Os entregadores e os deuses do futebol

Uma entrada domingo, outra na quarta, e assim vai o Inter, abençoado pelos deuses do futebol, deuses que um dia foram gremistas. Nunca esses deuses, de quem tanto falava o grande narrador Milton Jung,  ajudaram o Grêmio como ajudam hoje o Inter.

Não vou nem falar no pênalti do Aranguiz, referido em detalhes pelo RW em sua corneta infalível. Nem vou cobrar expulsão do chileno pelo pontapé sem bola por trás no adversário.

Os deuses do futebol vestiram a camisa do Inter.

O dado concreto é que o Inter empatou por 2 a 2 com o Atlético e está com um pé na próxima fase.

A continuar assim, vai ser tri da América.

Dito isso, passo a palavra pra um grande jornalista e gremista: Raul Rubenich. Deleitem-se!

https://raulrubenich.wordpress.com/2015/05/05/historias-de-um-aposentado-gremista/

Aposentado tem direito a alguns ócios que não imaginaria possíveis quando ainda empenhado na busca do famoso sustento nosso de cada dia (isso não significa, pelo menos no meu caso, que a busca essa tenha terminado, muito antes pelo contrário…). Ainda mais quando esse ócio ajuda a esquecer a nova decepção sofrida no fim de semana por gremistas em geral, aposentados ou não.
Permitam-me, então, contar algumas dessas delícias. Sempre ligado no futebol, mas querendo esquecer situação a que, há tanto tempo, somos submetidos pelo antigo Glorioso, coincidiu que, por esses dias, estejam em andamento os jogos decisivos da Champions’s League, a copa maior dos europeus. E isso me foi lembrado pela história que envolve o filho de nossos vizinhos Fernando e Isabel, o Augusto, gremistinha desesperado, por supuesto. Pois, fiquei sabendo que, domingo, indignado com mais um fiasco do nosso time, ele arrancou a camisa já no primeiro gol do “inimigo”, e, mesmo gripado, não quis mais vesti-la de novo, furioso que estava, com toda a razão. Eu nem sabia que ele gostava tanto de futebol, apesar de entender que, logicamente, está mais do que cansado de sempre acabar perdendo.
Mas, como gosta também de futebol, o Augusto já arrumou um “remédio” para a sua crise, e inclusive conseguiu manejar a situação. Acontece que ele tem aulas à tarde, e, nesta terça-feira, tinha inclusive uma prova. Por isso mesmo, não fez nenhum pedido para “matar” a aula, deixando Juventus x Real Madrid para trás, desde que pudesse ficar em casa amanhã, quarta-feira, dia de Barcelona x Bayern. Para quem irá torcer? Parece que vai ficar com aquele que fizer mais gols, só pra voltar a sentir o gosto de uma vitória. Sabidão o Augusto, né mesmo?
Essa história do torcedor mirim cansado de perder me chegou antes do jogo em Turim, no estádio da Juventus, e resolvi, como bom aposentado, representar o Augusto na torcida. Minha mulher, a Celia, foi visitar a mãe dela, Dona Olívia, minha sogrinha, na geriatria. E de lá me ligou, perguntando qual era mesmo o canal que passaria o jogo. Surpreso com a pergunta, ela me disse que era informação para outro hóspede da geriatria, interessado na partida e que não sabia como sintonizar o canal correto. É o 570, a ESPN em ação, informei, e ela passou a notícia adiante. Aqui, é claro, estou fazendo um merchandainguizinho para a clínica e, mais importante, para o canal esse. Eles merecem, sua especialização em transmissões como essa permite a nós – aqui tomo a liberdade de falar em nome de todos os gremistas aposentados em busca de um futebol que nos faça lembrar de como era bom, quando a gente ganhava – não ficar só na dependência da Globo. Pode não fazer efeito algum, o “merch” esse, mas é merecido…
A terceira história serve para lembrar que nem só de ócios curativos de males gremistas é feita a rotina de um aposentado. Pelo contrário. Mas, especificamente, quebrei um dente segunda-feira à noite, enfrentando um pinhão que tinha tudo para ser uma delícia. Ainda bem que pude recorrer ao Dr. Paulo Renato, dentista, que me atendeu na “madrugada” (10h15min da manhã sempre foi madrugada, nem precisei me aposentar pra saber disso…). Também gremista, ele estava numa dúvida cruel: será que a gente consegue virar colorado, a essa altura? É que, do jeito que está, ele acha que até a mãe dele, que era colorada e ficou gremista, acabaria trocando de novo a “casaca”… Mais ainda, ele entende que será difícil levar pro Grêmio o filho dele, se a coisa continuar como está pelas bandas do Humaitá. Dúvida cruel, Dr. Paulo…
A história final diz respeito a uma cena mostrada pela ESPN antes da reentrada de juventinos e madridistas para o segundo tempo. Estava o goleiro do Real à espera dos companheiros, à saída dos vestiários, quando chegou seu colega do Juventus que fez questão de cumprimentá-lo com toda a cordialidade. E aí me lembrei da pauleira que, apesar de todos os esforços para transformar a torcida grenal em amigos, amigos, futebol à parte, mas mesmo assim lugar que se pode frequentar acompanhado dos “adversários”, por aqui não há jogo em que pelo menos uma parte ínfima das respectivas torcidas não acabe cometendo atos tão lamentáveis quanto os registrados nesses dois últimos jogos – na Arena e no Beira-Rio. Sim, houve quebra-quebra nos dois estádios, o que só serve para lamentarmos ainda mais a continuação desses despautérios.
Quanto ao jogo em si, na TVganhou a Juventus, 2×1 (escore que me persegue…) , o Real terá de ser muito menos preguiçoso (isso faz lembrar um time que existe por aqui. Ou não?) no jogo de volta, se quiser continuar nessa copa. Nesta quarta-feira tem outro jogo com tudo para ser apreciado. Eu, como aposentado gremista, apesar de tudo, estarei – se não quebrar outro dente por aí… – firme à frente da telinha. Desta vez, sabendo que o Augusto poderá se consolar torcendo para um time ganhador. Ou vai dar empate? Sei lá.