Mau início do Grêmio faz a alegria dos adversários nas redações

Fazia tempo que eu não abria os sites de notícias com tanto constrangimento. Está lá, nos títulos e até como destaque de página : “Grêmio lanterna do Brasileiro”. E mais: “Único time sem pontuar na competição”. E por aí vai.

Em alguns textos o redator parece estar salivando de prazer, talvez até fazendo 5 contra um com um sorrisinho faceiro nos lábios.

Depois de 3 jogos seguidos com um nível preocupante, começo a desconfiar que o técnico Tiago Nunes não está preparado para o desafio de substituir Renato, mantendo o que de bom foi implantado e melhorando o que for possível.

O início foi fulgurante, mesmo considerando a nível dos adversários. O time fez algumas boas apresentações e passou a impressão de que Tiago estava no caminho certo. Os três jogos disputados no Brasileirão indicam o contrário.

Por mais que eu torça para o seu sucesso, não tem como negar que o time não evoluiu para uma nova forma de jogar, marcação forte, consistência defensiva e verticalização das jogadas do meio para a frente. Pelo contrário.

Ainda aposto em Tiago, confio nele, mas sei que remo contra a corrente. Nas redes sociais os gremistas estão em ebulição, buscando culpados e lembrando de jogadores que estão na reserva que seriam soluções.

O técnico do tricolor até lembrou esse detalhe em sua entrevista, quando alguém questionou porque este ou aquele jogador não recebe chance. “O de fora sempre é lembrado nessas horas”, disse TN.

Tiago partiu em defesa do goleiro Paulo Victor, que decididamente falhou no gol. O técnico comentou que a bola desviou e prejudicou o goleiro. Concordo, mas um goleiro mais ágil e com mãos firmes podaria ter evitado o gol.

Estão criticando o treinador por defender o goleiro. Queriam o quê? Queriam que ele queimasse o profissional e ele próprio se queimasse perante o grupo? Ele fez bem ao prestigiar seu goleiro, que será titular enquanto Brenno estiver a serviço da seleção olímpica.

Bem, o time jogou mal nesta quinta-feira. Foi um jogo horroroso. Ganhou o menos ruim, ou o que teve a ajuda do goleiro adversário.

O que me conforta é que o time tem vários jogadores de muita qualidade. A começar por Douglas Costa, que entrou pela metade do segundo tempo. Com mais ritmo de jogo, com certeza será muito útil.

Para finalizar, mesmo acreditando muito no potencial técnico do time e do grupo como um todo, penso que é preciso acender o pisca-alerta.

Zero ponto em três jogos não é brincadeira. A conta vai ser paga lá no final, quando se contar os pontos para uma posição melhor, como um G-4.

Título do Brasileiro não, sem chance mais uma vez. A diferença é que agora os resultados negativos são dos titulares mesmo.