Grêmio joga em casa, mas não é favorito

Fazia tempo (acho que uns quatro anos) que eu que eu não escrevia uma frase parecida com esta: o Grêmio joga em casa e não é favorito. Neste domingo, 16h, enfrenta o Palmeiras, e tudo indica que terá uma zaga reserva.

Além de não contar com Kannemann e Geromel -este com alguma chance de jogar -, o técnico Renato mais uma vez não terá seu atacante mais agudo, o único que pode abrir uma defesa individualmente, como faz Éverton, agora no Benfica.

Pepê até poderia jogar, mas o negócio é vencer o Grenal de quarta-feira. E tem gente que despreza Grenal.

Há uma especulação de que Diogo Oliveira possa estrear na lateral-esquerda, saindo Cortez. Particularmente, penso que o melhor é começar devagar com o ex-palmeirente, que tem entrosamento zero com seus novos companheiros.

No meio de campo, espero que Lucas Silva seja confirmado ao lado de Matheus Henrique. Na linha mais ofensiva, Alisson, Isaque e Éverton, o genérico. Adiantado, o Diego Costa. Mas desconfio que ele será poupado para o clássico, passando Isaque para a frente e entrando Robinho.

Eu faria uma experiência com Alisson. Eu o colocaria mais centralizado, caindo para os dois lados, comandando a articulação. Ele cresce quando sua principal função é ser bengala de lateral. Alisson ainda não foi explorado como deveria. Aconteceu o mesmo com Marinho, que hoje brilha no Santos.

O Grêmio deverá contar com esses jogadores para começar:

Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz (Rodrigues) e Diogo Barbosa (Cortez); Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique, Alisson, Isaque (Robinho) e Everton; Diego Souza

Pra finalizar, acho que Renato poderia escalar Rildo no lugar do Diego Costa, se for para poupar o goleador.

O Palmeiras também terá alguns desfalques: Lucas Lima, Patrick de Paula e talvez o Luiz Adriano, o que seria uma boa.