Tio Cortez e seus sobrinhos. E a insistência em gastar com veteranos

De um lado investimento forte e planejado nas categorias de base – exemplo é o moderno Centro de Treinamento em Eldorado do Sul, ignorado pelos gremistas corneteiros que desprezam as boas notícias -, de outro o trabalho exemplar na revelação de novos jogadores.

São ações como essas que resultam em títulos para o clube e dinheiro suficiente para manter a roda girando. Tem gente que acha que o sucesso dessa fórmula implantada por Fábio Koff e mantida, e aperfeiçoada, pelo seu sucessor, Romildo Bolzan. caiu do céu. Na verdade, tudo é consequência não de ‘achismos’, mas de um trabalho consistente, com alguns percalços, é verdade, mas que precisa continuar.

O que precisa ser melhorado é a política de contratações. Não é possível aplicar recursos pesados do clube em jogadores, obtidos com muito planejamento e esforço, em jogadores na faixa dos 35 anos.

RAFINHA

É o caso desse Rafinha, que o Grêmio estaria (pode ser notícia plantada para obrigar o Flamengo a contratá-lo) interessado. Ora, por uma remuneração adequada ao momento terrível que vivemos, e por UM ANO de contrato, não mais do que isso (acima disso é projeto de aposentadoria do atleta), é possível pensar no assunto.

GURIZADA

Contra o Aimoré, nesta sexta, na Arena, mais uma oportunidade de conferir o que a base gremista está revelando.

O time do Tio Cortêz e seus sobrinhos.

Percebo muito entusiasmo de torcedores com alguns nomes em especial, mas é preciso ter cuidado para não se criar muita expectativa.

Leio, por exemplo, que Brenno é um grande goleiro, titularíssimo, que esse problema está resolvido. Não é bem assim. A amostra que ele apresentou é muito pequena para tanto entusiasmo. Admiro e tenho inveja de quem com tão poucos jogos já vê nele, e alguns outros do jovem time que vem jogando, solução para determinadas posições.

É preciso levar em conta que esses guris estão num funil, no qual poucos passam para seguir adiante na carreira de jogador de futebol profissional. A imensa maioria fica pelo meio do caminho. E poucos, muito poucos, atingem um nível superior, como, por exemplo, Éverton, Pepê e Luan, só para lembrar os mais recentes.

Então, aqueles que se entusiasmaram com o futebol da garotada espero que não desistam no caso de resultados ruins e atuações irregulares, situações que podem ocorrer a qualquer momento, inclusive hoje contra o Aimoré.

Paciência e tolerância, por favor. Dos jogadores relacionados, apenas uns quatro ou cinco irão se destacar no futebol. É a tal lei das probabi lidades.

Confira os relacionados:

Goleiros: Adriel e Brenno

Laterais: Cortez, Felipe, Vanderson e Vitinho

Zagueiros: Emanuel, Heitor, Rodrigues e Ruan

Meio-Campistas: Bitello, Darlan, Fernando Henrique, Lucas Araújo, Mateus Ferreira, Pedro Lucas, Varela e Victor Bobsin

Atacantes: Ferreira, Guilherme Azevedo, Léo Chu, Léo Pereira e Ricardinho