A ilusão do Gauchão, Bitelo e o foco agora só na Ponte Preta

Depois de anunciada a seleção do Campeonato Gaúcho, eleita por jornalistas de todo Estado selecionados pela Federação e ‘empossada’ dia 4, na sede da ‘dona’ da competição, a RBS, mais me convenço que o campeonato em si é mesmo um baita ‘engana bobo’.

Convicção essa reforçada pela nominata dos destaques do Gauchão/2022, na qual figuram apenas três atletas do time campeão, que eliminou o Inter com absoluta autoridade e depois detonou o Ypiranga. O time de Erechim foi considerado por boa parte da crônica esportiva como o melhor do campenato, condição que cresceu com a eliminação dos colorados, talvez na intenção de dar mais moral para o time de Erechim impedir o penta tricolor.

Outro aspecto que chamou minha atenção: Bitelo não pode ser o craque do campeonato. Cairia bem o posto de revelação do campeonato. Com a indicação de Bitelo, que realmente foi bem nas poucas chances que teve, lembrei-me do Andrigo, cria do Inter, apontado como uma futura estrela fulgurante do clube.

O Inter foi campeão e o jovem Andrigo eleito craque do Gauchão. Lembro que ele fez duas ou três partidas boas, mas nada que justificasse sua condição de craque do campeonato. Se foi uma jogada para inflar Andrigo para uma negociação com o futebol europeu, não deu certo. Andrigo passou por clubes médios e hoje, aos 26 anos, se encontra na Coreia.

Vamos torcer para que Bitelo (é um apelido) tenha mais estofo para construir uma carreira mais exitosa do que essa do colega.

É importante sempre considerar que estamos falando do Gauchão, que é, já faz algum tempo, um laboratório para experiências, o que não impede que seja um título cobiçado, desdenhado, mas cobiçado. Vá entender. Coisas da rivalidade Grenal.

Quem seria o meu melhor jogador do campeonato: Geromel, sem dúvida, mas parece que defensores estão proibidos de serem ‘o craque’.

Ah, só por curiosidade, 2016 foi o último título conquistado pelo Inter.

E o Grêmio vai em busca do Hexa.

Por enquanto, vamos nos fixar na Ponte Preta para começar bem a caminhada rumo à série A.

Vejam a seleção do Gauchão/2022:

Goleiro: Edson (Ypiranga)
Lateral-direito: Gedeílson (Ypiranga)
Zagueiro: Nathan (Aimoré)
Zagueiro: Geromel (Grêmio)
Lateral-esquerdo: Diego Porfírio (Ypiranga)
Meio-campo: Falcão (Ypiranga)
Meio-campo: Bitello (Grêmio)
Meio-campo: Maurício (Inter)
Meio-campo: Luizinho (Brasil)
Atacante: Erick (Ypiranga)
Atacante: Diego Souza (Grêmio)
Técnico: Luizinho Vieira (Ypiranga)