Esperança, teu nome é Facundo

O Grêmio de Luxemburgo continua sendo muito parecido com o de Caio Jr. O futebol que o time mostrou durante a maior parte do tempo contra o Cerâmica não transmite confiança nem para conquistar o returno do Gauchão.

A defesa continua vazando, a marcação no meio de campo segue vulnerável e o ataque permanece sendo o setor mais forte, mais eficiente. Tudo isso considerando a fragilidade do adversário.

Agora, há um divisor de águas, ou de mágoas. Facundo Bertoglio.

Esse argentino me devolveu a esperança. Em 15 minutos, ele mostrou o que se espera de um  meia avançado: ousadia, destemor, drible, velocidade e, algo que é raro, inteligência e visão de jogo.

De cara, Facundo lembra o Escudero, tanto pelo futebol como no aspecto físico. A diferença maior é que Facundo além de ter movimentação, enfrentar a marcação e driblar, ainda consegue pensar.

Pode ser que mais adiante eu me decepcione com ele, mas acho difícil. O que nunca esperei de Escudero, espero agora de Facundo.

Facundo, até prova em contrário, tem lugar no time. Com ele, o ataque do Grêmio cresceu e chegou com mais perigo. Foram 15 minutos de muita presença na área do Cerâmica, com alguns lances muito bons do argentino. Para uma estréia, nota 10.

Ainda o meio de campo, setor vital para qualquer time: Marquinhos e Marco Antônio melhoraram em relação a si mesmos. MA fez o lançamento para Marquinhos sofrer pênalti e marcou o gol da vitória, mostrando frieza e técnica na frente do goleiro. Mas não tem condições de ser titular de um time que busca título nacional.

Gostei também do Gabriel, que melhorou em relação ao que vinha jogando. Kleber, de novo, excelente. Moreno entrou bem no jogo.

É importante Luxemburgo reavaliar a presença de Gilberto Silva na zaga. Se contra o cerâmica é problemático, imagine contra um time mais forte. Léo Gago, então, nem se fala.

Resumindo: o Grêmio com Facundo Bertoglio é um time que me dá esperança.

Se gostou, compartilhe!

  • walter

    Ilgo e pessol do blog…

    Conforme havia falado no tópico anterior, mesmo sendo o time do Luxa parecido com o Caio Jr. há flagrante diferença no quesito VONTADE dos jogadores do Grêmio, sendo assim, aos poucos as coisas vão se ajeitando.
    Bertoglio também me chamou a atenção…vamos esperar!! Tem que ser titular.
    Ilgo, quanto ao Kaká também acho impossível.
    Mas, se realmente existem estes investidores no Grêmio os mesmos deveria fazer uma investida!
    Alias, o Real não quer o Mário Fernandes?
    Então pensei numa hipótese: Caso este ano consigamos vaga para a libertadores, fariamos um acordo prometendo liberar o Mário no final da libertadores do ano que vem, enquanto que o Kaká viria este ano para sua recuperação.
    AFINAL O MF uma hora vai ser vendido.
    O Kaka seria um baita reforço.

  • Marcio

    Que lorota é essa de Kaká? Pelo amor de Deus gente vamos parar de delirar, vcs não aprenderam ainda como funciona as contratações do odone e pelaipe? Tenha santa paciência viajou legal em Walter.

  • Bi-segundino

    Pô Alemão, eu pensava que você tivesse um comportamento mais racional. Primeiro você mesmo, junto com o nobre deputado e todos os gremistas, grenaliza a Copa. Depois, quando sai a decisão sobre o Beira-rio (cantada por mim aqui mesmo – intervenção do Governo Federal), diz que grenalização era coisa dos colorados. Você mesmo insinuou seu desejo de ver a Copa na arena (http://botecodoilgo.com.br/?p=1636#comments) e vem com esta conversinha. Agora está desdenhando a Copa. Está falando em emprestar a arena pra Fifa. Mas como tu vai emprestar uma coisa que não é tua? Certamente esta proibição vai constar no contrato de aluguel. A OAS não é boba. Outra bobagem é dizer que será a arena mais moderna da América Latina. Com fosso? Modernidade com fosso? E com uma área para a torcida ficar em pé? Tudo bem que será uma arena novinha, linda e maravilhosa e tal, mas devagar com o andor. Se bem que já houve uma evolução. O normal seria vocês falarem que será a mais moderna do mundo.
    E o jogo de hoje hein? O 2º “novo grêmio” do ano, e estamos no começo de março. Márcio “8 minutos” Chagas deu uma forcinha de novo. Não tem um jogo que este sujeito não ajude vocês. Mas aí beleza. São erros normais, afinal ele é humano. Este está isento da sua choradeira.
    Passo aqui só pra me divertir, mas às vezes não resisto e escrevo um pouco. Abs.

