O desafio de Tiago Nunes: mostrar que pode repetir o Atlético/PR

O que acontece com o Grêmio? A busca de resposta tem mobilizado as redes sociais, especialmente grupos de gremistas. É uma questão complexa, que pode envolver remuneração atrasada, inveja dos valores pagos à nova estrela do time, vestiário dividido, etc.

Vou lançar aqui, nesta madrugada gelada, outra resposta para acrescentar no sopão de hipóteses. Com pesar e torcendo para que eu esteja errado é que eu vejo Tiago Nunes despreparado para o desafio de comandar um time do porte do Grêmio. Um clube com uma torcida inquieta e rabugenta, que não aceita nada menos do que o primeiro lugar em qualquer competição que entre, ignorando que há outras equipes com os mesmos objetivos.

Tiago Nunes apareceu no cenário nacional levando o Atlético PR ao título da Copa do Brasil de 2019, batendo o Inter na final e lançando alguns jogadores que renderam bom dinheiro ao clube.

No clube paranaense, TN encontrou um ambiente propício para um treinador quase desconhecido mostrar suas qualidades. Treinador do time sub-19 do Atlético, ele conquistou o estadual e a Sul-Americana, em 2018, ainda como interino.

Foi promovido a técnico do time principal. A passagem pelo time de base, de transição, proporcionou ao técnico emergente a oportunidade de conviver com alguns jovens da casa. Ele subiu com a gurizada, que pegou firme com o treinador, o que é meio caminho andado para ser bem-sucedido..

No Corinthians e no Grêmio foi diferente. Ele veio de fora, encontrou grupos formados, com suas panelas e privilégios, e não conseguiu – ao menos no clube paulista – desenvolver seu projeto, suas ideias. Foi demitido.

A história pode estar se repetindo agora no Grêmio. Mas com apoio da direção e boa vontade do grupo, ele pode superar a situação crítica atual e deslanchar.

Seria mais ou menos como aconteceu com Renato Portaluppi no Brasileiro de 2019. Até a quinta rodada, como agora, ele havia obtido apenas 2 pontos, com 2 empates e 3 derrotas. O Grêmio era lanterna ao lado do Vasco.

Renato anunciou que o time iria decolar, e decolou. O Grêmio chegou em quarto lugar, com 65 pontos.

Se for realmente competente, o que inclui habilidade para conquistar o grupo, TN pode começar a decolagem já nesta quarta, contra o Juventude.

Time para isso ele tem. Com exceção de Flamengo e Palmeiras, não existe no Brasileiro times mais fortes que o Grêmio em termos de individualidades.