Grêmio perde dois pontos em casa mesmo com titulares

Aí a torcida gremista se mobiliza nas redes sociais e pressiona por força máxima para enfrentar o glorioso Fortaleza, dentro da Arena, mesmo que tenha jogo pela Libertadores na quarta-feira, e o Grêmio comete esse futebol irritante e nauseante.

O empate por 1 a 1 é mais um indicativo de que o time vai disputar na melhor das hipóteses um quarto lugar na Libertadores, e isso se tiver o reforço de Cavani. Algo que me parece impossível.

Posso estar exagerando, mas é o que casa oferece para o momento. Evidente que tudo pode mudar de uma hora para outra. Por exemplo, se Ferreirinha repetir o que Éverton fez, abrindo defesas compactas a dribles estonteantes. Se Renato conseguir armar um time mais objetivo, que chute mais a gol e não insista tanto em afunilar e tentar o gol abusando da troca de passes nas imediações da área.

Enfim, muita coisa pode acontecer. Mas, hoje, horas depois do resultado frustrante, o que eu sinto é isso: mais uma vez o Brasileirão está saindo pelo ralo. Dizem, como dizem todos os anos, o Brasileirão mais fácil dos últimos anos, o que não é verdade.

De positivo, uma rápida entrevista do Renato, antes do jogo. Ao ser questionado sobre por que colocar o time titular, diferente do que se especulava, contra o modesto Fortaleza, dentro casa, ele respondeu:

-A gente aprende com os erros -, citando o empate na estreia contra o Ceará onde ele escalou um misto frio, praticamente um time de reservas.

Um raro momento de humildade do técnico gremista.

O JOGO

Começo a ficar com a leve desconfiança de que Vanderlei é aquele goleiro que toma os chamados gols espíritas. Teve uma na semana passada e agora este, numa das raras vezes em que o adversário ameaçou o gol.

Sobre o time, o sistema defensivo cometeu algumas falhas, mas nada grave, tanto que Vanderlei praticamente não trabalhou.

Do meio para a frente o time foi lento, exagerou na troca de passes sonolentos que permitiram que o Fortaleza erguesse uma muralha quando atacado. Não gostei de ninguém. Se fosse no Cartola, venderia o time todo.

Exceção foi Luiz Fernando, que mais uma vez entrou bem. Sua expulsão, injusta a meu ver, prejudicou o Grêmio, que perdeu seu atacante mais agudo, mais vertical.

Ferreirinha teve menos de 10 minutos para jogar. Ele poderia ter entrado mais cedo, talvez aos 25 do segundo tempo, mais ou menos.

Sobre o pênalti. Diego Souza errou de novo. Aí aparece o ímpeto e o oportunismo de Luiz Fernando, que pegou o rebote e mandou a bola para a rede. O VAR invalidou o lance, e mandou repetir a cobrança, beneficiando o infrator. Felizmente DS acertou.

Mas já está ficando grave essa situação de desperdiçar tantos pênaltis.

Por fim, o Grêmio, mesmo com esse futebol, criou chances e só não venceu por imperícia nas conclusões e por causa do goleiro Felipe Alves.