeito Tio, show de bola. Lembro que certa vez escrevi no Boteco do Ilgo a uns 3 ou 4 anos que achava um absurdo alguém confundir uma flauta ou zoada irônica (de leve), COM OFENSAS, simplesmente por discordar ou divergir de um comentário num espaço 100% Tricolor, isso me indignava, e ….. ….. lembro que quase fui execrado por causa disso por um grupinho de 8 ou 10 dos 120 que entravam lá e me nagativavam todos os dias à partir disso, além de bater boca e até xingar, aí, à partir de então, adotei o costume de positivar todos… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ilgo, muito boas as tuas colocações à respeito do assunto de aproveitamento da base no Grêmio e todos aqui vão realmente ter opiniões diferentes, divergentes e falácias sobre esse assunto, alguns defendendo suas teses para manter sempre o “eu falei, eu disse, eu sabia”, outros com mais detalhes devido a experiência “no meio” e bastidores como é teu caso, e acho isso tudo normal, porém, vejo que nunca “antes na história desse clube” tivemos uma evolução tão grande nessa questão desde dezembro 2014, pois Romildo Bolzan é o pai desta mudança e começou mesmo à decolar à partir da chegada… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Sobre o Luan, não poderia esperar outra atitude do narrador Pedro Desonesto, mas como disse Renato, quem sabe jogar não desaprende e ainda acho que ele vai se recuperar, porém, também não descarto uma saída em agosto.

O Duda é um fantoche e segue inexplicavelmente no clube ocupando o lugar que deveria ser do Odorico Roman, pois este já demorou demais para voltar.

Alexandre
Membro
Alexandre

Começando pelo fim: se não sair ninguém (improvável), também não vejo necessidade de contratar. Acho o grupo bom, capaz de brigar pelo que sobrou, as copas e uma vaga na Libertadores. Se pintar algum negocio de ocasião que realmente agregue qualidade no time, alguém que venha para ser titular, acho válido. Caso contrário seria tirar espaço dos jovens. O mais importante é recuperar jogadores importantes (parte física e/ou técnica) e ajustar o time no campo, tarefa do treinador. Renato tem várias possibilidades, desde trocas simples de jogadores até alterações táticas. Com o que temos é ‘obrigação’ jogar bem mais bola.… Leia mais »

ATÉAPÉ
Membro
ATÉAPÉ

TEMOS QUE VENDER LUAN. Acho que, infelizmente, essa é a saída para o bem dele e do clube. O que ele tem que provar aqui, depois que se tornou o Rei da América? Que ambições ele ainda pode ter no clube, já que foi campeão 5 ou 6 vezes, uma delas o Tri da Liberta? Não vejo Luan de forma alguma motivado, até em função de seus problemas físicos recorrentes, a tal fascite plantar que não tem cura. Ele pode voltar a jogar aqui em alto nível? Acho que pode. Mas a questão é: Ele quer? Acho que Luan quer… Leia mais »

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Onde assino, Nico ?????

Ouvi certa vez aqui numa roda de chopp no Bar do Beto que Luan gostava de Porto Alegre e não pensava em sair, “salvo” uma proposta irrecusável e como foi evoluindo e avançando sendo valorizado corretamente pelo clube, eu acho que também se acomodou. Que pena, mas já ganhou tudo, RS, CB, LA, então, concordo contigo: Luan já venceu.

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Baita comentário, super coerente com o que esta acontecendo….

Conrado
Membro
Conrado

Sobre o Luan, só tenho uma coisa a dizer: O que mais precisa fazer o PorcoErnesto para ser proibido de pisar na Arena? Sobre o aproveitamento da base, assino com o redator, somente tenho uma observação a fazer. Gostaria que a gurizada quando subisse, tivesse um pouco mais de continuidade. As vezes colocam o guri de titular numa partida, não vai bem e na outra nem no banco fica. O andré, por exemplo, teve 238746287468764 oportunidades, não foi bem e continuou ali. Nossa torcida tb tem pouca paciência com a gurizada. Se o atleta “habla” então, não precisa nem pegar… Leia mais »

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

É verdade Conrado, parece que a paciência com os guris é mais curta. Eles tem que entrar e arrebentar em todos os jogos, caso contrário, a corneta come.
Jean Pyerre já vinha sendo chamado de Bruno Soneca pelos corneteiros que adoram os cascudos no time.
Sorte que o guri decidiu os dois últimos jogos e eles enfiaram a corneta……na sacola, rsss.

giltiger@terra.com.br
Visitante
giltiger@terra.com.br

Caro Ilgo sou extremamente CONTRA esta política única de POUPAÇÃO, LAPIDAÇÃO, PRESERVAÇÃO, NÃO ESTÁ PRONTO, GOLO DE CABEÇA, POR UMA BOLA, VOLTAR VIVO e todas as variante acovardadas costumeiras neste nosso gaudério TEXAS IVIOLENTO … Quanto especificamente às categorias de base esta preservação excessiva protege na verdade uma percentagem mais alta de acerto é no sucesso no lançamento da MAIORIA dos jogadores jovens. Especialmente nos BONS E MEDIANOS APROVEITÁVEIS. Mas a tendência desta política mais conservadora (e LENTA) é falhar miseravelmente nos EXCELENTES e nos CRAQUES EM POTENCIAL…. Isto acontece com jovens do tipo de Tetê, Douglas Costas ou que… Leia mais »

cassiogomespf@hotmail.com
Membro
cassiogomespf@hotmail.com

Antes usar a garotada da base que um medalhão que ganha muito e rende pouco.. Sou mais dessa “politica do clube”…

