Vale tudo: gremista torcendo pelo Inter contra o Fla por causa do Renato

O futebol por vezes lembra uma canção em que Tim Maia cantava “… vale tuuuudo, só não vale dançar homem com homem e mulher com mulher”.

A frase, do tempo em que as pessoas não ficavam ao lado dos corruptos de carteirinha, está mais do que superada. Está tudo liberado.

Se a expressão não vale para o sexo, hoje com mais de uma dezena de variações, vale para a política (que mais parece um bordel de beira de estrada) e até para o futebol.

Nos meus mais de 30 anos de atuação como cronista esportivo, já vi de tudo, até cartaz alertando que “é proibido chupar p. no vestiário”. Desconfio que essa proibição esteja superada atualmente, sei lá!

Neste domingo, veremos uma situação maluca, que remete para o vale tudo do inesquecível Tim. O palco será o Maracanã.

Não sei de vocês, mas às 18h15 estarei diante da TV para assistir um duelo que vai mexer com gremistas e colorados.

Flamenguistas não. Eles não entendem porque eles não torcem por suas teses. Se entregam à paixão. E são felizes. É coisa de gaúcho mesmo, mais especificamente de gremistas e colorados.

Vejam só a sinuca em que se meteram os gremistas: a maioria – os normais e lúcidos – vai torcer pelo Flamengo, querem ver o Inter levar uma surra, talvez os mesmos 5 a 1 aqueles.

Mas tem uma parcela pequena, mas ruidosa, insisto, que quer torcer pelo Flamengo, mas não tanto, porque na casamata estará Renato Portaluppi, que essa turma, ajudou a ir embora, secando o técnico/estátua desde sua chegada.

Claro que foi de forma discreta no início, quando o Grêmio passou a jogar o melhor futebol do país, mas aos poucos eles foram saindo do armário para fustigar e atacar Renato, atribuindo a ele todos os males do clube de dois anos para cá. E não importa que ele hoje seja técnico do melhor time do Brasil e vem acumulando goleadas.

Vai ser divertido ver o que sairá nas redes sociais. Tenho curiosidade em ler essa minoria que não lota uma kombi analisando o jogo e seu resultado. Vai dar de tudo.

Se o Inter vencer esse torcedores irão comemorar? Acho que sim, talvez com um certo constrangimento, porque ficará ratificado de novo que realmente existe essa espécie de torcedor, e não apenas os do Grêmio, que torcem mesmo é por suas teses, ou por isso ou por aquilo.

Bem, neste domingo dedicado aos pais vou ficar firme diante da TV torcendo pelo Flamengo, que será o Grêmio por 90 minutos. Ao menos para mim.

CHAPECOENSE

Percebo que há mais expectativa em torno desse jogo no Maracanã do que o confronto desta segunda contra a Chapecoense.

Acho que isso acontece por causa do momento assustador que vivemos. Mais uma vez o time entra em campo sob pressão. De novo precisa porque precisa vencer.

Se não somar três pontos em casa contra o lanterna…

FERREIRA

Ele anda afastado dos treinos, é o que se diz. Largou o Grêmio de mão. Mas o Grêmio não pode largar esse ativo. Hoje eu vejo esse guri como se olha um cheque de milhões de euros. Isto é o que ele representa.

E não se rasga dinheiro.

O que não pode é o clube ceder à essa pressão do jogador e seu empresário.