Grêmio dos ‘cofres raspados’ segue firme no G-4 e mantém esperança de título

Se contra o Palmeiras o Grêmio jogou com ‘fogo nos olhos’, conforme escrevi, contra o Fortaleza o time repetiu as atuações irritantes, instáveis, que marcam sua campanha no Brasileirão e que tanto revoltam sua torcida.

Mesmo assim, o time de Renato saiu de campo merecedor dos três pontos, cada vez mais pesados nesta fase da competição. O pênalti que levou à abertura do placar no Castelão é altamente duvidoso, ainda mais depois daquele escandaloso que foi sonegado ao Grêmio no confronto com o Palmeiras. Tem ainda o pênalti perdido por Cristaldo, que escorregou no momento do chute.

Sem falar na bola na trave em chute de Suàrez. Aliás, autor do gol de empate, com a bola passando entre as pernas do goleiro cearense, único espaço para a bola chegar à rede.

Nada disso atenua o bombardeio sofrido por Renato e seus jogadores nas redes sociais, antes, durante e após o jogo. Realmente, a atuação do tricolor foi frustrante, principalmente para aqueles que ainda acreditam que o time tem condições de ser campeão do sonolento Brasileirão.

É importante frisar que ninguém do clube alimenta esse delírio, porque todos reconhecem a precariedade técnica do grupo. É uma onda que vem dos meios de comunicação e das redes sociais. Claro que fica sempre uma ponta de esperança, mas dá para cobrar do técnico mais do que aquilo que ele vem entregando.

Sair de uma série B e meses depois figurar no G-4 do Brasileiro não é pouca coisa, algo que os antirenatistas não reconhecem e insistem em suas críticas ruidosas.

Frase (desabafo) de Renato após o jogo:

“Muitos falavam que o Grêmio ia brigar para cair esse ano. O Grêmio no G-4 incomoda muita gente. Tem gente que acha que está ruim, se está ruim, a gente tem que repensar se essa pessoa merece estar trabalhando com futebol”.

Agora, mesmo com a limitação técnica do grupo, Renato poderia evitar de insistir com jogadores que comprovadamente nada acrescentam. Nem vou citar o nome deles aqui, mas todos os gremistas minimamente atentos sabem quem são.

Neste aspecto, destaco a atuação de Lucas Basozzi, que entrou muito bem no jogo, e em pouco tempo fez mais que Ferreirinha, por exemplo. Destaco também Ronald. Esses dois podem ser muito úteis.

Bem, domingo tem GREnal, 16h, no Beira-Rio.