Fake do copião
Membro
Fake do copião

Esta faltando nesta discussão a figura fundamental do empresário. Leva o bom mas tem que colocar os meus nabas na vitrine.

bteixeira
Membro
bteixeira

Concordo que é necessário ter cautela para não se precipitar e terminar queimando a gurizada, já que a torcida muitas vezes não tem paciência. O problema é que, em alguns casos, se tem abusado da cautela. Desde o gauchão do ano passado, já dava pra ver que Matheus Henrique era diferenciado. Mesmo assim, só foi inscrito na LA depois da venda do Jaílson e, ainda assim, onde estava na derrota para o River? Em casa, vendo o jogo pela TV. Já tinha jogado (e bem) nas quartas, por que não estava no banco? “Não esta[va] pronto”?

nelsongz
Membro
nelsongz

Luan melhor jogador da América em 2017, inexplicavelmente para mim caiu de produção, não vou especular sobre o. motivo. Na sua fase atual vai render muito pouco para o Grêmio, se for vendido.
Não sei se é possível, mas se for eu apostaria minhas fichas na recuperação do mesmo.

vargacarlos
Membro
vargacarlos

Sempre que o Grêmio optou por esta política tivemos bons resultados dentro de campo e depois financeiros basta olhar a história do clube. Sobre o aproveitamento dos jogadores mais jovens apenas acrescento que isto está ocorrendo em um momento anterior ao Presidente Romildo que da seguimento de luxo nisto. Me lembro de notícias dadas onde o aproveitamento da base a ser a política adotada na última gestão do Fábio koff depois de ter montado aquele time da libertadores muito caro que não deu certo. que foi posta realmente em prática com o Felipão,Mortosa e ivo wortmann logo no início quando… Leia mais »

Fake do copião
Membro
Fake do copião

Teve certa vez uma treta do Dorival Júnior com o Neymar, onde foi ,por força da torcida, mandado embora o treinador. Se tivessem colocado o Neymar no banco alguns jogos,ou respaldado o treinador,onde estaria o Neymar? Pois acredito que jamais ganhará um prêmio de melhor do mundo.
P.s. alguns vão dizer,onde está o Dorival,? Não sei,mas quem tinha a grande perspectiva de ser o melhor do mundo não era ele,ele quis ser o que pediram para ele ser,um treinador e o primeiro ombro da bolerada.
Tempo, tempo, tempo,vim te fazer um pedido,tempo,tempo,tempu….por que a transição nunca ganhou nada, tempo,tempo,tempo..

giltiger@terra.com.br
Visitante
giltiger@terra.com.br

Escalação da Selenike do Adenor..
Joga Arthur e não joga Évertom…

Ô Tite coloca o tal do David Neres no mesmo buraco que colocaste o Fred e o Taison…
Técnico acarminado insuportável…

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

E todos esperando o Everton no segundo tempo e entra a naba do Jesus.

giltiger@terra.com.br
Visitante
giltiger@terra.com.br

Técnico de Futebol é uma raça TRISTE….
E eu já estou de saco cheio deste empulhador do Tite…

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Ótimas frases desta terça-feira:

“Sou contra a vinda do cavani, pois se ele vier, barra o crescimento do André”
“David Neres, tem cara de mulato baiano com olhos de japonês com sono”
“Philippe Coutinho, um carioca da gema com eterna cara de quem cheirou merda”

nelsongz
Membro
nelsongz

Barrar o crescimento do André é a frase campeã.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

Sim, foi a mais bizarra do dia, porém, o criador dela é um ótimo e oportuno gozador que fez isso via Twitter. André é Utopia.

COPIÃO DE TUDO
Membro
COPIÃO DE TUDO

O Grêmio já projeta mudanças na Lista da Libertadores para as oitavas de final e Marcelo Oliveira, lesionado, Marinho e Thonny Anderson, negociados, e Lincoln, em processo de saída, serão retirados da lista.

Para as novas vagas estão cotados cinco jogadores: Darlan, Patrick, Rafael Galhardo, David Braz e Rodriguez, e assim, deve sobrar um deles.

Com a inhaca que se instalou em nossa zaga este ano com lesões, o corte mais previsível é o de Rafael galhardo.

nelsongz
Membro
nelsongz

Eu concordo que quem deve sobrar é o Galhardo.

nelsongz
Membro
nelsongz

Firmino não jogou coisa alguma, Tite manteve ele até o final e foi castigado, pois ele evitou o gol do Brasil, numa bela jogada do Éverton.

Wilson Santos
Membro
Wilson Santos

Que joguinho feio foi esse da seletite.
Firmino, Coutinho e Neres não jogaram nada de nada.
Mas o pior do jogo foi o falso pastor, que tirou Casemiro pra por um Fernandinho; demorou pra por o Everton que ainda entrou pelo lado direito.
Com essa bolinha não chega nem nas semi-finais.

Rodrigo Mello
Membro
Rodrigo Mello

Everton entrou e resolveu no último jogo, bingo, no outro jogo o Tite vai lá e quer mostrar que ele é o gênio e vai vencer sem colocar o guri, achando que por ser a fraca aVenezuela seria facil. Faltou combinar com os Russos. Pardalice total, coisa que Renato faz quando coloca André para resolver. Treinador muda o nome mas todos tem suas teimosias que nunca e nem vão dar certo.

vargacarlos
Membro
vargacarlos

Olhei o primeiro tempo do jogo do Brasil e larguei,o time não tem nada e corre risco de ficar em terceiro no grupo,hoje pelo leio e escuto o everton entrou e o time melhorou outra vez reconhecido pelo Daniel alves inclusive.
Finalizando esta competição é um fiasco de público,bem feito linda resposta do público do Brasil pelo abuso no preço dos ingressos.