Derrota em Caxias: prenúncio de como pode ser o Grêmio sem Suàrez?

O Grêmio perdeu por 2 a 1, de virada, para o Caxias na abertura do Campeonato Gaúcho/2024, jogando um futebol pobre tecnica e taticamente. Antes de ser taxado de incendiário, ressalto que o time recém começou a treinar, enquanto seu adversário está se preparando há uns dois meses. Isso pesa.

Mas não vamos considerar que o Caxias estreou sete jogadores em partida oficial? Quer dizer, problemas os dois tinham.

Independente das dificuldades, o Grêmio tinha a obrigação de impor-se ao rival de menor hierarquia. A conta pode vir mais adiante. Já está comprovado que o Caxias, assim como o Juventude, cresce ao longo dos jogos, como aconteceu no ano passado.

O Grêmio teve um outro problema: jogou com dez, como se diz quando um time já começa o jogo em inferioridade por conta de jogadores que não poderiam entrar em campo. É o caso de JP Galvão, que já no ano passado mostrou que sua turma não está no Grêmio. Sei que escalar JP pode ser uma estratégia para atrair algum clube. Mas isso pode ser um gol contra.

Talvez Renato insista nesse jogador para obrigar a direção a providenciar um substituto. Talvez seja isso, mas JP precisa se ajudar. Neste domingo, ele perdeu uma chance de gol excelente após cruzamento de Soteldo.

Aliás, o baixinho foi o diferencial positivo. É um reforço de qualidade, que pode fazer a diferença. Até porque o time perdeu Ferreirinha, que ainda vai fazer seus críticos engolirem cada vaia.

Então, resumindo, é preciso desistir de alguns jogadores do grupo atual, contratar dois ou três jogadores em nível de titularidade, e observar com carinho alguns jovens que se destacaram na Copinha.E deixar nas mãos do maior lapidador de talentos que o Grêmio teve nos últimos anos, ou décadas: Renato.

Observação final: que a direção não me faça sentir saudade do Suàrez. Hoje eu vi como pode ser o time sem ele. Estou assustado.

Finalizando, o Gauchão não significa grande coisa, mas quero que o título fique na minha casa, não na casa dos colorados.

FICHA TÉCNICA

Caxias
Fabian Volpi; Matheus Rocha, Alisson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Pedro Cuiabá, 29/2º), Elyeser (Emerson Martins, 29/2º) e Tomas Bastos; Robinho (Augusto Galvan, 20/1º) , Álvaro (Joel Pantera, 39/2º) e Vitor Feijão (Gabriel Silva, 39/2º) . Técnico: Gerson Gusmão

Grêmio
Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Besozzi, 25/2º) e Cristaldo (Nathan, 15/2º); Galdino (Nathan Fernandes, int.), JP Galvão (Dodi, 25/2º) e Soteldo. Técnico: Renato Portaluppi

Gols: Gustavo Martins (G), aos 7min, no primeiro tempo. Tomas Bastos (C), aos 15min, e Álvaro (C), aos 31min, no segundo.
Expulsão: Matheus Rocha (C)
Amarelos: Tomas Bastos, Elyeser, Barba (C); Everton Galdino, Villasanti (G).
Arbitragem: Rafael Klein (Fifa), auxiliado por Tiago Augusto Kappes e André Bitencourt.