A inveja é uma merda

A inveja é uma merda. Essa frase, comum em pára-choque de caminhão, ajuda a explicar por que o técnico Renato Portaluppi atrái tantos seguidores do mal, gente que consome tudo o que ele diz, sem perder uma vírgula, e que não perde oportunidade para atacar o treinador mais vitorioso do clube neste século.

O que me incomoda não são os colorados, que realmente sofrem nas mãos do Renato já faz algum tempo. É natural que não gostem de Renato.

Já o que me incomoda, e preocupa mesmo, é o comportamento da torcida gremista. Parte dela, essa que vive fustigando o Renato e a direção. Principalmente, Renato. Qualquer coisa é motivo para atacar o técnico gremista, que, para alguns, seria quem manda no clube. Um absurdo.

Aí já entra um componente político na história.

O fato é que Renato sempre é tema de cliques. É uma personalidade, que, na verdade, está muito acima daqueles que o atacam.

Lembro de um vídeo em que aparece Maradona saudando com entusiamo a chegada de Renato, e curvando-se diante do ídolo gremista.

São coisas assim que irritam os invejosos de Renato.

GAUCHÃO

Bem, invejosos à parte, O Grêmio busca o hepta gaúcho. Mordido com as movimentações para o Inter ser campeão regional, Renato está mobilizado.

Comprou outra briga com a imprensa, que não teve acesso ao treino de ontem. Bem que ele faz. Ao fechar os portões para a imprensa numa semana decisiva Renato está, no final das contas, valorizando a competição para colocar água no chopp vermelho.