Empate em Ijuí e os destaques do tricolor

O pior que se pode fazer ao analisar um time de gurizada é sair por aí fazendo comparação com alguém consagrado ou pelo menos afirmado como bom jogador.

É o caso do Matheus Henrique, o Matheuzinho, autor do gol gremista nesta quarta-feira, na abertura do Gauchão 2018. Já li e ouvi comentários de que ele seria um novo Arthur. Até pode ser que confirme, porque mostrou futebol para isso, mas é um peso a mais sobre os ombros de um jovem que recém começa a buscar o seu espaço.

Arthur, em seus primeiros movimentos no grupo principal, não passou por isso. E só começou a ser comparado ao Iniesta (o que considero um exagero) quando já era festejado como grande revelação do time comandado pelo treinador Renato Portaluppi.

Agora, Matheus tem mesmo qualidades que lembram o Arthur, mas ainda precisa mostrar mais até mesmo para ser aproveitado no grupo principal mais adiante, o que, para ele, já estará de bom tamanho. Aí, então, poderá confirmar se mesmo um novo Arthur, mas nós sabemos que jogadores como Arthur são raros, e não surgem a todo instante.

Por enquanto, fica o registro de que Matheus Henrique foi, a meu ver, o destaque individual no campo pesado e irregular do Sao Luis, no empate por 1 a 1.

Depois dele, cito o zagueiro Mendonça, o volante Balbino e o atacante Pepê. É importante destacar que é um time jovem, com bom potencial, e que pegou uma encrenca logo de cara. Jogar em Ijuí nunca é fácil.

Sobre o jogo, o empate ficou de bom tamanho. O Grêmio foi melhor durante boa parte do jogo, mas o São Luiz foi valente e lutou muito pelo empate. O pessoal reclama de pênalti do Bruno Grassi, que entrou precipitadamente no lance e atingiu o atacante do São Luiz. Houve o choque, mas provocado pelo atacante, que mereceu o cartão amarelo por simulação. Independente disso, o juiz poderia ter marcado o pênalti tendo em vista a forma com que Bruno se jogou. Muito amadorismo.

TV

Assisti ao jogo pela RBS TV.

Quero fazer um apelo ao Luciano, o narrador. Num jogo como esse em que o torcedor fica diante da TV para conferir o potencial dos garotos e dos reforços, é importante acompanhar o jogo e citar os nomes dos jogadores com mais frequência. Evitar, por exemplo, “afasta a defesa” no lugar do nome de quem afastou a bola. O jogo rolando e o Luciano fica falando de outras coisas em vez de citar quem está com a bola, que driblou, quem cruzou, etc.

Fica a crítica construtiva.

Se gostou, compartilhe!

  • João Batista Silveira

    Ilgo, narrar é para narrador, porém, contrariando a lógica, na RedBS o narrador é comentarista/apresentador/cantor/tudólogo, o repórter é narrador, o sambista é comentarista, e por aí vai. Assistir aos jogos na RedBS, só quando não se tem alternativa e, mandatório, sem volume na tv. Abraço.

    • THE GUNSLINGER

      E o ex-árbitro é pago para defender seus ex-colegas.

  • Lucio

    Lucianinho como narrador me fez sentir saudades do Paulo Brito (feitoooo! é bom esse Ronaldinho gramandense hein ôô Batista) kkk.

    Gostei da gurizada, e gostei de ver esse time de transição buscando jogar com a bola no pé (pelo menos enquanto teve perna) como faz o time principal. No mais é cedo para avaliações mais definitivas, temos que aumentar a amostragem.

