Jogo para avaliar Luxemburgo

Depois de perder a formidável chance de ser campeão do primeiro turno – fez o mais difícil, que era eliminar o Inter -, o Grêmio começa neste domingo a caminhada pelo título do segundo turno. Enfrenta o glorioso Cerâmica, um time cuja folha de pagamento -160 mil reais- não paga um terço do salário do Kleber.

Não espero grande coisa desse jogo. O time do Vanderlei Luxemburgo é quase igual ao que derrubou Caio Jr, ou seja, um time no qual não aposto uma cerveja 1983.

O meio de campo é do tipo ‘derruba-treinador’. Fernando, que parece estar sofrendo um processo de desaprendizado, Léo Gago, Marquinhos e Marco Antônio. É óbvio que no papel esses jogadores são superiores ao do Cerâmica, mas no campo é outra história. Esse quarteto é desafinado, pior que banda de pagode que deixa o Traíra cantar.

Prevejo muita dificuldade. É bom não esquecer que o Grêmio com esse time só não caiu na fase classificatória do primeiro turno porque o Cruzeiro perdeu os pontos no tapetão.

Caio Jr fracassou com esses jogadores. Quando começava a dar um jeito, perdeu Mário Fernandes e Júlio César. Não teve o tempo necessário para formatar a equipe. E duvido que o conseguisse.

Agora, vamos ver se Luxemburgo consegue tirar mais desses jogadores insuficientes para um clube que busca título nacional. Se ele conseguir fazer esse meio campo jogar, marcando com eficiência, articulando com velocidade, objetividade e criatividade já estará justificando sua contratação. Mesmo assim, não vejo chance alguma de título expressivo – sequer de Gauchão – com esses jogadores.

Espero que Facundo tenha oportunidade no decorrer do jogo. Se ele for o jogador veloz e vertical que imagino, pode sacudir o time, beneficiando os dois atacantes. O zagueiro Werlei e o lateral Pará também estão à disposição. Vamos ver se as indicações do treinador são boas mesmo.

A lamentar que Souza tenha se lesionado. Mostrou muita qualidade em poucos jogos. É aquela história: jogador bom no Grêmio se lesiona facilmente, os ruins nunca.

Então, o jogo contra o Cerâmica será útil para começarmos a conhecer o time de Luxemburgo, que treinou forte durante toda a semana, tentando ajustar essa máquina emperrada montada pela direção gremista.

Se Luxemburgo for mesmo um técnico diferenciado, vai fazer esse time jogar um pouco mais.

Enquanto isso, fico no aguardo do Alex. Só um jogador desse nível pode colocar o Grêmio como forte candidato ao título da Copa do Brasil. Se ele não vier, ou outro de igual envergadura, vamos ficar de novo no meio do caminho. E eu já estou cansado disso.

Se gostou, compartilhe!

  • ANDRE BAHIA

    O PROBLEMA TAMBÉM É QUE AGORA O ” ODONO” ESTÁ PRESSIONADO, É ANO ELEITORAL ELE NÃO QUER PERDER A MAMATA DE BOM POLÍTICO QUE MAMA NAS TETES PÚBLICAS, SE O TIME NÃO COMEÇAR A GANHAR, ELE NÃO SE REELEGE DEPUTADO, E VAI PERDER ESSA BARBADA…ESTA USANDO O GRÊMIO COMO COMBUSTÍVEL ELEITORAL, MAS O FEITIÇO PODE VIRAR CONTRA O FEITICEIRO…

  • Ernani

    Ilgo!

    Parabens pela lucidez de seus comentários. Virei fã. Acesso todo dia em busca de novidades. Temos que deixar de lado a história do Remendão e cuidar da nossa vida. Acho que é questão de tempo para arrumarmos nosso time. Temos que ter um pouco de paciência. Grande abraço.

  • Julio

    E o uruguaio que viria do Porto? Mais um que ficou só na promessa?
    Nunca vi montarem um time e esquecerem totalmente dos meias. Sem um bom meia não existe time. E a muito tempo se sabia que o Douglas “lordose” não seria o 10, nem ele nem Marquinhos ou Marco Antônio. Parece que a direção tem uma atração por jogador preguiçoso.

  • walter

    Ilgo,
    Tenho que seria uma injustiça total o Grêmio ser campeão do 1º turno pelo futebol que apresentou. Uma vergonha total.
    A partir de hoje inicia-se a era Luxemburgo, como você mesmo disse, se trata do mesmo time do Caio Jr.
    Entretanto, por incrível que parece, este mesmo time “correu e se aplicou ” mais nas partidas pós Caio Jr.
    Acredito que, com o Luxemburgo “algumas” NABA que tem no time vão se empenhar mais e tentar mostrar serviço.
    Luxa, vai achar o equilíbrio para jogadores do estilo do Marquinhos e Marco Antônio. Estes jogadores NÃO SÃO TÃO RUINS quanto PARECEM. Na verdade, vieram para o Grêmio com muita POMPA…e a camisa pesou.
    Ajustando a equipe, equilibrando-a, sem dúvida eles darão alguma resposta. Claro que, para sermos campeão do BR – 12, sem um meia qualificado é quase impossível.
    Mas, a copa do brasil é possível chegarmos nas finais SIM. Se vamos ganhar, é outra coisa.
    Ilgo, não estou pirado. Mas, e o Kaka???? Não seria uma a direção tentar contratar esse jogador, fazer uma proposta de tentar recuperá-lo para o Real Madri!!
    Para os investidores do Grêmio seria uma ótima….

  • ilgo

    Walter, Kaká seria genial, mas é quase impossível.
    Mas por que não conferir?
    Na verdade, acho que Alex vem.
    Até o Elano me serve, é muito melhor do que o que temos.
    Sobre o uruguaio do Porto, soube que seria só para o meio do ano.
    até lá a vaca já teria ido pro brejo.
    precisamos de reforços já.

    Sobre o Odone, realmente é um ano decisivo pra ele. O problema
    é que ele leva o Grêmio, tanto pra subir como pra descer.

  • I enjoy your blog.. pleasant hues & style. Did you style this excellent website by yourself as well as did you employ someone to get it done for you personally? Plz act in response seeing that I’m looking to layout my own, personal weblog as well as would choose to uncover exactly where u bought this from. cheers