Meus poucos acertos, as cornetas e o voo de cruzeiro do comandante Renato

Eu fico impressionado comigo mesmo. Acho que o Renato tem o mesmo tipo de reação diante do sucesso do seu trabalho como treinador do Grêmio, calando secadores, incréus, urubulinos e antirenatistas (há uma legião deles por aí, alguns não assumidos, mas facilmente identificáveis).

Essas quatro espécimes de torcedor tem forte presença nas redes sociais, e ficam mais agitadas quando o Grêmio vai mal. Quando o time começa a vencer, como agora, eles têm a cara-de-pau, a desfaçatez, de afirmar que essa série de vitórias só está acontecendo por que Renato seguiu suas sugestões.

O fato é que o time decolou, conforme anunciou Renato, que foi alvo de deboche dessa turma, reforçada por 90% da mídia. Está em voo de cruzeiro. Eu mesmo fiquei meio assim, mas fiquei na minha, torcendo para que ele estivesse certo.

Hoje, o Grêmio de Renato vem com dez vitórias, sete em sequência, mais cinco empates (já não pode mais ser chamado de time da empatite) e duas derrotas (sendo uma pelo VAR diante do Santos). Num dos empates, contra o clube do presidente da CBF, o time foi impedido pela arbitragem de vencer e somar mais três pontos.

Pois assim como Renato tem seus acertos, eu tenho os meus. Os deles o deixaram rico, muito rico. Já os meus…

Normalmente, eu sou um cara modesto, discreto, não busco holofotes e gosto de ficar aqui no meu cafofo, sossegado. Mas de vez em quando eu deixo a modéstia de lado para me auto-elogiar como faço agora, até para fazer justiça aos meus acertos na análise dos fatos envolvendo o Grêmio e, especialmente, nas minhas projeções.

Esse meu arroubo se deve ao texto anterior, quase profético. Quem leu sabe do que estou falando.

Renato está conseguindo formar, mais uma vez, um time competitivo, alterando alguns detalhes do esquema, extraindo o máximo de cada jogador, a começar por Jean Pyerre, que parece ter saído, finalmente, de um estado de letargia preocupante.

Houve quem criticasse a direção por não ter feito negócio com o Palmeiras, que queria JP. Houve quem jogou nas redes sociais a ‘informação’ de que JP e Renato não se davam bem. Pior, houve quem acreditasse. E, pior ainda, desse vazão a esse boato irresponsável, divulgado em meio a um drama familiar.

Pois é isso, poderia me alongar, mas o que escrevi já me deixou aliviado. Fico, agora, no aguardo dos aplausos…

SHOW

JP está de volta. Deu um show de bola na vitória de 4 a 2 sobre o Ceará.

O time todo jogou bem. Inclusive alguns que vira e mexe tem torcedor criticando. É o caso de Victor Ferraz. Ele me lembra fisicamente, e também pelo estilo, o Eurico, que se consagrou no Palmeiras e jogou no Grêmio no final dos anos 70. Grande lateral.

E o que dizer do Diego Souza? Tem gente que queria Churin de titular antes mesmo que ele treinasse no clube. Hoje, depois de alguns jogos, não tenho dúvida de que DS ainda merece seguir na equipe. DS foi bem sábado, muito devido à sombra do argentino.

Vibrei com o gol do DS, mas vibrei ainda mais com o gol de Churín, que começa a mostrar que pode com o tempo ser o camisa 9 titular.

Destaco outro que está na lista negra dos gremistas em geral, em especial dos rançosos. Falo de Luiz Fernando, que cruzou a bola para dois gols do time. Ele é um jogador útil. Ferreira, no tempo do treinador, será titular.

No meio de campo, Darlan teve grande atuação. Ele e MH. Só acho que esse meio campo se perde um pouco quando o adversário tem a bola. A marcação é falha, falta alguém com mais pegada para o desarme. O Ceará chegou com facilidade à área do Grêmio. Vanderlei foi exigido demais para o meu gosto. Renato terá de resolver isso.

A VACA NO POSTE

Não gosto de me intrometer nas questões do rival. O que vou escrever agora não li nem ouvi em lugar algum.

Pelo que vi sábado, contra um Santos muito descaracterizado, o time colorado perdeu a alma. O time em nenhum momento mostrou a garra e a energia que tinha com Coudet; Não sei se é por questões de salário atrasado ou algo parecido. O fato é que se repetir o que jogou na derrota por 2 a 0 na Vila Belmiro o Inter vai desabar na tabela de classificação.

A vaca vai descer do poste, e não vai demorar muito.