  • R Fernando

    Bom dia Ilgo, o amigo bi segundino fala do Marcio, eu não gosto de arbitragens marcadas, mas se inter e gremio forem comparar arbitragens, talvez o amigo esteja esquecendo do carlos simon. Tudo bem. E quanto a arena ser a melhor da américa latina, deixará de ser por que tem fosso ? Os estádios no brasil tem possuem fosso pq não tem pessoas educadas e que invadem gramado quando o jogo está ruim para o seu time. Mas nada impede de uma arena ser moderna e ter um fosso para proteção e integridade dos jogadores e demais envolvidos.
    Quanto a copa, como inter através do F Carvalho foi oferecer para a Fifa como estádio sede. Nada mais justo que a fifa cobre, contudo, ninguém contava com a papagaiada/desencontros que ocorrem na Beira do Lago. Seria um inconveniente politico muito grande a copa trocar de estádio e não sei a tal de fifa permitiria. Mas concordo em gênero numero e grau com o secretário que chamou a agilidade de organização de bundões. E a resposta do ministro foi cheia de um patriotismo invocando a tal de soberania.
    O Informo o Grêmio vai dividir receitas com OAS pq ganhou um estádio, acho que numa transação nada mais justo, só que as receitas serão muito vultosas. Entre dividir e ter mais receita futura ou permanecer dando prejuizo como está dando agora, é melhor evoluir. Se o inter tivesse construido um estádio novo no lugar do gigantinho provavelmente teria menos incomodação e revitalizaria todo o espaço em volta. Eu perguntei isso para um conselheiro do inter uma vez, não me respondeu. De que quebra, poderia ter ganho um ginásio multi esportes.
    Mas o que fizeram: quiseram ser originais e estão pagando mico até agora. Acredito que o Grêmio tenha sido mais pragmático. Mas, é questão de visão. Se o gremio levou 5 anos discutindo um contrato, pq o inter conseguiria resolver em meses, bi segundino ? Sabendo da complexidade do assunto exige ? Lamento, mas não sei quem lá do inter, foi muito amador. O inter tem se notabilizado nos últimos tempos de fazer excelente contratos com jogadores mas neste quesito, chupou bala. É a realidade.

  • ilgo

    Bisegundino, melhor tu se preocupar com o Santos…

  • R Fernando

    Gente, que história é esta de Kaká ? Não estou sabendo, existe ou existiu algum contato ?

  • Nivo

    Hehehe, o pessoal já ta cobrando a contratação do kaka, e assim que surge um boato….

  • Deivid Carniel

    Ilgo, lembra o bi-segundino, que é melhor um estádio, ou arena ter fossa do que outro que aterra um rio(guaíba), desabrigando parte da natureza em virtude de um caprixo do ser humano…E será que o estádio da copa Beira Rio terá a coréia de novo? Imagina estádio fifa com coréia…he,heh Mas eu vou considerar como dorzinha de cotovelo, pois nós gremistas teremos que pagar a prestação a nossa arena é verdade, mas em compensação NÃO GANHAREMOS NADA COMO O INTER QUE GANHA O TERRENO, GANHA DINHEIRO DO GOVERNO PRA REFORMA E …quanto aos árbritos lembra ele que foi em um jogo do time dele que o juiz apitou e voltou atrás! Pode isso? Alguém já viu isso antes? Na várze eu até entendo, mas em competições oficiais?E os kits? Já viu time dar kits pra juíz antes do jogos?Inter fez isso! E o Simom? Nem adianta lembrar porque precisaria de muito espaço pra reforçar a memória desse cidadão, porque o Simon o melhor árbrito do Brasil, segundo alguns comentaristas “isentos” teve erros tão infantis contra o Grêmio, e sempre foi normal, do jogo…

  • Francisco Coelho

    O carrasco do Grêmio na copinha Danrley agora no Olimpico.

    Nome: Danrley Souza Mendonça
    Nome Esportivo: Danrley
    Posição:Atacante
    Altura: 1.80 cm
    Peso: 85Kg
    Nascimento: 03.07.1994
    Junto com o Guilherme podem fazer estragos.

  • Marcos

    Só gostaria de saber onde está o Cristian Rodriguez, uruguaio que a imprensa noticiava que estava praticamente acertado. Da noite para o dia, simplesmente ninguém fala mais nada…

    Que Kaka o que, vamos acordar!

    E esse Danrley vai ser que nem o Pedro Junior e o Paulo Ramos (que morreu e eu nao sabia), que vieram a peso de ouro.
    Massacraram um Grêmio num jogo, o Grêmio foi lá e os comprou. E daí, nós sabemos o resto…

    Nunca jogaram um ovo. O Pedro Junior ainda marcou um gol nos vermelhos dentro do chiqueiro que nos deu um título, mas marcar contra o Inter, com o Clemer no gol, nao era uma tarefa das mais ingratas…