Tiago Gomes – o Começo

Técnico que é acolhido pelo grupo tem mais chances de obter sucesso. Desde, é claro, que ele saiba se impor e não se submeta aos jogadores. É o que se espera do Tiago Gomes, alçado a técnico do time principal após a demissão de Tiago Nunes.

São inúmeros os casos de treinadores da ‘casa’ que começam bem, favorecidos por esse acolhimento, mas que não conseguem manter uma sequência exitosa por muito tempo. Pode ser o caso de TN, que assumiu o Atlético-PR depois de uma boa campanha com o time sub 23, e conquistou títulos como a Copa do Brasil.

Contratado pelo Corinthians, fracassou. Idem agora no Grêmio. Sentiu a falta de um apoio maior por parte dos grupos? Ou TN realmente não soube trabalhar como o técnico que chega num ambiente de areia movediça?

Hoje, ele discute na Justiça uma dívida de 700 mil, que o clube paranaense reluta pagar. Do Grêmio ele levará quantia equivalente. É um bom dinheiro, mas não suficiente para apagar o dano à sua imagem de técnico emergente.

Bem, Tiago Gomes começa acolhido pelo grupo, ao que se diz. Sua promoção seria em função de uma consulta da direção às lideranças do vestiário, onde tem muita cobra criada – no bom sentido. Outros nomes teriam sido rejeitados.

Tudo indica que o pessoal vai correr por ele. É o que acontece no início da relação. São inúmeros os treinadores que surgiram assim. Lembro do Cláudio Duarte, década de 70. Ele se lesionou e teve de parar. Foi acolhido pelos companheiros e assumiu de treinador. Acabou conquistando um título do Gauchão, que naquele tempo valia muito.

Palmeiras

O novo treinador do tricolor pode permanecer no cargo se as vitórias começarem a surgir, de preferência já nesta quarta-feira, 19h, em SP, contra o forte time do Palmeiras.

Tiago Gomes começa com uma alteração importante, que vinha sendo pedida nas redes sociais. Rafinha e Vanderson fazendo o setor direito, com Douglas Costa articulando pelo meio. É uma tentativa. Acho que o meio campo fica mais povoado, mais compactado. Esse é a ideia, vamos ver se funciona.

Não gostei de ver o nome de Diogo Barbosa na provável escalação. Por mim, ele ficaria em Porto Alegra. Sou muito mais o Cortêz, apesar de tudo. Ou Guilherme Guedes, mas não sei o que se passa com esse jogador.

A hora é de fechar com o time. É preciso começar a somar pontos o mais rapidamente possível. Nada melhor que iniciar uma reação batendo o Palmeiras em sua casa.

Acompanhe aqui os próximos capítulos dessa epopeia para fugir do fantasma do rebaixamento.