Grêmio incorpora espírito da segundona e vence o Operário

Os comentários nas redes sociais, já há algum tempo e mais agora a partir da vitória por 1 a 0 sobre o Operáro, indicam que os gremistas estão resignados. Esse é o time, e é a esses jogadores que nós temos que nos abraçar. Dependemos deles, e da comissão técnica, da direção, etc.

Não é uma situação confortável. Eu me sinto, por exemplo, abraçado ao inimigo. Os atuais detentores do poder de decisão no clube não me representam. Não acredito neles, mas já acreditei. Hoje, torço por eles, porque eles, infelizmente, me representam.

E me conformo, me resigno, como a maioria dos gremistas que manifestam nas redes sociais o temor de que talvez falte time para ficar entre os quatro da série B.

Até acredito que o Grêmio se classifique, porque os adversários também não são lá esses coisas. Mas não será fácil. O fundamental no momento é incorporar o espírito da segundona.

Um passo importante nesse sentido parece que foi dado: o time deixou o salto alto e a soberba para entrar na competição. Até o técnico Roger Machado abriu mão de sua postura falsamente serena à beira do campo, e se tornou mais sanguíneo, mais vibrante: menos Autuori e mais Felipão.

Roger está brigando e cobrando da arbitragem. Gosto disso. Se os jogadores precisam transpirar mais e brigar a cada lance, o treinador também precisa ser mais participativo, precisa dar o exemplo, mostrar que está engajado.

Estamos todos engajados. Cada um fazendo a sua parte. Acho que o caminho de volta à série A começa por aí.

Mais união, menos corneta.

ELIAS

O gol da vitória foi de Manoel Elias, mandando para a rede um cruzamento com peso e força do atacante Biel. Elias entrou na corrida e se antecipou à zaga. Vamos torcer para que o gol dê mais moral para o guri, que andou abusando de perder chances de gol.

Importante também a participação de Biel na jogada.