CBF precisa explicar por que não examinou o lance de pênalti sobre Suárez

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, disse nesta terça-feira, dia 14, que Matheus Bidu sofreu pênalti de João Pedro durante a vitória do Corinthians sobre o Grêmio no último domingo, em Porto Alegre.

A informação foi publicada no site da entidade, no programa Papo de Bola, e logo divulgada por veículos de comunicação de todo o país.

Sobre o pênalti escandaloso cometido pelo zagueiro Lucas Veríssiomo, e o próprio comportamento acintoso do jogador em relação ao árbitro Luis Pereira de Lima, nenhuma palavra. Silêncio total.

O lance não existiu para a comissão de arbitragem, que assim como os árbitros de campo e os membros do VAR, seleciona cuidadosamente o que será discutido ou avaliado. No caso, eles ignoraram o ‘pescoção’ em Suarez, dentro da área, na cara do juiz.

Sequer um lance de revisão foi realizado, diferente do tratamento dado ao lance na área gremista, onde a arbitragem, depois de analisar as imagens, concluiu que não houve pênalti no jogador corinthiano.

Os veículos de comunicação aqui da aldeia até o momento limitaram-se a divulgar a notícia sem questionamento, princípio básico do jornalismo, ainda mais numa situação polêmica como essa envolvendo um clube local.

Caberia à CBF ao menos dar tratamento igualitário ao lance na área do Corinthians, esmiuçando a jogada para avaliar o contato do zagueiro com o atacante, a força excessiva, o joelho dobrado, etc.

Cabe, agora,à imprensa local e aos ativos atores das redes sociais, cobrarem do sr Seneme uma avaliação também sobre o outro lance envolvendo a arbitragem, num lance capital, infração incontestável.

Eu, como leitor, espero que alguém da imprensa gaúcha honre a profissão e busque uma declaração do homem forte da arbitragem sobre o pênalti claro que até o ‘pipoqueiro fora do estádio’ viu.

E que explique, também, por que analisar apenas o lance que beneficiaria o Corinthians. Inaceitável, injustificável.