Grêmio encaixa, ganha corpo e reserva sua vaga na série A/2023

Depois do que vi neste sábado, na Arena, não tenho qualquer dúvida em sentenciar que o Grêmio carimbou seu passaporte para a série A/2023. A atuação alentadora e a vitória por 3 a 0 sobre o Tombense, que não perdia há nove jogos, sinalizam ainda que o time vai agora brigar pelo título.

A volta de Ferreira, conforme escrevi na semana passada, mudou a cara assustada e insegura do time, que já começa a crescer, inclusive no setor que mais preocupava: o meio de campo. O time evoluiu também aí, e vai crescer mais com o ingresso de Lucas, que vai contribuir com sua experiência e técnica.

Outra coisa que respalda meu, digamos, otimismo, é que nesse jogo de um sábado chuvoso no Estado a torcida não ser intimidou e compareceu com seu calor na Arena, incentivando os jogadores do começo ao final.

Inclusive com uma justíssima ovação ao melhor jogador em campo: Diego Souza, autor de dois gols de pênalti e participação efetiva em várias situações de ataque, com sua clareza para sempre vislumbrar a melhor jogada, o que foi enaltecido pelos comentaristas da TV.

Voltando ao campo: Geromel mais uma vez foi soberbo. Imagino o nosso geromito ao lado de Kannemann, com Lucas, Diego Souza e Ferreira, todos jogadores de primeira linha para a série A.

O Grêmio está encaixando, e isso é mérito do piloto Roger Machado, que conseguiu superar um forte período de turbulência e hoje se encaminha para seguir em voo de cruzeiro,

É claro, ao menos para mim, que essa situação de Roger foi atingida graças à presença de Ferreirinha, que abriu um novo cenário ofensivo e permitiu que Roger fizesse alguns ajustes.

Importante destacar que quando o time começa a crescer, as peças menos favorecidas técnica e intelectualmente também evoluem. È os caso dos dois laterais, em especial o Nicolas, e do Campaz.

Destaque ainda para Bitelo, um achado do Roger. O guri evolui a cada jogo, mesmo com altos e baixos. O gol que ele marcou mostra que está começando a aparecer mais na área para concluir. Ele me lembra muito o Luís Carlos Goiano: futebol discreto e eficiente.

Então, não é para ser otimista? A volta à primeira divisão nacional está encaminhada. É o que a gente queria. Mas a gente sempre quer mais. Vamos em busca do primeiro lugar (o Cruzeiro não está com essa bola toda).