Time dos guris do Grêmio com 100% na Libertadores

A gurizada tricolor confirmou a classificação à próxima fase da Libertadores com uma atuação convincente e vitória por 2 a 1, gols de Ferreira e Ricardinho. O Grêmio havia vencido na Arena por 7 a 1. Portanto, o jogo desta terça em Quito foi mesmo para cumprir tabela e garantir sua continuidade na competição.

Na próxima fase, dias 7 e 14 de abril, o desafio é maior: o tricolor terá de superar o Independiente de Valle. Quem passar, ingressa na fase de grupos.

É certo que nesses jogos o técnico Renato Portaluppi irá com força máxima, agora com o acréscimo de alguns dos guris que estão despontando, ganhando rodagem e, com os resultados positivos, adquirindo confiança para seguir em frente e quem sabe conquistar um lugar no time principal.

Pelo que vi até agora, devem continuar no grupo principal os seguintes jovens: Ruan, Lucas Araújo, Léo Chú, Guilherme Azevedo e, talvez, Ricardinho.

É claro que fazem parte da lista o goleiro Brenno, mesmo sem ser devidamente testado para a titularidade, e Vanderson.

O melhor jogador da noite foi Darlan. Está aí um jogador que, para quem vê de fora, como eu, não consegue entender por que, às vezes fica esquecido. Outro que será mantido no grupo é Thaciano, que vem crescendo como jogador de joga de área à área, marcando, articulando e aparecento para concluir.

O importante é cuidar para não encher a bola dos guris. Pego um exemplo dos reds. O goleiro Daniel fez duas grandes defesas (escrevi que eram defesas no susto) e logo já teve colorado na imprensa anunciando que ali estava o futuro goleiro da seleção. No jogo seguinte, depois de falhas grosseiras, Daniel foi esquecido.

Melhor começar assim como o Brenno, sem defesas monumentais, mas com firmeza, tranquilidade e segurança.

Lembrando sempre que o torcedor que afaga é o mesmo que apedreja.