Barcelinter ou Interlona?

Ainda às voltas com a mudança, situação agravada com o início de uma reforma, começo a perceber devagarinho aonde eu fui parar. O vizinho da casa da frente e seus filhos, mais ou menos meia dúzia, são colorados. No prédio do lado direito, de quatro apartamentos, desconfio que são todos colorados. Ontem, contra o Cruzeiro, cheguei a imaginar que o Inter disputava o título da Libertadores tamanha a gritaria a cada gol ou ameaça de gol.

Lá pelas tantas, tirando as tralhas das caixas (o que eu tenho de coisa que eu não via há décadas é um absurdo. Até minha carteirinha de sócio do Grêmio dos anos 70 eu achei), em meio a algaravia (vou começar a fazer como alguns colunistas, que escrevem garimpando palavras pouco usuais no dicionário) oriunda dos meus ruidosos vizinhos, ouvi uma expressão que me deixou boquiaberto e, por segundos, paralisado, estanque.

– Esse time é o Barcelinter!

Será que ouvi direito? Barcelinter? Pensei com meus botões, sacudindo o pó de uma flâmula com os dizeres ‘Grêmio, Campeão Mundial de 1983’.

– Inter agora é o Barcelinter!, repetiu o tresloucado torcedor, provavelmente após alguma jogada maravilhosa contra o pobre Cruzeirinho (sacanagem essa de tirar os pontos) do meu amigo Ernani Campello.

Eu confesso que já havia detectado um excesso de entusiasmo por parte de alguns colorados amigos e parentes, principalmente depois do primeiro tempo do jogo contra o poderoso Once Caldas dentro do Beira-Rio. Eu disse ‘primeiro tempo’, não foi nem o jogo todo.

Minha tinha Loni saiu do Beira-Rio nas nuvens naquela noite. Telefonou para dizer que o Inter era uma academia de futebol, jogava por música. Ela e outros tantos colorados estão encantados. O mesmo deslumbramento percebo em setores da mídia. Daqui a pouco vão se derreter:

‘O Inter não joga, o Inter dá show.’

‘O Inter não deve cobrar ingresso, mas sim couvert artístico.’

Oscar, pelo que tenho lido e ouvido, está jogando muito. Ainda não ouvi alguém dizer que ele é o Messi do Inter, mas esse dia irá chegar, ah vai. Por muito menos, um colunista comparou Taison a Messi tempos atrás. O papel e o microfone aceitam tudo.

Bem, quando alguém gritar que Dorival Jr é o Guardiola brasileira eu fecho o boteco, suspendo a produção da imbatível 1983, e vou me dedicar ao cultivo de begônias, tulipas e orquídeas.

Inter agora é o Barcelinter, ou será Interlona?

O que não faz um campeonato gaúcho…

CALOR

No ano passado, ou foi no retrasado, já nem sei, o Sindicato dos jogadores de futebol do RS conseguiu impedir a realização de jogos em determinados horários em função do calor. Ganhou uma baita vitrine. Foi imitado até em outros Estados. Sábado, teremos jogos com temperatura beirando os 40 graus. E aí?

MICO

Qual o maior mico do ano na temporada de contratações. Eu imaginava que nada iria superar a viagem dos três patetas, digo, dos três dirigentes à Europa para contratar Giuliano. Mico porque quando o dirigente já negocia há algum tempo e depois cruza o Atlântico é para fechar negócio. Quando vão em três, então, é pra trazer nem que seja a força. Os três turistas, digo, três dirigentes, voltaram constrangidos, mas certamente prontos para outra. Afinal, quem banca é o clube.

Bem, o Inter não ficou atrás. O clube praticamente anunciou a contratação do Rafael Toloi. O zagueiro desembarcou em Porto Alegre, deu entrevistas e tudo mais. Só faltou vestir a camisa rubra. Sobraram elogios para Fernandão, que, graças à sua ligação com o Goiás, teria conseguir contratar um jovem e promissor zagueiro, inclusive vencendo a disputa com o Grêmio. Fernandão foi festejado. ‘Isso sim é que diretor de futebol remunerado”, ouvi dizer. O constrangimento mudou de lado: Toloi não vem mais.

Qual o maior mico? Acho que dá empate.

GRÊMIO

Não escrevi nada sobre o Grêmio porque estou ficando apavorado. Se Facundo e Souza não derem certo, adeus Copa do Brasil. Sem meio de campo não tem como conquistar algum título, nem mesmo o Gauchão.

