Grêmio joga com ‘fogo nos olhos’ e vence o Palmeiras em jogo de seis pontos

Se faltou qualidade quase todo o tempo, sobrou indignação e empenho dos jogadores na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, nesta quinta-feira, na Arena. O time entrou com sangue nos olhos para compensar os dois pontos extraídos sem anestesia no empate diante do Corinthians.

O Grêmio agora se mantém na luta pelo segundo lugar e também, por que não?, pelo título, porque o líder Botafogo andou patinando e agora tem apenas 8 pontos a mais que o tricolor, que soma 43 pontos.

É claro que o técnico Renato Portaluppi terá que trabalhar muito para que esse time se mantenha no G-4. Portanto, o time continuará alternando bons e maus momentos, comm o técnico tricolor esticando a corda jogo após jogo, o que é muito complicado.

Numa comparação com o Palmeiras, enquanto o mimizento Abel Ferreira colocava em campo o Rony, Renato escalava o arisco André, que no jogo anterior perdeu o gol de forma bisonha. O mesmo André teve, de novo, a chance de marcar e liquidar o jogo, em meio à pressão dos paulistas.

Então, o Grêmio só está entre os quatro primeiros graças a Renato, que entre erros e (mais) acertos consegue extrair o máximo do grupo gremista.

Sobre o empate por 1 a 1, destaque para o goleiro Grando, que evitou o gol de Raphael Veiga, um jogador de primeira grandeza, numa conclusão à queima-roupa. Depois desse lance, Grando cresceu em campo, tipo um patrão da área, demonstrando muita personalidade.

O sistema defensivo como um todo esteve quase perfeito, mostrando que não é uma peneira, redimindo-se das falhas que levaram a sofrer 4 gols.

Sobre a arbitragem, desconfio que o escândalo do jogo passado não vai mudar o desempenho dos árbitros. Esse juiz aplicou cartões amarelos com muita facilidade para os gremistas. Um deles foi para o gigante paraguaio, que levou um amarelo por um suposto conjunto da obra, e depois outro amarelo, obrigando o tricolor a se fechar atrás para garantir a vitória.

Próximo jogo será na Arena Castelão, sábado, 16h

Grêmio (1)
Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely (Bruno Uvini, 34’/1ºT), Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Nathan (Ferreira, INT) e Cristaldo (Galdino, INT); João Pedro Galvão e Luis Suárez (Ronald, 43’/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi

Palmeiras (0)
Weverton; Marcos Rocha (Kevin, 19’/2ºT) Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Richard Ríos, 28’/2ºT) e Zé Rafael (Breno Lopes, 35’/2ºT); Mayke, Raphael Veiga e Artur (Luis Guilherme, 19’/2ºT); Endrick (Rony, 19’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira

GOLS: João Pedro (G) aos 9min do 1º tempo;
CARTÕES AMARELOS: Rodrigo Ely (G), João Pedro Galvão, Villasanti ; Marcos Rocha (P), Mayke, Gabriel Menino
CARTÕES VERMELHOS: Villasanti (G)
ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Araújo (RJ), auxiliado por Eduarco Gonçalves Cruz (MS) e Thiago Henrique Farinha (RJ). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG).
PÚBLICO: 29.057 (27.060 pagantes)
RENDA: R$ 1.659.684,00