  • Daniel Scherer

    Concordo a respeito dos destaques e principalmente a respeito de comparações. Foi a primeira partida de muitos deles, repito a primeira. Logo alguns que foram mal podem ter sentido o peso e outros que foram bem poderiam estar de “aniversário”. Eu, via de regra, prefiro aguardar alguns jogos em sequencia para definir este ou aquele como “craque” ou “nulidade”.
    Desta forma, ontem, os que se destacaram pela ordem Mendonça (que não afinou para os cascudos varzeanos do São Luiz), o Matheus ( mostrou tranquilidade e técnica, pouca força de contenção), Lima (técnica e velocidade, mas fominha em alguns momentos), Balbino (jogador alto e com imposição, falta mais cancha para enfrentar os brucutus do interior).
    De quem não gostei foi o Isaque (completamente fora de sintonia com a equipe, errou passes bobos) e G. Guedes (este me parece muto verde ainda e sentiu demais o início de jogo). Lógico que foi a primeira partida então esta opinião é sobre o jogo de ontem e não sobre o jogador em si,.
    Os demais não me chamaram a atenção.
    Paulo Miranda. Jogador firme e viril, pra mim a expulsão completamente injusta. Só expulsou ele porque não deu o penalti, juiz bunda mole, mais um para a turma do 9letto. Amostragem inicial parece ser um jogador que poderá acrescentar ao grupo principal.
    São Luiz típico time de várzea, quis ganhar na porrada e intimidação (com a conivência do juizinho vagabundo que inventaram), O número 8 (Rudiero) era para ter sido expulso (por pouco não quebra o Lima e depois já com amarelo pegou o Leonardo e o juiz deixou por isso) assim como o zagueiro Tairone era para ter tomado cartão quando foi levantar o Mendonça a força e ainda ficou xingando o jogador, isso tudo na frente do bundão e seu assistente. O camisa 10 Luiz Carlos então foi uma vergonha, passou o jogo todo empurrando, dando tapa e provocando. Só tomou cartão porque o Paulo Mirando tomou junto.
    Amostragem geral foi boa, a gurizada tentou jogar sem apelar para chutão, o gramado um potreiro, típico deste campeonato de m….
    Contra o Caxias deve melhorar ainda mais com a entrada do Alysson e do Madson. Vamos ver, é só pra isso que esse campeonato ridículo pode servir, testar a gurizada e revelar valores para o que realmente importa.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Grande resumo, Daniel.

    • Ilgo Wink

      nesse potreiro até o time titular teria dificuldade.
      Pra começo, fora de casa, foi bom o desempenho do time

    • THE GUNSLINGER

      Excelente análise. Assino embaixo.

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Bela leitura do jogo, Daniel. É por essas e por outras que apoio a decisão de preservar o titulares dos jogos do Novelettão. E aposto contigo que, após o “conselheiro isento” se tornar vice da CBF em 2019, o vermelho vai ganhar um título nacional. Aguarde.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Amigo Márcio, a CBF possui 1 Presidente e 5 Vice-Presidentes conforme estatuto onde na página 33, seção III, no Art. 32 diz que estes administradores são eleitos pela Assembléia Geral Eleitoral que formam o poder que exercem as funções administrativas e executivas da Entidade assessorados pela Secretaria Geral e pela Diretoria.

        O Art. 37 desta mesma seção III trata da substituição do Presidente em caso de vacância (ausência ou substituição) e diz que se ocorrer vaga no posto de Presidente por alguma razão ou em qualquer momento do mandato, completará o período o Vice Presidente ”mais idoso”.

        Vale lembrar que a indicação do Chicu’s Robalitu’s Novelettu’s com 65 anos, é para ocupar a cadeira vaga do Delfim de Pádua Peixoto que era Presidente da Federação Catarinense de Futebol, um dos 5 Vices da CBF, e morreu no acidente com a delegação da Chapecoense aos 75 anos de idade.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Fala, caro amigo Copião.
          Entendo perfeitamente. E acompanhando as movimentações que podem levar o presidente a uma condição constrangedora (conforme os últimos acontecimentos), eu não subestimo o poder dos ilimitados tentáculos do Chiquinho. Quem conhece o poder de sua avermelhada influência não duvida do seu alto grau de malandragem.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Nisso eu concordo, mas não esqueça que tem gente graúda na frente dele no eixo RJ/SP e até do nordeste com muita força política interna, pois os outros 4 Vices, são:

            – Antônio Carlos Nunes (Coronel da época do regime militar)
            – Fernando José Macieira Sarney (filho do Sarney, político e membro executivo da Fifa)
            – Marcus Antônio Vicente (Deputado Federal – ES)
            – Gustavo Dantas Feijó (Prefeito do interior do Alagoas)
            – Delfim de Pádua Peixoto (Presidente da FCF – in memorian)

            Ele vai ainda lutar contra outros dois fortes candidatos que são Walter Feldmann Secretário Geral da CBF e Deputado Federal por SP, e Andrés Sanches poderoso cartola Corinthiano.
            Amigo, acho que vai ter que usar de muita malandragem para conseguir ”entrar” na CBF e depois terá as concorrências internas. Oremos. (kkkkk)

  • GremioSempre

    Por mim que o ruralito seja só uma competição meramente de observação para a categoria de base e faz com que não morra os clubes do interior. Um gramado desse colocar time titular em competição que não leva nada a lugar algum é suicídio . Mas pelamor,não venham os urubus lá adiante dizer que o Grêmio tinha que ter priorizado o charmosão do noveletos ! Competição falida onde só a Rbszlotes valoriza além de ser um deleite para a IVI colocar em prática sua forma medíocre jornalista de barrigadas e azedume.

