Deu a lógica: Grêmio é Penta

Com gols de zagueiros, o Grêmio bateu o Ypiranga por 2 a 1, na Arena, e reafirmou sua hegemonia no Estado, encaminhando-se agora para o Hexa, mas esta é outra história.

O que interessa agora para a torcida tricolor, além de festejar mais um título regional para frustração dos colorados de todas as instâncias, é a série B.

A julgar pelos jogos mais recentes, o time está bem encaminhado pelo técnico Roger Machado. Faltam algumas peças de mais qualidade, como frisou o grande Geromel nesta semana, cobrando reforços. Geromel, grande destaque das finais do regional, tem autoridade para reclamar.

O fato de ter vencido com gols de zagueiros, Rodrigues e Bruno Alves, é um sinal de que o trio ofensivo precisa melhorar. Elias, Ferreirinha e Campaz são instáveis, irregulares. Os três não são exatamente jogadores inteligentes. Pelo contrário.

Roger terá de insistir muito com eles, até porque não tem coisa melhor no grupo, com exceção de Diego Souza. Ferreirinha já é uma jogada manjada, mas tem enorme potencial: Campaz pela direita atrasa o jogo, porque tem dificuldade para cruzar com a perna direita, optando por trazer a bola para o pé esquerdo. Não sei se ele não renderia mais pela esquerda. No meio, Elias, um atacante esforçado, mas de poucas luzes.

O resultado disso é que o time precisou de gols da zaga. Mas é preciso destacar que o time criou situações de gol, e isso é que interessa. Ao mesmo tempo, soube se defender. O goleiro Brenno quase não foi exigido, ao contrário do goleiro adversário.

Gostei muito do Bitelo, que marca e sai para o ataque, além de articular no meio. O futuro do Grêmio começa por aí, descobrindo e aproveitando jogadores da base.

Lucas Silva, depois de Geromel, foi o melhor do time. O paraguaio Santi também fez grande partida.

Foi uma vitória madura, construída com autoridade. Méritos do técnico Roger, que em pouco tempo armou um time competitivo, forte ao menos para ganhar o Gauchão. Vamos ver como será a partir de agora.