Os volantes de Dorival e Luxa

O Inter vai com três volantes contra o Santos.

O Grêmio mantém seus dois volantes para enfrentar o River Plate, poderosa agremiação esportiva do Sergipe.

Dorival Jr mostrou que de bobo não tem nada. Enfrentar o Santos na Vila Belmiro com dois volantes, sendo que ambos são mais da segunda função do meio de campo, é suicídio. Ele coloca mais um volante e saca Dagoberto.

Uma decisão sábia, mas que irritou nove entre dez colorados que conheço, inclusive alguns da imprensa. Mas como, deixar o Dagoberto fora para colocar mais um cara pra marcar? – protestaram cuspindo fogo.

Se a proposta der certo, eles irão se calar. Se der errado, desaba o mundo sobre o Dorival.

Esquecem os colorados de mais um detalhe: o veteraníssimo Índio precisa de proteção, precisa de blindagem especial ainda mais que terá pela frente o Neymar, o endiabrado Neymar.

Sem falar no centroavante pigmeu, que fez dezenas de gols no ano passado e agora já não marca mais. Já aconteceu isso antes com o Borges. Em seguida, ele arrumou outro clube, novas ‘luvas’ pela transferência, etc. E aí ele volta a empilhar gols. Gente boa ele. Quem quiser que se engane…

Bem, com três volantes, crescem as chances de o Inter deixar a Vila sem goleada.

Já o Grêmio vai na verdade de um volante. Léo Gago é um ser indefinido. Não é volante, nem meia.

Souza, que deveria jogar ao lado de Fernando, está se recuperando de lesão. Já escrevi e repito: a fase do Grêmio é tão urubuzada que só os bons se lesionam. A questão é saber quando o Facundo e o Kleber irão desfalcar o time por causa de uma lesão. Ah, tem o Victor ainda.

Léo Gago, Marquinhos e Marco Antônio, esses não se machucam. Também, quase não se expõem.

Mas voltando ao esquema do Luxemburgo: cedo ou tarde ele terá de aderir aos três volantes. Com a zaga inconfiável e sem um meia realmente definidor e inquestionável, o melhor é colocar um volante centralizado e dois fazendo o vai e vem. O problema é que aí falta um volante de qualidade. Eu colocaria o Gilberto Silva ao lado do Fernando e do Souza.

Contra adversários de maior qualidade esse é a pedida. Caso contrário, o time continuará tendo dificuldade até para vencer o Cerâmica.

Na meia, o Facundo, que me deixou entusiasmado em sua estreia.

SAIDEIRA

Está esquentando a CPI do Instituto Ronaldinho na Câmara de Vereadores. O Instituto, entre outras coisas, teria de devolver 500 mil reais à prefeitura de Porto Alegre. E a casa noturna aquela continua interditada.

Se gostou, compartilhe!

  • Boa tarde Ilgo, e o Lugano quando vem?

  • Moretto

    Ilgo acho q o Gremio tem sim a obrigação de ganhar e eliminar o 2 jogo, por mais q no futebol de hj nao tem mais time bobo, tem os times q possuem mais qualidade e se com o jogo de hj o kleber e o moreno não fizerem gols………….
    Fora isso ressalto as defesas que o victor esta voltando a fazer, alem de ser bom pra ele e para o gremio, mas comprova o que o ilgo e os companheiros de boteco dizem a muito tempo, falta zaga estoura td la no victor e dai ele não faz milagre sempre(como a defesa no grenal do chute do damiao).
    Com 1 zagueiro bom, quem vista a camisa e tome conta da zaga o time melhora e muito.
    Ah lembram do rodolfo do ano passado, alguem viu o gol q o vasco tomou ontem na falha dele…..

  • Francisco Coelho

    Lateral de futuro e passado. Títulos: quatro Campeonatos Gaúchos: nas categorias Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14 pelo Inter. Pelo Vasco da Gama, conquistou o terceiro lugar no Mundial Sub-17 de Clubes.

    Dados do atleta
    Nome: Eduardo Haas Gehlen
    Nome Esportivo: Eduardo
    Categoria: Amador
    Predominância: Destro
    Posição: Lateral
    Estatura: 1,80cm
    Peso: 73kg

    Informações adicionais
    D.Nascimento: 19/04/1994
    Local: Montenegro/RS
    Nacionalidade: Brasileiro
    Seleção Brasileira: Não
    Passaporte Comunitário: Sim

    Currículo Esportivo
    2008 – Internacional/RS
    2009 – Internacional/RS
    2010 – Vasco da Gama/RJ
    2011 – Grêmio/RS

  • R Fernando

    Eu não creio que o Luxa faria isso de ir com 3 volantes. Primeiro não é caracteristica dele se esconder. E outra, se ele conseguir entrosar os jogadores e o esquema, acredito que ele iria pro pau. Em minha opinião times devem ser compactos e competitivos e não devem se preocupar se vão tomar 1 ou 10. Devem ir pra ganhar sempre. Um time bom deve meter medo dentro e fora de casa. Claro, não se vai ganhar sempre, contudo, a questão é: O Dorival sabe o time que tem, e se tomar goleada escancara que o time deles não é tudo isso. O time do inter é um time entrosado por 03 ou 4 anos seguidos sem muitas trocas, isso é mérito deles. Agora,sdevemos somar que o time dele envelheceu também. Como tu disse, a proteção ao indio deve ser forte. O Indio numa parada contra o Neymar pode ter um colapso ou quebrar a coluna. A muito tempo o Luxemburgo não consegue fazer um time como ele gosta, a nivel do cruzeiro que ele treinou e que fez 100 pontos no campeonato nacional, se não me falha a memória. O Grêmio tem a chance de ter 2 atacantes mais um meia atacante de velocidade que é o Bertoglio e que abre a defesa adversária. Se ele conseguir ajeitar os volantes e a proteção para os zagueiros teremos um time de primeira. Acho que o Grêmio deveria se agilizar e comprar este bertoglio logo, pois em julho pode ter outros interessados e aí, aumentam a proposta e já era.
    Repito, não acredito que o Luxemburgo alteraria esquema estudado e adotado durante uma sequência de jogos para um único jogo. Entretanto, com os jogadores titulares ele poderia colar jogadores nas peças mais importantes dos outros times. Como fizeram contra o inter, colaram no dalessandro e no Oscar e se foi o time. Como não pensaram nisto antes.
    Ilgo, os times estão tão parelhos que o que acaba definindo um jogo as vezes é a arbitragem, concorda ?
    Na boa, nós estamos muito bem de treinador, essa contratação está gerando um certo rebuliço nas bandas da beira do lago, pode crer.