  • Alexandre

    Me chamem de iludido, mas fiquei empolgado com os guris. Tirando o Isaque, que dou desconto por ter jogado fora de posição, achei que todos têm potencial, principalmente o trio de volantes (Balbino, Ancheta e Mateus), o lateral Guedes e o zagueiro Mendonça. Todos cometeram erros, precisam evoluir, mas vejo boa perspectiva.
    Paulo Miranda foi bem até a expulsão, deverá ser uma boa alternativa pra temporada.

    • Ilgo Wink

      Paulo Miranda, não gostei. Deixou o time na mão, e isso que ele é experiente

      • THE GUNSLINGER

        Mas aquela expulsão, convenhamos… minutos antes o jogador do São Luiz fez uma falta pior, em começo de contra-ataque, e não foi advertido.

      • Alexandre

        Sim, a expulsão foi infantil. O primeiro cartão principalmente. Mas ele vinha jogando bem até então.
        Vamos ver, tenho confiança que será um reserva mais confiável que os de 2017.

  • Brand Halfed

    Escuta pela rádio grêmio umbro, Ilgo !!!

    • Ilgo Wink

      Eu preciso saber o que ‘eles’ dizem de nós

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Eu te digo o que eles dizem: ”Fooooorma o descontrole na Arenaaaaaa” ….. (kkkkk).

    • THE GUNSLINGER

      Problema é o delay. O som da rádio chega muito antes da imagem na TV, principalmente quando via satélite (ex.: Sky).

  • nelsongz

    Concordo com os teus destaques, mas incluo na lista o Guilherme Guedes, embora verde, pareceu-me um lateral esquerdo de grande futuro.

    • Ilgo Wink

      Falam muito bem dele, Nelson, mas ontem ele foi discreto. Tem potencial, sem dúvida

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Ilgo, foi só o começo, temos muito à crescer ainda, mas achei boa a estréia da gurizada com alguns destaques como Mendonça, Guedes, Balbino, Matheus Henrique e Ancheta enquanto esteve em campo e do Lima que mesmo com individualismo exagerado, tem bom potencial, mas os demais apenas operários com Bruno Grassi muito bem, atento, seguro e ligado no jogo.

    Gostei do Paulo Miranda sem esquecer que foi estréia e me lembrei do desastre que foi a do ótimo Geromel, porém, o campo embarrado o fez provocar muitas faltas e dificultou muito uma avaliação melhor de seu desempenho, mas ele poderia ter evitado a discussão que causou o 1º cartão, pois o 2º foi providencial e merecido. Vamos agora acompanhando porque teremos Madson, Tony Anderson e Álisson contra o Caxias além de Jean Pyerre, Dionathan e Patrick pedindo passagem.

    Pelo volume de jogo e a vontade apresentada, fico imaginando quando esses guris estiverem entrosados e terão um tapete verde pra jogar, pois a amostra ontem naquele potreiro foi muito acima da minha expectativa …..

    ….. e o Grêmio na contramão dos ”sábios da base” está provando que existe sim um bom trabalho com estes guris ”visando” o aproveitamento deles no elenco e time profissional onde o Treinador Renato sabiamente declara a todos que é o jogador que se escala e ele estará lá para ajudar como vem fazendo.

  • THE GUNSLINGER

    Em relação ao narrador… acho que ele é ruim das vistas, porque era rei de trocar nome de jogador. Deve ter se ligado nisso e agora omite para não pagar mico.

  • siquibee

    Luciano do Valle também narrava 05 minutos de jogo sem dizer nome de jogador. O melhor narrador de TV pra mim é Milton Leite. Não vi o jogo, mas achei o resultado bom.

    • Fabricio Böck

      Os melhores narradores são da Fox, basta assistir qualquer jogo da libertadores prá ver a diferença

      • siquibee

        O problema da Fox é que tem uns caras lá que torcem descaradamente contra o Grêmio, como na ESPN também. O Fábio Sormani é um deles.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Concordo contigo, ”seeeeegue o jogo”, ”queeeee beleeeeeza”, ”pois ele fez que foi, não foi mas acabou fondo” e ”depois dessa tosca jogada”, saiu pensando que ”si eu acértu éça, eu si conságru”, ”que faaaaaase”, ”a batiiiiida”, ”meooooo deooooos”.

      Grande narrador Milton Leite e o melhor comentarista pra mim é o Maurício Noriega com um voto de louvor ao Paulo Cezar Vasconcelos.

  • Igor Klein