Se gostou, compartilhe!

  • walter borba

    Ilgo,

    E pior que também tem gente dizendo que o Inter é favorito a LA 2012, BR 2012 e Gauchão.
    Mas Ilgo, o que é inaceitável é quando Jogamos grenal nossos jogadores ficar de papinho com os colorados. Por favor, os argentinos do Inter chegam babando, chutando pedra…e nossa trupe fica que bem moça.
    Ilgo, por onde anda o Dinho? Bem que o Dinho poderia dar umas palestras para o time do Grêmio de como jogar Grenal, e também ter amor a camisa.
    Acho que toda essa diferença do Grêmio e Inter passa por aí…entre outras coisas.

  • Ilgo

    Walter, o Dinho entraria como uma luva nesse time.
    No último Gre-Nal, só o Inter bateu.

  • moretto

    Ilgo volto a te dizer acho que a torcida do gremio deveria fazer uma campanha pra ter o AIMAR NO GREMIO. Falta de $$$ não seria, até pq o jogador bom se paga, e o aimar certo que viraria idolo, fora que joga muito. Alem disso, acho q falta zaga, no meio talvez esse souza resolva, ou o argentino aposta bertoglio esperemos.
    Pra finalizar ouvi em outro site que o Gremio sonha em trazer pra inauguração da Arena o Barcelona e
    a banda AC/DC, traz o show, adversário qqr 1 joga AC/DC seria histórico, fora que conseguiria varios sócios para o clube.
    Abrço.

  • Bi-segundino

    Alemão, apesar da suposta vizinhança colorada, desejo que você seja muito feliz na nova casa.
    Mas essa de Barcelinter ou Interlona é coisa de torcedor meu amigo. Tu vai atrás disso? Há pouco tempo estavam falando em BarceLusa. Vê se pode… Torcedor é assim mesmo. Tem até faixa em arquibancada com a frase “nada pode ser maior”, quando os FATOS mostram exatamente o contrário. Não era o Caio Jr que estava falando em seguir o modelo do Barça no grêmio? Com M.Antonio, Marquinhos, Gago, Groli… Ave Maria…
    Não dá pra comparar o caso do Tolói com o Giuliano. Quem deu o cano foram os ingleses, cheios de pompa. O Inter apenas esperou e acabou entrando de gaiato. Mas vocês mandarem uma comitiva a Europa (belo passeio pago pelos sócios hein?) pra contratarem um jogador e voltarem de mão vazias foi engraçado. Quer dizer, mãos vazias não, devem ter voltado lotados de souvenires, menos o jogador.
    Por falar em mico, tem um pessoal tirando sarro do nobre deputado sobre a negativa da C.Confederações e da C.Mundo. Me desculpe, mas quem tira sarro disso é trouxa. As coisas estão acontecendo exatamente como o nobre deputado queria. O nome dele é comentado diariamente em todos os jornais, rádios, TV’s e sites do RS. O bicho é esperto demais da conta. Um dia vem a fatura disso tudo.
    De novo Alemão; muita sorte pra você na casa nova. Você está vivendo um momento especial, então aproveite. Abração!

  • Sandro

    Calma. Esperem um pouco mais, na hora certa os vermelhos, nos proporcionarão aqueles fiascos monumentais, que só eles são capazes fazer,!!!!!

  • J.J

    ILGO, OLHA ESSA AI….A IMPRENSA INSETA VAI DIVULGAR? OU SE CALAR COMO SEMPRE?

    http://gremio100mil.blogspot.com/2012/02/oito-vezes-abracados-ao-diabo-e-jogando.html

  • Shutruk

    Mas olha só que coisa interessante essa da unificação, e pensar que fizeram todo esse rebuliço só pra tirar o grêmio da liderança do ranking (pq no campo tava difícil)
    parece que o bi-segundino vai ter que trocar seu nome para octa-segundino…

  • Frabcisco Coelho

    Ilgo; agora vai. Cansei de falar no CARA para tocar o barco do Grêmio. Qualificado é.

    Postado em 16/02/2012, por Lucas Alencar

    O São Paulo fechou nesta quinta-feira a contratação do técnico Renê Simões para assumir as categorias de base do clube em Cotia. Ele terá a função de diretor-técnico e ficará responsável por ser o elo entre os garotos e o time principal, que atualmente já conta com 11 pratas da casa.

    Em sua primeira entrevista, Simões apresentou um projeto ousado. A ideia é em pouco tempo conseguir formar nos profissionais um time titular com oito jogadores revelados em casa e apenas três contratações de fora.
    http://www.olheiros.net/blog

  • ilgo

    Tam´bém gosto do Renê. Poderia vir pra base gremista e ficaria de prontidão pra assumir a titularidade se fosse necessário.

    Até minhas ironias funcionam. Foi só em dizer que logo allguém diria que Oscar é o Messi colorado, vem agora a notícia publicada na Espanha dizendo que o Barça quer Oscar.
    Que momento!!

    A doce Mariana, eterna musa do boteco, tem sido alvo de uns coleguinhas no twitter. O motivo tem a ver com unhas, cutícula, algo assim. Aviso desde já: mexeu com Mariana, mexeu comigo.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; finalmente se anuncia uma provável contratação de um zagueiro canhoto. Leandro Almeida da Silva do Dinamo de Kyiv. Leandro, mineiro de BH já foi goleador do Galo onde foi formado. Guillermo Burdisso também pode desembarcar formando uma nova zaga. Com a negociação do meia canhoto o uruguaio Cristian Rodríguez só fica faltando a solicitada troca de goleiro para um time novo. No momento Victor seria banco e Grohe o titular por grande maioria de gremistas.

  • Francisco Coelho

    Provavelmente este seria o time da maioria gremista.
    Grohe
    Mario
    Burdisso
    Leandro
    Julio
    Fernando
    Souza
    Bertogllio
    Cristián
    Kleber
    Moreno.

  • Francisco Coelho

    No banco ficariam as opções:
    Victor
    Gabriel/Edilson
    Naldo/Saimon/Vilson/Grolli
    Collaço
    Gilberto/Misael
    Leo/Marquinhos/Marco Antonio
    André/Viçosa/Leandro e Yuri

  • Francisco Coelho

    Pelo andar da carruagem se o Caio com este material não encontrar logo o caminho a porta fica aberta rapidinho para um novo “professor”. Só espero que não seja uma das velhas raposas que rondam o Olímpico.

  • Marcos

    Quem é Guilherme Burdisso???
    Pelo amor de Deus.. isso é mania de grandeza ou o quê? Acham que botocudo com nome espanhol joga mais do que botocudo que fala “menas” e “poblema”?
    Se é pra trazer zagueiro do Rosário Central que fique com os que tem em casa. Pelo menos nao precisam de “tempo de adaptacao”.
    Ou é outra negociata?
    Leandro? Hein? Como? Leandro? Jogou onde? No Galo mineiro depois foi para a Ucrânia?
    E? Tem bola no pé? Claro que nao tem…

    Ah esse Grêmio! É desgosto atrás de desgosto. Pelo menos nao mais com o meu dinheiro.

    Ilgo! Já pendurateste a tua bandeira tricolor na janela para mostrar quem “manda” na vizinhanca?

    Abraco,
    Marcos.

  • ANDRE BAHIA

    O CHUPADOR DO NOVELLETO SEMPRE ARMA DIREITINHO, COLOCA O GREMIO CONTRA OS TIMES MELHORES DO CAFEZINHO E AINDA QUER DESFALCAR O GREMIO NA COPA BRASIL NESSE CAMPO RIDÍCULO DO SÃO JOSÉ, PORQUE NÃO COLOCOU AS GAYLORADAS PARA JOGAR LÁ???? SABE-SE BEM, VAMOS GANHAR A COPA DO BRASIL E A SUL-AMERICANA E ESFREGAR NA CARA DESSE GRINGO BIXONA QUE É PRESIDENTE DESSA FEDERAÇÃO DE MERDA…

  • Marcos

    André Bahia, meu pai foi um grande jornalista e me ensinou que a verdade tem sempre dois lados.
    Para a tua verdade, exposta acima, te mostro o meu lado.
    O Noveletto ajudou o Grêmio quando tirou os seis pontos do Cruzeiro. Caso contrário, agora, nosso time nem no mata-mata do primeiro turno estaria.

    O Grêmio, num grupo de oito times, dois quais apenas dois jogaram a terceira divisao do Campeonato Brasileiro ano passado, conseguiu ficar em quarto (quinto, na verdade).
    Será que a culpa é do Noveletto mesmo?

    Concordo que ele nao é a melhor pessoa para estar no comado da FGF, mas nao passa por ele, nem de perto, as atuacoes varzeanas do nosso Tricolor.

    Cordiais saudacoes,
    Marcos.

  • Thank you ever so for you article post. Much obliged.